sexta-feira, 7 de junho de 2013

No Caminho dos Sonhos _ Moacyr Scliar



  O livro "No Caminho dos Sonhos" de Moacyr Scliar, fala da história de Marcelo, um jovem que fica cansado de sua vida quadrada e certinha e resolve largar seus estudos, sua família e amigos para morar sozinho numa praia deserta no Rio de Janeiro.
  Sua mãe decidiu então comunicar seu padrinho Marcos que por sua vez decide ajudar o seu afilhado por meio de uma carta.
  Marcos ficou sabendo pela mãe de Marcelo que ele não queria ser igual ao seu pai e seu avô que não tiveram nenhuma emoção na vida. Então o único modo de Marcos ajudar o jovem era contando para ele todas as aventuras e dificuldades que seu pai e seu avô passaram tanto juntos quanto separados.
   O padrinho de Marcelo começou contando a história de seu avô, Wolf Dreizinger, depois ele contou a vida de Paulo Dreizinger, pai de Marcelo, que foi o seu melhor amigo, da infância até a sua morte.
  Marcos termina sua carta contando como foi o desfecho da vida de seus amigos e deixando uma lição para Marcelo.

Nome: Nathalia Nascimento Miranda    n° 26          9° ano A 
Escola: EMEF. Prof. Juvenal da Costa e Silva.

  Iracema _ José de Alencar


                                                                http://www.youtube.com/watch?v=ClOHlfUI7Bw


   O livro retrata a história de Iracema a virgem dos lábios de mel que estava na floresta quando se deparou com Martim um jovem guerreiro, assustada a índia o feriu com uma flechada. Arrependida ela lhe ofereceu hospitalidade na cabana de Araquém.
   Quando Irapuã chefe dos tabajaras e apaixonado por Iracema descobre que os dois estão se apaixonando promete vingança e quer ver Martim morto. Apaixonada por Martim Iracema partiu com ele e seu amigo Poti para as praias do pitiguaras inimigo de seu povo para que Martim não morresse. Traindo o segredo da jurema Tupã a abandona e assim ela se torna esposa de Martim.
   Ao perceberem que Iracema tinha fugido com Martim, os tabajaras caminham na floresta em suas procuras, mas eles acabam se encontrando também com os pitiguaras ocorrendo então uma batalha sangrenta onde quem perde são os tabajaras. Eles acabam em uma praia deserta onde constroem uma cabana.
   Após um tempo os tapuitinga se aliam a irapuã para combater a nação pitiguara assim Martim se viu obrigado a lutar junto a Poti, deixando Iracema grávida na cabana onde teve seu filho Moacir ´´ o filho da dor`` foi um parto de risco o que a deixou debilitada. Martim voltou e Iracema morreu em seus braços foi enterrada ao pé do coqueiro assim ali veio a se chamar Ceará.
     
Nome: Fernanda O. de Almeida       n°12      9°A
Escola: EMEF Prof. Juvenal da Costa e Silva.

 

Dom Casmurro _ Machado de Assis.


   Conta á história de Bentinho (Dom Casmurro), narrado por ele mesmo, que escreve este livro relembrando o seu passado. Conta um pouco de sua família, o porquê desse titulo para o livro, fala de seus amigos, de seu amor por Capitu uma menina que conhece dês de criança que se apaixona por ela que depois de muito tempo e muito esforço se casam, antes disso sua mãe D. Gloria fez uma promessa, que o tornaria padre se tivesse mais um filho homem depois de seu primeiro filho ter morrido. Mas como ele é apaixonado por Capitu ele não quer entrar no seminário e faz de tudo para sair de lá, com a ajuda de seu amigo José Dias e depois consegue sair com a grande ideia de seu mais novo amigo Escobar que também não queria estar no seminário.
   Esse livro ele é meio misterioso, te faz pensar, na hipótese de que Capitu tenha ou não traído Bentinho, porque seu filho Ezequiel era muito parecido com seu melhor amigo Escobar que é casado com Sancha a melhor amiga de Capitu. E Bentinho depois de um tempo fica louco tentando desvendar esse mistério, e tenta se matar, e depois tenta matar seu filho dando veneno a ele, mas depois desiste da ideia. Depois de um tempo ele manda Capitu e Ezequiel para a Europa, e quando Ezequiel já é um adulto volta para o Brasil para rever seu pai, conta o que aconteceu nesse tempo, da morte de sua mãe, depois de um tempo vai embora para uma viagem com amigos e morre, porque pegou uma doença.
   Bentinho relembrando, e o mistério ainda estão átona.  
Nome: Raquel de Souza Almeida     n° 34           9° A   
Escola: EMEF Prof. Juvenal da Costa e Silva.
     






9 comentários:

  1. Eu achei interessante o livro No Caminho dos Sonhos do Moacyr Scliar porque além dele contar várias histórias eu aprendi com ele que muitas pessoas que tem uma vida com estudos, família e amigos jugam o seu modo de viver chato, "quadrado" ou certinho mais acaba esquecendo daqueles que não tem oportunidade de estudar, das pessoas que não tem amigos nem família pra contar em momentos difíceis, então temos que dar mais valor aquilo que nós temos e entender que existem muitas jugando a nossa vida como uma vida dos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gnt me fala qual o gênero da história “caminho dos sonhos”

      Excluir
    2. Gnt me fala qual o gênero da história “caminho dos sonhos”

      Excluir
    3. Gnt me fala qual o gênero da história “caminho dos sonhos”

      Excluir
    4. Gnt me fala qual o gênero da história “caminho dos sonhos”

      Excluir
    5. Gnt me fala qual o gênero dessa história “no caminho dos sonhos”

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir