terça-feira, 3 de setembro de 2013

SONETO_DE_FIDELIDADE_VINÍCIUS_DE_MORAES



De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
               

Vinicius de Moraes, "Antologia Poética", Editora do Autor, Rio de Janeiro, 1960, pág. 96.


fonte do poemahttp://www.releituras.com/viniciusm_fidelidade.asp

fonte da mini-biografia:  http://www.infoescola.com/escritores/biografia-de-vinicius-de-moraes/

Glossário:
1. Tal - Este, aquele...
2. Zelo - cíumes de alguém.
3. Face - aparência.
4. Hei - gênero de aranhas saltadoras da região mediterrânea.
5. Pranto - choro intenso.
6. Contentamento - Estado de quem está contente, satisfação.
7. Angústia -  agonia.
8. Imortal - quem tem vida eterna.
9. Posto - Local, em país estrangeiro, em que os funcionários diplomáticos desempenham suas funções.
10. Chama - ideia, inspiração.


Texto coletivo       
 A pessoa quer viver a cada momento, a procura de um amor, a pessoa se encanta, e pode ser fiel pois que que o amor seja infinito enquanto dure. Sendo assim ele fala que uma pessoa tem que viver próximo um do outro porque quando um se afasta do outro pode ir diminuindo o amor e até mesmo acabar.
O poema quis dizer que nem todo amor é para sempre, tem que se atentar com as coisas que você faz porque algumas coias pode trazer o fim desse amor, do mesmo jeito que começou pode terminar. Essa pessoa se apaixona pela beleza de outra, pois ao lado dele é que ela quer ficar infinitamente, pois o amor dela não é correspondido na mesma forma do amor que ela tem por ele, mas ela nunca iria esquecer do amor que teve.
O amor tem vários termos para se amar, pode ser através de um simples olhar, um sorriso sem ar e voz que arranca suspiros, mas a fidelidade não esta somente no amor entre um homem e uma mulher, está entre amigos, família etc, esta muito difícil ter amigos verdadeiros e tem pessoas que não valoriza o que tem, isso é triste, pois há pessoas querendo um relacionamento tanto na amizade quando um namoro.




Créditos: 
Colégio:  E.M.E.F Prof. Emílio Simonetti  9ºano A
Atividade de português - 3º Bimestre 
Professor: Maurílio de Carvalho.

Nomes do grupo: Nathaly Eschifany
                             João Victor
                             Eduarda Fernanda
                              Jéssica Natalia
                               Marcelo Aguiar
                                Caroline Dourado.

3 comentários:

  1. Olá, são exatamente 00h28 e estou acordada e um pouco indignada, pois quando um trabalho é em grupo todos tem que fazer, dividir as tarefas, cada um fazer uma parte, mas estou aliviada (não estou tão preocupada) pois fiz o trabalho e pensei no grupo para não ficarem sem nota por causa de uma ou duas pessoas...enfim, acho que valeu a pena cada esforço, pois no final sempre haverá uma recompensa. Espero que tenham gostado do nosso trabalho do 3º bimestre.

    ResponderExcluir
  2. Reconheço seu esforço, Nathaly.
    Tenha certeza que ele será recompensado!

    Sobre as tarefas, sim tinha que ter participação de todos,
    já que houve tempo suficiente para todos ajudarem, não é mesmo?

    Parabéns e continue!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Concordo com você, por isso se chama trabalho em GRUPO e não INDIVIDUAL não é mesmo? pena que não são todos que pensam assim, não se preocupam com futuro e nota...Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir