quarta-feira, 5 de junho de 2013

Reflexões sobre o capitalismo, consumismo, contemporaneidade e relações de trabalho.


9°ano D /E.M E.F Professor Juvenal da Costa e Silva





Nova Ordem Mundial
O consumismo é um dos meios de manter a elite no topo da pirâmide, manipulando todo o resto. Todos passam pelo processo de “lavagem cerebral por dinheiro”, se for para analisar, tudo gira em torno do consumismo, os produtos bonitos e caros são armadilhas, para que entregue tudo o que tem, em troca de algo que não precisa.
E todos são tratados como máquinas, robôs que cumprem ordens, apenas por obedecer. Fazemos tudo para nos sustentar para ter meios de sobreviver, troca-se exploração por miseras folhas de papel que se tornaram mais importantes que as próprias pessoas. Aonde foi o sentimento humano dentro da sociedade?
A sociedade é manipulada de todas as formas possíveis, seus conceitos mais profundos... Talvez não sejam seus, sua aparência e modo de se vestir nunca pertenceram a você. Porem a sociedade tem uma grande parcela de culpa por “se deixar levar” por coisas tão explicitas e ofensivas, apenas cumprem ordens, como se todos não tivessem o mesmo valor.
Vivemos em um mundo que tudo ocorre como planejado, o poder “maior” controla ,e o resto apenas obedece,estamos sendo levados a idade das trevas, para que os revolucionários sejam queimados e considerados infiéis aos dogmas da igreja.
Ajoelhem-se, perante a nova ordem mundial!
  
Por: Bruna Jones




Nova Reflexão.

A visão da sua janela é uma das coisas mais belas que possuímos, flores, pássaros a cantar e pessoas felizes com o consumismo, mas não é o mesmo que a sua mente vê. As pessoas não precisam de tudo isso, pois o capitalismo é feito disso, o fashionismo irá tirar do seu caminho.
O que enxergam? Algo bonito ou algo livre? Não irão conseguir refletir sobre isso, seus pensamentos estão pendurados na torre da igreja e não sentem os cheiros dos seus erros nos próprios joelhos.
Esses belos sonhos da sociedade estão sendo competidos pelos controladores da humanidade, os esforços se tornaram orgulho da atualidade e o distúrbio está bem em seus olhos refletidos no espelho de humilhações da televisão.
Abram sua cabeça antes de abrir sua boca para este sistema, as revoluções não passam das negações da sociedade. Os professores controlam as crianças para não irem além do muro, professores deixem as crianças sozinhas, frases vulgares para essa geração perdida e nada de aparecer uma mente brilhante pra questionar esse mundo retardado.
Eles são os novos ensinamentos do homem, eles deveriam libertar, eles não mostram mais os caminhos alheios, eles não se formam mais como antes.
A humanidade está sem chão para continuar caminhando na ruína do parasitismo, mas, como eles conseguiram chegar a esse caos?

Por: Elisa Chaves Wentzcovitch


Sociedade Capitalista

 O capitalismo com suas propagandas manipula as pessoas fazendo com que elas consumam cada vez mais.

  O texto "Eu Etiqueta" de Carlos Drummond De Andrade mostra exatamente isso, hoje em dia para as pessoas "existirem" elas tem que consumir, pois elas são julgadas pelas roupas que usam e pelas coisas que tem e não pelo que elas realmente são.
  As pessoas pagam para trabalhar, pois quando compram e usam coisas de marca elas estão fazendo propaganda do produto e deixando a elite cada vez mais rica.
  A Tecnologia também contribui para isso por meio das propagandas que "hipnotizam" as pessoas fazendo com que elas sejam "escravas" da elite, como mostra a imagem  "Parasitismo"  do blog Cardines . A imagem também mostra que a elite se aproveita das pessoas , enquanto a ela ficam cada vez mais rica as pessoas vão ficando mais pobres e resistindo cada vez menos as propagandas.       Também o texto de Machado de Assis , " Um Apólogo" , mostra um pouco disso, nele é falado que até as pessoas que dependem uma das outras tentam se aproveitar , tentam ser melhores do que as outras mesmo tendo a mesmo importância.
   Portanto as pessoas estão ficam fúteis, pois elas desprezam umas as outras somente porque tem coisas melhores ou mais novas, e estão sendo influenciadas mais facilmente pela mídia

