domingo, 9 de junho de 2013

Mohamed,um menino afegão-Fernando Vaz




Mohamed,um menino afegão conta a história de um garoto que vive em Cabul,lugar com muitos conflitos e guerras.Logo fica orfão de mãe.
Seu pai,Omar,era um homem que sempre viajava para trazer e mercadorias e reconstruir sua casa que foi destruída.Certo dia,apenas seu burro voltou,Jahad.Sem ter para onde ir,Mohamed decide ir para o mesmo lugar que seu pai,Peshawar,e tentar encontrá-lo com a ajuda de seu jumento.
No caminho,ele encontra muitos perigos como malfeitores e desfiladeiros.Pessoas que conheciam  seu pai dizem não ter o visto mais,dizendo a Mohamed que talvez ele estivesse morto.Triste e irritado,perguntava a si mesmo por que Alá trazia guerra ao mundo dos homens para levar sua mãe e talvez seu pai.
Quando finalmente chega na divisa com Paquistão,com Dona Farida e sua sobrinha,os guardas não o permitem passar,então resolve voltar outro dia.Quando volta,tenta passar pelos portões de arame,mas logo leva chicotadas.De tanto insistir de tentar ,desmaio de dor.
Ao acordar,um homem chamado Sebastião aparece.Mohamed pergunta para ele sobre Jahad,e o homem disse para ele se tranquilizar,pois estava seguro.Após se conhecerem e o garoto explicar sua história ao homem,ele resolve ajudá-lo a chegar a Peshawar.Porém,quando lá chegam proucuram em vários locais mas não encontram seu pai.Vendo a tristeza de Mohamed,Sebastião pergunta se ele não gostaria de morar com ele em Brasília.Mohamed pensa consigo mesmo,que se Alá levou sua antiga família,não haveria problema em ganhar uma família nova.E assim foi feito.

Rafael Trovo Vecchi  9°A nº 30
E.M.E.F. Profº Juvenal da Costa e Silva

10 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. eu quero pq ele foi escrito e nao o ``resumo´´ dele

    ResponderExcluir
  3. ajudou muito!! obrigada... depois passo aqui pra falar se consegui uma boa nota !!

    ResponderExcluir
  4. alguem fez o suplemento de leitura ?? preciso dele urgente pra um trabalho, aquele papelzinho que vem dentro do livro...

    ResponderExcluir
  5. mohamed um menino afegão

    achei esse livro interessante e um pouco triste pelo garoto ter perdido sua mãe e logo após seu pai em uma viagem a trabalho, mas no fim fiquei feliz,pois ele consegiu uma "nova família".

    ResponderExcluir
  6. nao gostei muito porque eu nao entendi muito mais fala de um menino chamado mohamed q saiu de casa e quase morreu

    ResponderExcluir