segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nome do Livro:
Odisséia
As aventuras de Ulisses





Autor:
Homero

Editora:
Paulinas

Edição:
Coleção grandes clássicos

Ano de publicação:
2008

Enredo e Trama ( Síntese )

O livro Odisséia conta sobre As Aventuras de Ulisses.Conta-se de um rei de Ítaca chamado Ulisses.Ulisses combate na querra de troia e vence essa querra com seus querrilheiros. Mas na volta para sua terra natal Ulisses e sua tropa se perdem e acabam parando na Ilha de Calipso. Lá eles ficam prisioneiros de Calipso por muito tempo até que um dia Zeus concede que Ulisses sai daquela ilha.
Ulisses então faz um pequena embarcação e vai embora até Ítaca, mas no meio do seu trajeto Poseidon, o rei dos mares traz uma grande tempestade para cima de Ulisses, fazendo com que sua embarcação seja toda destruída. Ulisses é obrigado a parar em uma outra ilha. Nessa ilha Ulisses foi bem recebido pelo rei e sua rainha.Eles o ajudaram mandando uma embarcação com guerreiros para o ajudá-lo .
Ulisses e sua tripulação saem para uma longa jornada.No meio do trajeto eles estavam muito cansados, então resolveram parar numa ilha, mas essa ilha era habitada por grandes ciclopes. Por curiosidade Ulisses quis ver esses ciclopes, então entrou em uma caverna e esperou para ver quem morava ali.Depois de um tempo chegou o ciclope em sua caverna, fechou as portas e encontrou Ulisses e seus guerreiros ali.Com um ato de crueldade ciclope comeu 4 tripulantes de Ulisses.Como Ulisses era tão sábio resolveu dar para o gigante uma bebida,ele pegou e entregou para o gigante que após ficar bebado dormiu.Ulisses e os guerreiros aproveitaram a oportunidade e fincaram um tronco afiado no único olho do ciclope.Com muita dor o ciclope acordou gritando, foi e saiu para fora da caverna, foi então que Ulisses foi embora para seu barco e continuou a longa jornada.
Após Ulisses ter saído da terra dos ciclopes foi para Ilha de Éolo, o rei dos ventos, que lhe deu um odre que continha dentro dele todas as tempestades .Ulisses continuou sua jornada para Ítaca. Ele estava muito cansado então resolveu dormir um pouco , mas um dos tripulantes dele ficou com muita inveja de Ulisses porque ele recebia todos os presentes dos reis, foi então que ele resolveu pegar o odre e abri-lo.Após aberto o odre começou uma grande tempestade com grandes tufões. Até que um dia eles encontraram um país, mas esse país era habitado por lestrigões . Lestrigões eram canibais e logo que Ulisses parou sua embarcação eles começaram a atacá-los e comeram alguns guerreiros de Ulisses. Ulisses foi embora daquele local mas ainda tinha que passar por debaixo de altas rochas.Em cima dessas rochas estavam os lestrigões atacando pedras contra as embarcações.Ulisses tinha 12 navios e somente 1 sobreviveu.
Depois de ter saído daquele horrível país Ulisses foi parar na Ilha de Circe.Circe era uma feiticeira que transformou alguns dos tripulantes de Ulisses em porcos.Ulisses com a orientação de Atena, uma deusa que seguia Ulisses por onde ele passava, conseguiu salvar seus tripulantes.Circe deu-lhe algumas orientações para Ulisses.Ulisses foi então e obedeceu tudo o que ela tinha falado.
Continuou então ele a sua jornada, mas agora ele teve que ir até a praia onde deságua o rio Aqueronte.Nessa praia Ulisses tinha que cavar uma cova e oferecer sacrifícios aos deuses.Ele tinha que fazer isso por causa que ele queria ir para o inferno saber algumas coisas que precisava.Chegando lá ele encontrou sua mãe, de um chefe supremo de todos os gregos que era Agamenon e muitas outras almas.Após isso Ulisses saiu de Hades e continuou sua jornada para Ítaca.
Ulisses teve que passar em um local que continha sereias , mas com a orientação de Atena Ulisses conseguiu passar tranquilamente daquele local.Após Ulisses ter passado as sereias tinham que enfrentar o ponto mais perigoso dos setes mares: eles estavam prestes a passar entre Cila e Caríbdes.Eles continuaram até que então eles viram a direita e a esquerda duas enormes grutas, o Caríbdes e Cila.De qualquer modo eles conseguiram passar por esse local.
Depois dessa luta eles encontraram um grande campo verde aonde pastavam vacas de grandes chifres.Essa terra era a terra de Hélio.Ulisses orientou aos seus guerreiros a não matarem nenhuma vaca daquele local,mas eles foram desobedientes e mataram várias vacas, então Hélio Hipérion, o Sol, foi irado a Zeus o que tinha acontecido com suas sagradas vacas, foi quando Zeus resolveu punir eles com seu relâmpago!
Depois de alguns dias que Ulisses deixou aquele local Zeus arremessou relâmpagos que caiu sobre o navio e atingiu-o em cheio.O barco foi todo destruído e todos morreram mas Ulisses conseguiu se segurar sobre um destroço do navio e salvar-se.Ulisses foi parar na ilha dos feaces que o ajudaram a chegar a Ítaca.Chegando lá eles deixaram Ulisses dormindo em um canto e foram embora.Ulisses acordando conversou com Atena e ela lhe deu umas orientação.Ulisses cumpriu certinho o que ela tinha mandado.
Foi Ulisses então a Eumeu, o criador de porcos. Depois de alguns dias Telêmaco, filho de Ulisses, após ser orientado por Atena foi até a casa de Eumeu.Chegando lá abrasou seu pai e prepararam uma emboscada para fazer justiça contra os terríveis pretendentes de Penélope. Esses pretendentes gastavam toda a riqueza de Ulisses e faziam muitas coisas horríveis e erradas. Foi então que um dia Ulisses e seu filho foram lá com a ajuda de Atena conseguiram vencer dos 40 pretendentes de Penélope.
Após Ulisses ter feito a justiça contra os pretendentes foi encontrar seu pai Laerte que estava cavando com a enxada a sua horta.Depois de um tempo Ulisses chegou a seu pai e o abraçou com toda sua força e foi almoçar com seu pai em sua cabana. Mas na cidade ressoam gritos e lamentos por causa dos mortos que morreram lá no pátio do palácio de Ulisses.Esses mortos eram os pretendentes.Logo depois apareceram os parentes e amigos pedindo para entrar para pegar e levar os corpos mortos.
Com ajuda de Atena Ulisses pode voltar para sua casa e ter um reinado de paz em Ítaca.Assim se largam as armas e o retorno de Ulisses marca para Ítaca o início de um tempo sereno e feliz.
Ulisses , Telêmaco e Penélope vivem então Felizes para Sempre!


Nome:

Davi Antonio Silva

N°:06 9°ano A

2 comentários:

  1. Eu gostei do livro porque conta sobre historia grega que é um tema que sempre tem muito aventura e ulisses e uma historia muito interresante porque ele fica preço em uma ilha com calipso depois ele sai e vive muitas aventuras.

    Autor:
    Homero

    Editora:
    Paulinas

    Edição:
    Coleção grandes clássicos

    Ano de publicação:
    2008

    Nome:
    Davi Antonio Silva turma de 2011


    sthefane r. moreira n° 30 9 ano B 2012

    ResponderExcluir
  2. tenho muita vontade de ler esse livro... menciona literatura grega.. super interessante ... um livro que faz lembrar em alguns pedaços dessa historia eh Percy Jackson e o ladrão de raios (Rick Riordan ):D
    Anna Hauke'
    9°B

    ResponderExcluir