segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Vendem-se Unicórnios

Mariana Cristina 9° A n°22


Jaqueline tem 15 anos, é tímida e insegura. Depois de muito se sentir invisível, resolve mudar o visual radicalmente e mudar de nome: agora, ela é Jackie e consegue então se aproximar de Priscila França, a garota mais popular do colégio. A partir daí, ela entra num mundo de consumo desenfreado, cheio de baladas e frivolidades. Aos poucos, porém, Jackie vai se permitindo ser quem realmente sentir vontade, sem se preocupar com rótulos e etiquetas.
Não se podem comprar unicórnios. Eles precisariam existir primeiro. Mas, caso alguém conseguisse, eles valeriam os olhos da cara? Jackie acha que sim. Afinal, uma simples camiseta, com vários (e falsos) miniunicórnios estampados, quase detona o limite do seu cartão de crédito. Para deixar de ser a menina tímida recém-chegada do interior, Jackie passou por uma reviravolta: cortou e tingiu o cabelo, colocou lentes de contato e elegeu outro nome (Jaqueline não combinava com sua nova personalidade). Agora é super popular, vai a mil festas e é a melhor amiga de Priscila França, a menina mais descolada da escola. É com Jackie que Priscila passa todas as suas tardes rodando pelo shopping e comprando sem parar. Às vezes Jackie se sente vulgar como uma mercadoria. Ainda não percebeu que, como os unicórnios, ela não está a venda.
Ela sempre morou em Holambra, interior de São Paulo. Eis que seu pai é convidado para trabalhar na capital do estado e leva a família toda. Sua irmã gêmea, Josefa, está tirando a mudança de letra: já fez vários amigos na escola, faz parte do time de vôlei, defende o meio ambiente... Jaqueline, por sua vez, se sente invisível e infeliz, Resta saber se esse mundo de consumo está deixando Jaqueline realmente feliz.

Autor: Indigo
Editora: Atica
ano de publicação: 2011
Nome do professor: Maurilio de Carvalho
Nome da escola : Marta Miranda Del Rei

Achei muito interessante pois em mundo totalmente capitalista aonde as pessoas so dao valores as outras quando tem dinheiro ou são populares no meu livro nesse caso retrata muito bem essa diferença pois jaqueline se sente invisivel nessa sociedade pois ela não usa roupa descolada ou anda com pessoas populares, mais tem vontade por isso muda radicalmente sua vida esquece seus gostos e passa a ser objeto dos outros aonde isso não deveria existir com isso ela passa por tristezas por não ter amigos verdadeiros.

2 comentários:

  1. legal a história mas o titulo não combinou muito com a história tipo
    historia,elenco,roteiro.tudo nos trinques mais titulo eu não entendi muito.mais muito legal a história:)

    ResponderExcluir
  2. legal a história mas o titulo não combinou muito com a história tipo
    historia,elenco,roteiro.tudo nos trinques mais titulo eu não entendi muito.mais muito legal a história:)

    ResponderExcluir