quarta-feira, 18 de maio de 2011

Machado de Assis

Machado de Assis

Machado de Assis

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império e foi um grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Os biógrafos notam que, interessado pela boemia e pela corte, lutou para subir socialmente abastecendo-se de superioridade intelectual. Para isso, assumiu diversos cargos públicos, passando pelo Ministério da Agricultura, do Comércio e das Obras Públicas, e conseguindo precoce notoriedade em jornais onde publicava suas primeiras poesias e crônicas. Em sua maturidade, reunido a colegas próximos, fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras. Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil, contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces, é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes, de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Um Apólogo

Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha:

— Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma cousa neste mundo?

— Deixe-me, senhora.

— Que a deixe? Que a deixe, por quê? Porque lhe digo que está com um ar insuportável? Repito que sim, e falarei sempre que me der na cabeça.

— Que cabeça, senhora? A senhora não é alfinete, é agulha. Agulha não tem cabeça. Que lhe importa o meu ar? Cada qual tem o ar que Deus lhe deu. Importe-se com a sua vida e deixe a dos outros.

— Mas você é orgulhosa.

— Decerto que sou.

— Mas por quê?

— É boa! Porque coso. Então os vestidos e enfeites de nossa ama, quem é que os cose, senão eu?

— Você? Esta agora é melhor. Você é que os cose? Você ignora que quem os cose sou eu e muito eu?

— Você fura o pano, nada mais; eu é que coso, prendo um pedaço ao outro, dou feição aos babados...

— Sim, mas que vale isso? Eu é que furo o pano, vou adiante, puxando por você, que vem atrás obedecendo ao que eu faço e mando...

— Também os batedores vão adiante do imperador.

— Você é imperador?

— Não digo isso. Mas a verdade é que você faz um papel subalterno, indo adiante; vai só mostrando o caminho, vai fazendo o trabalho obscuro e ínfimo. Eu é que prendo, ligo, ajunto...

Estavam nisto, quando a costureira chegou à casa da baronesa. Não sei se disse que isto se passava em casa de uma baronesa, que tinha a modista ao pé de si, para não andar atrás dela. Chegou a costureira, pegou do pano, pegou da agulha, pegou da linha, enfiou a linha na agulha, e entrou a coser. Uma e outra iam andando orgulhosas, pelo pano adiante, que era a melhor das sedas, entre os dedos da costureira, ágeis como os galgos de Diana — para dar a isto uma cor poética. E dizia a agulha:

— Então, senhora linha, ainda teima no que dizia há pouco? Não repara que esta distinta costureira só se importa comigo; eu é que vou aqui entre os dedos dela, unidinha a eles, furando abaixo e acima...

A linha não respondia; ia andando. Buraco aberto pela agulha era logo enchido por ela, silenciosa e ativa, como quem sabe o que faz, e não está para ouvir palavras loucas. A agulha, vendo que ela não lhe dava resposta, calou-se também, e foi andando. E era tudo silêncio na saleta de costura; não se ouvia mais que o plic-plic-plic-plic da agulha no pano. Caindo o sol, a costureira dobrou a costura, para o dia seguinte. Continuou ainda nessa e no outro, até que no quarto acabou a obra, e ficou esperando o baile.

Veio a noite do baile, e a baronesa vestiu-se. A costureira, que a ajudou a vestir-se, levava a agulha espetada no corpinho, para dar algum ponto necessário. E enquanto compunha o vestido da bela dama, e puxava de um lado ou outro, arregaçava daqui ou dali, alisando, abotoando, acolchetando, a linha para mofar da agulha, perguntou-lhe:

— Ora, agora, diga-me, quem é que vai ao baile, no corpo da baronesa, fazendo parte do vestido e da elegância? Quem é que vai dançar com ministros e diplomatas, enquanto você volta para a caixinha da costureira, antes de ir para o balaio das mucamas? Vamos, diga lá.

Parece que a agulha não disse nada; mas um alfinete, de cabeça grande e não menor experiência, murmurou à pobre agulha:

— Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico.

Contei esta história a um professor de melancolia, que me disse, abanando a cabeça:

— Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!


Texto extraído do livro "Para Gostar de Ler - Volume 9 - Contos", Editora Ática - São Paulo, 1984, pág. 59.


sites: http://www.releituras.com/machadodeassis_apologo.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_Assis

36 comentários:

  1. Machado de Assis ñ só foi, como ainda é um dos grandes personagens da literatura brasileira.
    Na minha opinião ele é um exemplo de um ótimo escritor, que da crédito a nossa pátria, pois sim dessa escrita formal, podemos nos orgulhar.
    entretanto podemos afirmar q foi um dos melhores escritores do brasil.
    Mas para conseguir oq ele conquistou em sua vida
    ñ foi nada facil, pois ele teve q estudar e trabalhar ralando muito.
    ñ só ele mais todos também tem que q ralar duro pra serem alguem na vida.

    Gostei muito desse texto. ;D

    ResponderExcluir
  2. Machado de Assis ñ só foi, como ainda é um dos grandes personagens da literatura brasileira.
    Na minha opinião ele é um exemplo de um ótimo escritor, que da crédito a nossa pátria, pois sim dessa escrita formal, podemos nos orgulhar.
    entretanto podemos afirmar q foi um dos melhores escritores do brasil.
    Mas para conseguir oq ele conquistou em sua vida
    ñ foi nada facil, pois ele teve q estudar e trabalhar ralando muito.
    ñ só ele mais todos também tem que q ralar duro pra serem alguem na vida.

    Gostei muito desse texto. ;D

    ResponderExcluir
  3. Eu entendi que ele (agulha) abriu muitos caminhos para a linha e no fim a linha ficou rindo de tudo em vez de agradecer e valorisar a ajuda que a agulha lhe deu.
    Minha opinião é que a gente muitas vezes ajuda as pessoas e elas não agradecem e muitas vezes fala que o que a gente fez não foi nada de mais foi só uma ajudinha de nada.

    ResponderExcluir
  4. scarleth 9ºb e sabrina aparecida 9ºb

    ResponderExcluir
  5. Machado de Assis foi um exelente escritor da Literatura Brasileira, ele fez pra muitas pessoas o que eles não tinha coragem de fazer e no fim só viram o que estava tudo mudado mais na hora de agradecer ninguém agradece. Quando recebemos uma ajuda devemos retribuir a outras pessoas, mesmo que elas não sejam igual á você, mas pelo menos você fez a sua parte.

    Tainara Luiza, 9°B

    ResponderExcluir
  6. na fabula "um apologo" conta uma discussão entre a agulha e um novelo de linha,e o novelo conta vantagem sobre o que a agulha lhe ajudou, foi ela que abriu caminhos para o novelo de linha passar e no final o novelo de linha que contou vantagem pois ela que iria gozar do baile quanto a agulha ia voltar para a caixinha de costura.
    os comentários já feitos explica bem o que ocorre na fabula "um apólogo",suas opiniões sobre o texto são bem claras.
    se quiserem saber mais sobre Machado de Assis e suas obras,recomendo este link:
    http://www.machadodeassis.org.br/


    Anna Luiza e Anna Leticia 9ºano B

    o que entendemos foi: Um abre portas,para que outra possa ter oportunidades, mas nem sempre somos reconhecidos pelo que fizemos.

    ResponderExcluir
  7. bom primeiramente Machado de Assis deve ter sido um homem muito inteligente também pra escrever em quase todos os gêneros como diz no texto, Machado de Assis foi um ícone na literatura brasileira , O o mesmo deve ter sido o maior escritor no seu tempo ,ñ só no seu tempo mais até hoje.vlw .

    Brendon 9°A

    ResponderExcluir
  8. Machado de Assis foi um grande escritor brasileiro,na opinião ele é um grande escritor brasileiro e vi q precisa acreditar e rala muito pra ser aguem na vida e ele mostrou q se ralar e acreditar todos podem ser alguem na vida ,gostei muito

    Gustavo de Lima 9°A 2012

    ResponderExcluir
  9. gostei muito do texto,os comentarios ficaram excelentes.
    consegui tirar do texto que quando uma pessoa te abris portas de valor a essa pessoa.nao faça igual o novelo de linho que levou vantagem e esnobou a agulha.

    Danielli 9ºB 2012

    ResponderExcluir
  10. O texto é muito legal. A mensagem que ele passa é muito importante para nós.

    Nos temos que dar mais valor a quem nos ajuda e nao achar que foi obrigação o que essa pessoa fez para nos ajudar.

    O comentario de todos foi muito bom. Todos conseguiram entender a ideia do texto, como eu.


    http://www.suapesquisa.com/machadodeassis/

    Elenice Silva 9ºB 2012

    ResponderExcluir
  11. Sem dúvida Machado de Assis foi um grande escritor para o Brasil.

    Em "Um apólogo" ele quis dizer que, nessa vida precisamos da ajuda dos outros, e muitas vezes não queremos. Ninguém é melhor que ninguém, só existem aqueles que se esforçam mais.

    9ºA/ Grupo Anônimos

    ResponderExcluir
  12. O texto Um Apólogo de Machado de Assis é bem crítico. Percebe-se que o texto é um conto, a linguagem é bem simples e de fácil compreensão. O texto demonstra coisas inanimadasque ganham vidas ou características humanas. Machado usa uma Agulha e um Novela de linha para descrever situações humanas , da sociedade.

    ResponderExcluir
  13. O texto é bem interessante, pois Machado de Assis conseguiu relacionar bem essa história entre uma agulha e a lã, com relações humanas. Dá para se perceber essa relação, no momento em que um quer ser melhor que o outro, até discutem sobre isso. Na vida real muitas e muitas pessoas se acham, querem ser melhores que as outras, brigam, matam, tudo isso para ver quem é o melhor.

    ResponderExcluir
  14. O texto é muito legal, consegue-se perceber a relação q o autor fez com o mundo real, q as pessoas sempre querem ser melhores q as outras.

    ResponderExcluir
  15. O texto é bastante interessante. Na minha opinião o que o texto tenta mostrar é o fato de nós nos importamos em sempre sermos melhores que os outros e no fim enquanto estamos preocupados em ser melhor a pessoa acaba passando por cima e não damos certa importância para nós mesmos.

    ResponderExcluir
  16. Esse texto de Machado de Assis, conta de uma forma crítica, como é nossa sociedade.... ele consegue relacionar em um texto, simples ações cometidas em grandes fatos da realidade. =]

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Um Apólogo, de Machado de Assis, é bem interessante. A partir dele eu consegui perceber uma das realidades que vivemos, o fato de as pessoas pensarem ser melhores que as outras. No caso do texto, a agulha pensa ser mais importante que o novelo de linha e o mesmo melhor que agulha,mas o que não sabem é que ambos estão trabalhando,não para eles próprios mas para uma outra pessoa, a baronesa

    ResponderExcluir
  19. o texto é muito bom, pois nos faz refletir com a nossa realidade.Muitas pessoas se acham melhores que as outras dizendo ser mais importantes. No texto uma se achava melhor que a outra se dizendo mais importantes , mais na verdade as duas estavam servindo a moça que vai usar o vestido.

    ResponderExcluir
  20. Ah sei lá né, o texto retrata acontecimentos cotidianos. O que é mais comum de se encontrar nos dias de hoje, são pessoas com aquele sentimento estúpido de querer ser umas melhores que as outras. Mas enfim, nada muda o fato de que todos somos importantes e que todos precisamos uns dos outros rs.

    ResponderExcluir
  21. Muitas pessoas se consideram melhores ou mais importantes do que outras.O texto mostra que as vezes alguem faz o trabalho dificil e outra pessoa fica com a fama,como um operario ou um ''peão'' de uma empresa.Ele tambem mostra que apesar dos seus conflitos,todos dependeram um do outro para conseguir seu objetivo.

    ResponderExcluir
  22. Esta obra de Machado de Assis relata a situação de muitas pessoas e serve de lição para varias outras que está ao lado de alguém só para conseguir o que deseja e que acaba não percebendo que um precisa do outro, por isso ninguém é melhor que ninguém.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Essa obra retrata a realidade do passado e que predomina até hoje, que é um se achar melhor que o outro e ficar tendo rivalidade entre as pessoas e acabar não enxergando que todos são importantes. Como Machado de Assis retratou no texto com a agulha e o novelo que se preocupavam tanto em saber quem era melhor que nem perceberam que precisavam uma da ajuda da outra.

    ResponderExcluir
  25. Esse texto de Machado de Assis mostra a realidade vivida por muitas pessoas , muitas pessoas querem se sobressair sobre as outras, as pessoas querem ser melhores que as outras mais não percebem que todas precisam de ajuda dos outros. Machado usa a agulha e o novelo para demonstrar isso .

    ResponderExcluir
  26. Este texto retrata a nossa realidade , pois hoje em dia muitas pessoas se acham melhores do que as outras. Mas não devemos rebaixar o próximo, pois nesse mundo somos todos iguais e ninguém é melhor do que ninguém !

    ResponderExcluir
  27. O texto fala da realidade em que vivemos. Muitas pessoas mostram sua hipocrisia, se acham melhores do que os outros. Mas não devemos se importar com estas pessoas e seguir nossa vida adiante.

    ResponderExcluir
  28. O texto é uma critica ao que acontece não só nos dias de hoje, mas em todas as épocas. Retrata as pessoas sendo "usadas" por outras, fazendo o trabalho duro e quem ganha com isso são os outros, ao mesmo tempo também retrata o ego das pessoas, que sempre tentam ser melhores que as outras, ou pelomenos se dizem melhores. Não devemos nos sentir maiores que os outros, enquanto nos ditraimos com nossa superioridade, muitos estão passando opor cima de nós.

    ResponderExcluir
  29. Machado de Assis com certeza é uns dos maiores escritores do mundo.Ele usa o português corretamente e usa o REBUSCAMENTO DE PALAVRAS.O interesante também em Machado de Assis é que ele tem um otimo ponto de vista social ele consegue observar a sociedade e transcrever isso em seus contos,apólogos entre outro como diz esse apólogo : Um faz o serviço
    (a agulha) e a outra também(a linha) mas quem goza dessa vida são essas pessoas que estão com em uma classe mais alta(´´ AS LINHAS ´´) !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. A obra um apólogo de Machado de Assis faz refletir sobre determinadas pessoas em determinados momentos da vida. A agulha, a linha e o alfinete mostram os tipos de pessoas existentes no mundo,uma pessoa folgada que precisa ser ajudada mas não admite que precisa da agulha para isso.

    ResponderExcluir
  31. Machado de Assis expos o apólogo de uma maneira simples e bem simpática. Com uma linguagem fácil de compreender e passou corretamente a mensagem que creio eu que era o que ele gostaria de passar, pois ele fala exatamente da nossa sociedade atual. Com pessoas que precisam meio que pisar umas nas outras para provar que são maiores que as outras e coisas desse tipo. No entanto ele passa essa mensagem por meio de figuras inanimadas e isso dá um tom de crônica com apólogo juntas. E ele mostra que no apólogo a agulha e o novelo viviam em uma batalha, para descobrir quem era melhor e no final uma dependia da outra. Pois sem harmonia e humildade ninguém chega a lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  32. Todos nos já passamos por isso; Por mais que gostemos de alguém, sempre vamos nos proteger acima de tudo, não quero dizer que somos egoístas, apesar disso ser algo do ser humano, é apenas a realidade. Quem nunca foi a "agulha" de alguma "linha? Ou fez alguém de agulha, mesmo que não seja a intenção? Machado mostra em suas historias as dores da almas.

    ResponderExcluir
  33. Este apólogo mostra realmente o modo que convivemos atualmente, hoje em dia parece que as pessoas só se sentem bem fazendo o mal as outras, deixando-as se sentindo um lixo, um nada, mas na verdade quem tanto critica é quem quer ser igual, como diz o ditado:
    "Quem desdenha quer comprar"
    E no final de tudo, um acaba dependendo do outro.
    Como diz no contexto:
    "-Também eu tenho servido de agulha a muita linha ordinária!" - Quem nunca se sentiu assim?

    ResponderExcluir
  34. Machado de Assis mostra que ninguém pode viver sozinho, que ninguém é melhor do que ninguém.
    Ele quis dizer que muitas vezes você acha que é o centro das atenções, que você é a pessoa mais importante, muitas das vezes somos agulha que servimos de passagem para muita gente ou ás vezes somos linha, tampando todos os buracos e aparecendo ou muitas das vezes somos como alfinete que nos deixam num lugar e ali ficamos, sem evolução

    ResponderExcluir
  35. Esta obra de Machado de Assis relata a situação de muitas pessoas e serve de lição para varias outras que está ao lado de alguém só para conseguir o que deseja e que acaba não percebendo que um precisa do outro, por isso ninguém é melhor que ninguém,igual a ilustração da agulha e a linha uma tem inveja da outra .. Vitoria Luiza 9°D

    ResponderExcluir