domingo, 9 de junho de 2013

Perto do Coração selvagem
(Clarice Lispector)

Síntese 
 O livro  mostra o cotidiano de Joana, menina criada pelo pai, já que a mãe, Elza, morrera muito cedo. O pai passado alguns anos também morre, apos a morte de seu pai Joana vai morar com sua tia. A tia não gostava de Joana, pois a presença da menina a sufocava e a enviou para um internato, lá ocorre uma paixão avassaladora por seu professor um pouco mais velho. Um ponto culminante que a enviou para o internato foi dias antes acompanhando à tia as compras, como um teste para si mesma e causa espanto aos outros, Joana roubou um livro, trazendo mais dificuldades a sua convivência com a família da tia.
Fora do internato casa-se com Otávio. Joana fica grávida, para a maioria das mulheres a gravidez é uma felicidade, mas para ela não foi assim. Descobre que o marido tem uma amante, Lívia, sua ex-noiva que estava também grávida. Com o tempo ocorre a separação entre Joana e o marido.
Depois da separação, um homem desconhecido passou a seguir Joana, durante algum tempo. Um certo dia, ela se viu na casa desse estranho e, sem sequer saber-lhe o nome, desejando conhecê-lo por outras fontes e por outros caminhos, com ele teve alguns encontros. O desconhecido que, para ela, era mais um salto para sua auto-investigação, um dia, acabou partindo. Ela, também, embarcou sozinha para uma viagem não muito bem definida, dando a entender que, naquele momento, teria condições de se resgatar.

Ana Laura do Prado Gonçalves
 N° 2
9°A
Juvenal da Costa e Silva 

Um comentário:

  1. Perto do coração selvagem
    O livro é interessante pelo jeito que é narrado e a ordem dos fatos. Fala sobre Joana e conta um pouco sobre história, com isso a separação dela e de seu marido, logo após isso ela começa a ser seguida por alguém desconhecido. Quase no final da história ela acaba decidindo fazer uma viagem. Eu achei interessante e bem explicativa.

    ResponderExcluir