sábado, 5 de março de 2016

SÉRIE ILUSTRES DESCONHECIDOS - ESPECIAL VÓ ZICA





A ideia desta Série "Ilustres Desconhecidos" surgiu entre 2000 e 2003.

- A vontade que sempre tivemos de produzir material audiovisual e a vivência junto a pessoas e personagens pitorescos;

- A necessidade didática, pedagógica, linguística e histórica de apurar a história de um lugar, no intuito de descobrir e manter suas identidades;

- O fato de enxergarmos a Escola como esse lugar histórico-discursivo privilegiado e que, portanto, deve ter memória, conhecer seu entorno, valorizar sua gente e tentar efetivar sua importância social.

Estes são pontos que influenciaram decisivamente para a realização desta série.

No início nosso roteiro previa sete entrevistas, mas, logo após a filmagem do seu Geraldo, a câmera, que era de meu irmão, queimou.

Então as gravações ficaram suspensas e nesse meio tempo, infelizmente, para nossa tristeza, a Dona Maria "do vai vai vai" faleceu (ainda vou escrever sobre ela).

E a série acabou ficando assim:

1- Geraldo Baiano;

2- JJLion (José Lopes - o único que não é do São Pedro, na série);

3- Benjamin (do São Pedro);

4- Weslinho (da DK53);

5- Sr Heitor;

6- Dona Judite e família;

(Vó Zica - Especial)

Nesta ocasião eu era o diretor da EE Anísio Esaú dos Santos, no São Pedro e estava tentando resgatar a memória do lugar e da escola;

Também participava de um curso "TV NA ESCOLA E OS DESAFIOS DE HOJE" (UFMG/UNIREDE) (Um dos primeiros cursos EaD) e eu queria produzir material audiovisual por acreditar que a Escola poderia fazê-lo até mesmo como resposta contra-hegemônica à uma globalização com cara de "americanização" e neocolonialismo.

E assim eu me aventurei amadoristicamente nessa empreita.

Somente agora, 10 anos após filmada é que eu estou conseguindo editá-la e publicá-la, mas como dizem: "antes tarde do que nunca".



O Vídeo da Vó Zica foi captado em 2008.



Que todos familiares, amigos  e conhecidos possam tirar proveito dessas memórias audiovisuais.



Que o crescimento das pessoas seja cada vez maior com a valorização da cultura local e de sua gente!



(Prof. Maurílio de Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário