domingo, 29 de março de 2015

Uma visita de outro mundo - Pablo Samuel - 2012


 Aluno cria livro artesanal a partir de uma atividade envolvendo texto descritivo.
Professor Maurílio de Carvalho


              Em 2012, na escola Marta Miranda D'el Rei, em Taubaté/SP apliquei nas minhas turmas de sexto ano do ensino fundamental uma atividade de leitura e produção textual que objetivava o pleno entendimento da tipologia textual descrição*. 
        Após a leitura de textos dessa tipologia os alunos tinham que preencher uma ficha na qual eles criavam um personagem ET, com todas as suas características descritivas. Depois eles poderiam criar o personagem em massinha, gesso, papelão, papel etc. E então fazíamos uma pequena exposição.
    Qual não foi minha surpresa quando um dos alunos - Pablo Samuel - superou o que fora solicitado na atividade e produziu, por si mesmo, artesanalmente um livro intitulado "Uma visita de outro mundo".
         Sem dúvida alguma, todos os alunos demonstraram uma grande criatividade ao criarem seus personagens. Porém, o aluno Pablo, além de criatividade, demonstrou ousadia, iniciativa, boa vontade, força de vontade, interesse e por aí vai. 
          Ele escreveu, ilustrou e encadernou o próprio livro. Muito legal!

Capa do livro

"contra capa"
             


Exemplo de Personagem ET - produzido pelos alunos.


                     Após esses anos e agora de volta à Escola Marta Miranda D'el Rei, resolvi publicar o livro na íntegra, com a permissão do autor.
          Resta dizer, aos quatro cantos do mundo, que o aluno Pablo Samuel é apenas um exemplo, dos grandes talentos que povoam as Escolas Públicas do Brasil. 
          Nossas escolas estão repletas de excelentes crianças e excelentes alunos!!!
            Parabéns Pablo!
            Parabéns a todos meus alunos e ex-alunos!

Baixe o livro na íntegra.

http://www.4shared.com/office/fhBYlm8Wba/VISITA_OUTRO_MUNDO_P_SAMUEL.html

* Atividade inspirada no material  "Aprende Brasil"(Positivo - apostila 2 - Sexto ano)


Outros personagens ET confeccionados pelos alunos durante a atividade.

 
 



segunda-feira, 16 de março de 2015

O pardal encantado (Recontado pela aluna Iara - 6A-2015)

6 ano A
Recontada por :Iara Messias
Emef prof Juvenal da costa e silva
Professor Maurilio
O Pardal Encantado
Um belo dia sentado em uma pedra na serra da Mantiqueira veio um pardal e me jogou num pé um olho de tigre Ele disse q se eu conseguisse ler a pedra ia saber que a historia dele estava escrita la .
E a história foi a seguinte :
O pardal era criado como bicho de estimação por um casal de idoso e ele era tratado muito bem. Mas um dia ele foi até a casa de uma senhora má , que tinha deixado uma panela de fubá e farinha na janela e o pardal foi ligeiramente na janela para comer e quando o pardal estava quase acabando a velha má chegou e falou:
- Você comeu todo meu fubá .
E então ela agarrou o no pescoço dele e com um alicate arranco a sua língua . Então saiu voando para a floresta .
O casal com saudades foi atrás de seu bichinho na floresta e achou o e então o pardal falou:
- Aqui temos um costume convidamos as pessoas para comer um banquete em nossa casa e fazemos uma dança do pardal também damos um presente .
E então a família do pardal depois da dança e do baquete lhe trouxeram dois baús um grande e um pequeno o pardal disse:
- escolhe qual vcs querem
E então o casal conversou e decidiu que seria o pequeno, porque o pequeno ia dar para eles carregarem e a velha vendo toda aquela luz dourada da janela . E então foi la na casa dos velhinhos e disse :
- A onde acharam isso?
E eles explicaram tudo
E então a velha foi atrás do pardal e o pardal fez as mesmas coisas q fez com o casal de idosos lhe ofereceu um banquete mas ela comeu igual uma disisperada ,na hora da dança ela n quis mas dança ja queria ia rapidinho para o presente ,e na hora que chegou o presente ela escolheu o baú grande e demorou dias para ela chegar em casa
Quando chegou ela pensou, vou ser rica!!!!! , e quando abriu tinha vários capetinhas e voaram sobre ela arrancando as unhas ,pelos de todo corpo e os seus poucos dentes que restava.
Moral:Tudo que vai volta
Essa história entrou por uma porta e saiu por outra , quem quiser que conte outra.