Por: Barbara Chagas

É normal

Nossa sociedade, e não é de hoje, esta ao avesso; observe que hoje, dinheiro vale mais que uma vida, desde que não seja a deles, as elites.
A imagem de Cardines, Parasitismo, nos permite ver claramente como o "sistema" funciona e como ele se tornou comum no cotidiano da sociedade.
Este "sistema" existe pra que as classes mais altas possam sugar o máximo possível do que as classes mais baixas podem oferecer, desde o trabalho até mesmo o próprio corpo.
"O Apólogo", de Machado de Assis, deixa explicito o modo de um ser usufruir ao máximo de outro, sempre visando o seu lucro, estando sempre por cima. Todos já serviram de agulha, algum dia, à uma linha, ou já se viu no papel de linha, mesmo que não seja algo que devemos bater no peito e nos orgulhar, é a pura realidade humana.
Observando o poema "Eu etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade, percebemos o resultado do quão corrompido o ser humano pode ser; somos, todos, propagandas grátis; e muitas vezes mal percebemos que estamos num papel de homem-propaganda das elites. Eles fazem nossa mente, pouco a pouco.
As influências no cotidiano do homem penetram tão fundo, tão fundo, que preferimos jogar comida fora ao invés de darmos a quem necessita; e la esta a srt. Influência novamente.
É apenas normal...

Por: Aline Lino

Mestre das Marionetes!

 A sociedade atual funciona por meio do consumismo. Muitas vezes não conseguimos escapar do "material", não conseguimos escapar da mídia.
 Quão longe vamos com estes meros anúncios, essas propagandas humanas?
A cada dia pode-se ver que o humano transforma-se em um "escravo", ou seja, estamos mostrando ao mundo diferentes tipos de marcas, mas... O que ganha-se com isto? Nada, apenas perdemos, perdemos nossa identidade e conceitos, tudo para não ser excluído.
Quando se ouve a palavra "mídia" várias coisas passam pela cabeça das pessoas, tais como: Filmes, música, teatro... Mas o que é a verdadeira mídia? As pessoas ignoram ou não sabem que as pessoas por trás da mídia são manipuladoras, grandes parasitas? Sim, estes estão sempre atentos a cada movimento, não importa o que, essas pessoas utilizaram vários meios para manipular a humanidade, afinal, quem lucra são eles, não é?!
 Este ciclo, imagina-se quanto tempo vai durar, esta manipulação e consumo mundial o quão longe vai? 
Fama, dinheiro, sorrisos falsos e tecnologia, isso basta para comprar o produto que hoje em dia chamamos de "homem".
Está na hora de deixar a máscara cair, políticos corruptos, professores tiranos, empresários manipuladores, mostre o quão cruel são, mostre que somos suas marionetes, mostre quem a "sociedade" realmente é.
 
Por: Melissa



Imagem de Cardines - Parasitismo 













2 comentários:

  1. Putz! gente ameei o texto de vocês.. é isso ai eu concordo com vocês, as igrejas manipulando e o governo e autoridades maiores explorando, eles foram feitos para ajudar a sociedade... Mas olha no que eles se transformaram e no que transformaram a humanidade... Tem uma musica Diário de Um Detento do Racionais Mc's que fala um pouco disso também

    "Minha vida não tem tanto valor
    quanto seu celular, seu computador."

    "A vaga tá lá esperando você.
    Pega todos seus artigos importados.
    Seu currículo no crime e limpa o rabo."

    "O ser humano é descartável no Brasil."

    "O Robocop do governo é frio, não sente pena.
    Só ódio e ri como a hiena."

    ta ai uns trechinhos da musica, vale a pena ouvir ;)

    galerinhaa continuem assim esta mto boom ^^
    um grande abraço
    Anna Hauke'

    ResponderExcluir
  2. Não espere pelo epitáfio
    Eu gostei bastante, são frases filosóficos que explicam e falam muito sobre a vida, e também fala sobre a palavra "espitáfio"que tem o significado de "acha rá" é bem interessante eu gostei muito de conhecer.

    ResponderExcluir