sábado, 8 de junho de 2013

A Moreninha
(Joaquim Manuel de Macedo)

Síntese: A moreninha
A grande narração que é a história de ''A moreninha'' conta principalmente a história de amor entre os personagens Augusto e D. Carolina, seguida de outros coadjuvante vivido por seus colegas estudantes. 
Tudo isso começa com uma mera aposta, que ficara marcada com um documento em uma noite de distração dos rapazes, quando Filipe convida aos colegas a passarem o dia de Sant'Anna na casa de sua avó, D. Ana numa ilha não citada no livro. A aposta é em relação a Augusto, cuja coração é deveras indisciplinado, pulando de moça em moça, em curtos tempos. Se ele não se apaixonasse por uma moça durante quinze dias ou mais, ele deveria então escrever um romance que confessasse o tal acontecimento. Atraído pela aposta e pela promessa de belas primas que Filipe lhe contara, no dia seguinte ele partiu, ás vésperas do feriado.
O dia se passou longo, divertido, brincadeiras e travessuras. Augusto, que havia prometido ajudar a Fabrício numa de suas enrascadas amorosas, descumpriu com o trato, e assim foi revelado quão ordinário era em relação ás suas paixões. As moças ficaram alvoroçadas, obcecadas e vingativas para com ele, não disfarçando total adoração pelo mesmo. Porém ele não queria saber de mais ninguém, a não ser a linda moreninha, D. Carolina, a mais nova e linda de todas. Na noite do baile, a mesma o salvou de uma brincadeira de mau gosto das meninas e acabou que por conquistando de vez seu coração. No dia seguinte, Augusto vingou-se das três zombeteiras e quase confessou seu amor pela menina. 

Nome: Giovanna do Amaral Braschi Noselli - nº16 - 9ºano A
Juvenal da Costa e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário