quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mãos dadas

Poema:
(Carlos Drummond de Andrede)

Não serei o poeta de um caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso á vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.
Entre ele, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas
Não serei um cantor de uma mulher, de uma historia,
Não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista pela janela,
Não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
Não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida
presente.

16 comentários:

  1. Eu acho que a atividade é legal pois nós
    estamos expressar oque nós entendemos , mas
    pra oitro lado é dificil pois não tem os objetos
    para ilustrar, mas os equipamentos como a câmera digital facilitou para o nosso grupo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A atividade foi legal, mais nós não tinhamos muitos lugares ou objetos para tirar as fotos,
    mais oque eu mais gostei foi ter pensado na hora como para tirar as ftos sobre oque estava no
    poema.
    JUliana Vieira

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito legal a aula de hoje
    As imagens fica masi facil para agente ver e tem
    muita qualidade ilustrando os objetos do poema foi melhor o entendimento.
    Thais Aparecida.

    ResponderExcluir
  5. Eu penso que com imagens fica mais
    facil o entendimento seja de um poema
    ou de qualquer outra coisa. Foi bom
    tirarmos fots para compreendermos melhor
    como tirar fotos sem polução visual.
    Bárbara Gislaine.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito bacana esse poema pois expressa um sentimento , de indecisão (Medo),diz também que nos não devemos nos afastar da realidade em que vivemos.
    Nos concordamos com a conclusão , pois,fala ou relata em que se sente sozinho mas na verdade não esta falando na realidade, podemos estragar nosso futuro pensando nele e esse poema fala exatamente disso.
    Recomendo esse site tem poesias do Carlos Drummond de Andrede:http://www.poesiaspoemaseversos.com.br/
    Nomes:Thuany &Sasha 9ºA 2012

    ResponderExcluir
  7. eu achei muito legal e filosofo, o poema se foca no que esta falando, eu acho que ficaria legal tanbem se os alunos fisesem como se fosse uma pessa de tiatro com o poema iria fica muito legal...

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei porque diz oque muitos denos acreditanos que é um tenpo a nossa frente o futuro e diz que se nos preucuparmos de mais com um futuro que siquer sabemos se vira acabaremos loucos porque se o futuro vai vir ou não ,não cabe a nos decidirmos cabe a nos aproveitar o tempo que temos o poema fala deum sentimento que poderia ser duvida e medo,e diz que não escreveria cartas de suicidio e nem usaria drogas para sair dessa realidade em que existimos.Acho que oque a Thuany falou tem muito a ver porque fala do sentimento que o poema passa.
    http://www.releituras.com/drummond_bio.asp

    nome:Sthefane Rosa Moreira 9 ano B 2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei do geito que eles descreveram o poema na conclusão explicando o porque de algumas partes do texto
      nome:Sthefane Rosa Moreira 9 ano B 2012

      Excluir
  9. http://www.youtube.com/watch?v=6jqgxIkVwhU

    ResponderExcluir
  10. Esse poema atrai a atenção de várias pessoas pelo fato delas se identificarem com ele, pois muitas pessoas se preocupam excessivamente com o futuro e acaba não vivendo o presente.
    Nathália Miranda 9º ano A

    ResponderExcluir
  11. Eu gostei do poema, e pelo que entendi agente deve se preocupar mais com o presente do que com o futuro pois o presente é a única coisa que tem de certo em nossas vidas mesmo não sendo ele o esperado.
    Fernanda 9°anoA. Prof°Juvenal

    ResponderExcluir
  12. Eu gostei do poema , pois ele fala sobre sentimentos
    Allana 9°ano B

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu gostei muito do poema ele me fez refletir , amei essa frase “Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas…” .
    Amanda 9°ano C Juvenal

    ResponderExcluir