domingo, 29 de março de 2015

Uma visita de outro mundo - Pablo Samuel - 2012


 Aluno cria livro artesanal a partir de uma atividade envolvendo texto descritivo.
Professor Maurílio de Carvalho


              Em 2012, na escola Marta Miranda D'el Rei, em Taubaté/SP apliquei nas minhas turmas de sexto ano do ensino fundamental uma atividade de leitura e produção textual que objetivava o pleno entendimento da tipologia textual descrição*. 
        Após a leitura de textos dessa tipologia os alunos tinham que preencher uma ficha na qual eles criavam um personagem ET, com todas as suas características descritivas. Depois eles poderiam criar o personagem em massinha, gesso, papelão, papel etc. E então fazíamos uma pequena exposição.
    Qual não foi minha surpresa quando um dos alunos - Pablo Samuel - superou o que fora solicitado na atividade e produziu, por si mesmo, artesanalmente um livro intitulado "Uma visita de outro mundo".
         Sem dúvida alguma, todos os alunos demonstraram uma grande criatividade ao criarem seus personagens. Porém, o aluno Pablo, além de criatividade, demonstrou ousadia, iniciativa, boa vontade, força de vontade, interesse e por aí vai. 
          Ele escreveu, ilustrou e encadernou o próprio livro. Muito legal!

Capa do livro

"contra capa"
             


Exemplo de Personagem ET - produzido pelos alunos.


                     Após esses anos e agora de volta à Escola Marta Miranda D'el Rei, resolvi publicar o livro na íntegra, com a permissão do autor.
          Resta dizer, aos quatro cantos do mundo, que o aluno Pablo Samuel é apenas um exemplo, dos grandes talentos que povoam as Escolas Públicas do Brasil. 
          Nossas escolas estão repletas de excelentes crianças e excelentes alunos!!!
            Parabéns Pablo!
            Parabéns a todos meus alunos e ex-alunos!

Baixe o livro na íntegra.

http://www.4shared.com/office/fhBYlm8Wba/VISITA_OUTRO_MUNDO_P_SAMUEL.html

* Atividade inspirada no material  "Aprende Brasil"(Positivo - apostila 2 - Sexto ano)


Outros personagens ET confeccionados pelos alunos durante a atividade.

 
 



4 comentários:

  1. Obrigado pelos elogios professor Maurílio agradeço eternamente ao senhor que me incentivou,tanto numa paixão que desde pequeno tenho:
    Escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q bom! O meu papel é, entre outras coisas, o de incentivador. Se vc se sentiu incentivado e atribui isso também a mim, sinto-me com um sentimento de dever cumprido. Continue seu aprendizado e lembre-se sempre de também incentivar outros!
      Abrçs e conte sempre comigo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Então, o Pablo Samuel era aluno na mesma escola que vc estuda agora. Q tal publicar aqui também, Nicolas?

      Excluir