Nome do livro: Triste Fim de Policarpo Quaresma
Nome do Autor: Lima Barreto
Síntese:
“Triste Fim de Policarpo Quaresma” conta a história de Policarpo Quaresma, que era um patriota exagerado e fora internado e preso por isso.
O Major Quaresma era um homem respeitável e muito nacionalista, sua vida era muito monótona, não tinha amigos, passara a vida lendo sobre o Brasil, por isso sua casa era cheia de livros, todos falando sobre o Brasil. Queria aprender tocar violão e cantar modinhas brasileiras para demonstrar seu amor à pátria.
Queria que a língua oficial do Brasil fosse o Tupi, pois essa língua era a primeira que existira no pais e deveria ser mantida, mas isso era um absurdo, ele sozinho não poderia fazer isso. Após fazer uma assinatura em Tupi foi considerado louco e internado em um manicômio. Após sair comprou um sitio e lá morou sendo agricultor até que estourou a Revolução Armada.
Por seu patriotismo exagerado resolveu se alistar para lutar na Guerra, conseguira tornar-se Major, chegou a participar de algumas batalhas, mas os oficiais de seu batalhão sempre estavam de licença e ficou como carcereiro. Ao ver as condições como eram tratados os presos escreveu uma carta ao Marechal Floriano reclamando, o qual mandou prende-lo por traição a pátria.
Enquanto estava preso lembrou-se do tempo que perdera estudando a pátria, se recordou de todas as mortes e desgraças que viu, e percebeu que a pátria que quisera conquistar era um mito e fora iludido a vida toda, apesar de tantas pessoas tentando melhorar as coisas, nada melhorou.
Nome do livro: Amor de Perdição
Nome do autor: Camilo Castelo Branco
Síntese:
O livro “Amor de Perdição” é um romance que começa contando que os pais de um garoto chamado Simão, que é o principal personagem, foram morar em Vila Real de Trás-os-Montes, ele tinha mais quatro irmãos, que eram: Rita, Ana, Maria e Manuel. A mãe do garoto, D. Rita, não gostava de morar naquele lugar, dizia que ali era muito antigo e feio. Quando se mudaram para a cidade de Viseu, Simão tinha 15 anos e se apaixonou por sua vizinha Teresa, mas havia um grande problema, as famílias não se davam muito bem, portando, os pais não iriam gostar. Tanto os pais de Teresa quanto os de Simão seriam contra o namoro. O pai de Teresa, Tadeu de Albuquerque resolveu internar a filha em um convento para que ela pudesse esquecer Simão Botelho, mas os dois jovens se comunicavam através de cartas que eram levadas de Simão até Teresa por uma amiga do rapaz chamada Mariana. O pai de Teresa queria que a filha se casasse com seu primo, Baltazar Coutinho, mas a filha não queria. Um dia Simão não estava mais aguentando as opressões que a amada sofria pelo pai e acabou matando o primo de Teresa. Simão foi preso por conta do crime, e teve de escolher entre a morte ou ir para a prisão da Índia. Ele escolheu ir para Índia para poder respirar novos ares, Teresa chorou muito porque não iria ter meios de conseguir falar com ele. Ao fim de poucos dias ele teve de partir para Índia e por coincidência nesse momento Teresa olhou para a janela e viu-o partir no barco e fez ao amado adeus com um lenço branco e acabou por morrer. Mariana partiu para Índia com ele porque o amava, mas Teresa é que era o grande amor da sua vida. Passado algum tempo Simão já estava desesperado, porque sabia que não iria aguentar ficar longe de Teresa e também estava adoentado e começou a delirar e morreu. No dia seguinte a mando do comandante, os marinheiros jogariam o cadáver ao mar, foi quando Mariana se atirou e logo abraçou-se a ele para que morresse junto ao amado.
Rafaela Cristine da Silva Oliveira Nº 31 9º A Juvenal
Nome do livro: Iracema
Nome do autor: José de AlencarSíntese:
Iracema era a virgem dos lábios de mel, com cabelos negros e longos. Ela atingiu Martim com uma flecha e logo levou ele para a cabana de Pajé.
Martim revelou ser um guerreiro branco da tribo pitiguara, inimigos de sua nação. Com isso o chefe dos guerreiros Irapuã queria guerra, mas Caubi e Iracema protegia o mancebo.
Poti, o irmão de Martim veio busca-lo da nação tabajara.
Com bastante convivência Iracema se apaixonou por Martim e foi embora com ele para a terra dos pitiguaras. Eles tiveram seus relacionamentos.
Ocorreram guerras em que muitos irmãos de Iracema viraram cadáveres. Muitos guerreiros tabajaras sentiram raiva de Iracema por ela ter ajudado.
Partiram da terra dos pitiguaras e montaram sua cabana, pois Iracema teria um filho. Martim e Poti foram para outra guerra onde mais irmãos de Iracema morreram.
Iracema deu a luz de filho sozinha. O guerreiro Caubi foi visita-la em paz, pois estava com saudades de sua irmã; ele também queria ver teu filho e dar um abraço de amizade no guerreiro branco. Mas ele partiu para o longo da praia com Poti.
A virgem estava sem condições de amamentar teu filho; num momento em que o cão latiu Martim estava chegando à cabana e foi receber teu filho e ver tua esposa. Ela sem condições acabou falecendo.
Quando Martim voltou a sua terra que já foi de felicidade e agora é de amarga tristeza sentiu tuas recordações acesas. As jandaias cantavam ainda sobre o coqueiro, mas não repetiam mais o nome de Iracema. Tudo passa pela terra!
Nome do livro: Memórias póstumas de Brás Cubas
Nome do autor: Machado de Assis
Síntese.
“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico com saudosa lembrança estas memórias póstumas.”
Memórias póstumas de Brás Cubas é uma das maiores e mais célebres obras de Machado de Assis que teve um marco na segunda fase Machadiana. Conta a história de Brás Cubas que era um defunto-autor, pois escreveu sua história depois de morto. O livro se inicia com a narração de seus últimos momentos. sua
Brás Cubas era um menino rico pertencente a elite carioca, mimado e que vivia sobre os extremos cuidados de seus pais. Formou-se em uma faculdade no continente Europeu e viveu muitos romances, o principal deles foi com Virgília e com Marcela, uma prostitua de luxo que conheceu na juventude.
Tinha muito gosto pela glória, por isso tentou achar a cura para a hipocondria por meio de um emplasto denominado "Emplasto Brás Cubas", desejando "aliviar nossa a melancólica humanidade e tornar-se uma celebridade. Porém, ao sair para cuidar de sua última tentativa de reconhecimento, acabou molhando-se na chuva e apanhou uma pneumonia. Com isso, acabou falecendo aos sessenta e quatro anos, em agosto do ano de mil oitocentos e sessenta e nove, ás duas horas da tarde de uma sexta-feira em sua chácara em Catumbi.
Raphaela Amancio de Mattos Nº33 9ºA Juvenal
Nome do livro:Dom Casmurro
Nome do autor:Machado de Assis
Síntese:
O livro de Machado de Assis,Dom Casmurro,é um romance ocorrido no Rio de Janeiro em 1857,que conta a historia de Bentinho,apelidado de Dom Casmurro por um conhecido seu.
O personagem em busca de um assunto para escrever,decide relembrar sua história,pois vê sua casa que era exatamente como a que morou no passado.
Bentinho,vivia com sua mãe Glória,seu tio Cosme,com a prima Justina e José Dias.Está destinado a ser padre por causa de uma promessa feita pela mãe.
Mas Bentinho não quer,pois é apaixonado por Capitu,que também é apaixonada por ele.Por isso ele tenta convencer a mãe de mudar de idéia,mas não consegue e acaba indo para o seminário.
Em suma,Bentinho não se torna padre,conhece a Escobar que se torna seu melhor amigo e depois morre afogado,casa-se com Capitu e tem um filho que se parece com Escobar,por isso pensa ter sido traído.
Bianca Amancio Rodrigues N°5 9°A Juvenal
Nome do livro:O Guarani
Nome do autor:José de Alencar
Síntese:
O guarani, foi o primeiro romance indianista escrito por José de Alencar.
Na tentativa de criar um herói de identidade nacional,Alencar conta a história de um índio Peri,o "bom selvagem",e sua comovente devoção pela portuguesa Cecília
A história se passa no período de pré-descobrimento,e intenção de Alencar foi basicamente mostrar a influencia do colonizador português sobre os índios,corrompendo sua cultura e religião.
Esse livro traz características marcantes do autor,como e riquíssima descrição de espaço.
Apesar de ser um romance histórico,o Guarani é uma narrativa enfadonha,pelo contrario:ação é o que não falta!Umas das mais belas obras primas,na minha opinião.
Nome:Mariane Oliveira Amancio N° 25 9°A Juvenal
Nome do livro:Dom Casmurro
Nome do autor:Machado de Assis
Síntese:
O livro Dom Casmurro ,conta o romance vivido ente o personagem Bentinho e Capitu.Se passa no século XIX,na cidade do Rio de Janeiro.
É narrado pelo próprio personagem que tenta relembrar o passado escrevendo.Bentinho fala sobre sua infância:viveu na rua de Matacavalos,na casa da mãe D.Glória,com tio Cosme,prima Justina e o agregado da família José Dias.Conta também que era muito amigo de Capitu e na adolescência,começaram a namorar.
Ele também conta algumas passagens de sua vida adulta,Bentinho se casa com Capitu,porém,ao longo dos anos,suspeita que a mulher o traiu.Pelo livro ser narrado pelo próprio personagem que viveu os fatos,apresenta um duplo sentido e não se sabe se Capitu traiu Bentinho realmente,ou se Bentinho se enganou e a partir disso a história de amor vivida pelos dois se acaba e Bentinho é apelidado de Dom Casmurro,por viver recluso e solitário com poucos amigos e morando apenas com um criado.
Nome: Elizandra Nicole da Silva 9°A Juvenal
Nome do livro:Lucíola
Nome do autor:José de Alencar
Síntese:
No livro fala de uma linda mulher
chamada Lúcia, que era uma rara beleza e suave aspecto que fez com que Paulo se
apaixonasse por ela.
Mais Lúcia era muito interesseira, queria dinheiro muito
fácil ela era uma prostituta vivia na corte com sua família, mas teve a
epidemia da febre amarela, foi ai que Lúcia vendeu seu corpo para coute pra
conseguir ajuda.
Foi expulsa de casa depois de receber dinheiro de um
homem, mudou-se de nome. Depois da viagem com o seu amante encontrou a irmã Ana
cuidou dela e foi morar junto e passou a ficar só com o Paulo e estava
esperando um filho dele, mas sofreu um aborto e Paulo passou a cuidar da irmã
de Lúcia.
Lucia deixou toda a sua fortuna e pediu para o Paulo se
casasse com Ana, Lúcia morreu dizendo que era sua noiva eterna.
Nome: Ana Letícia aparecida de Souza Nº 3 9º A Juvenal
Nome do livro:Sabedoria em Parábolas
Nome do Autor:Felipe Aquino
Síntese:
O livro é de autor brasileiro que trabalha na televisão e na rádio. O livro é
religioso, o autor tem mais de 70 livros escrito por ele.
O livro
todo é só de parábolas ele é um livro bem legal de se ler. Conta bastante
coisas que você pode aprender e memorizar também não é uma coisa cansativa e
também pode atrair os públicos jovens e adolescentes que é um publico que não
pratica muito a leitura.
As
parábolas são muito criativas, fala sobre quem são os amigos de verdade, fala
também sobre a importância do perdão, acreditar e agir, e muitas outras coisas
importantes.
O livro é
muito bom para quem quer ter sabedoria e conhecimentos de muitas coisas pelo
menos ajuda saber como é ter um pouco de conhecimentos.
É bastante
legal pois nós podemos aprender muito e se quiser também tem outros livros dele
que fala sobre sabedoria.
Nome: Ananda de Almeida
Fernandes N°4 9°A
Nome do livro:Dom Casmurro
Autor : Machado de Assis
Síntese:
Essa historia passa no Rio de Janeiro do Segundo Império, e conta a trajetória de Bentinho e Capitu. É um romance psicológico, narrado em primeira pessoa por Bentinho, o que permite manter questões sem elucidação até o final, já que a história conta apenas com a perspectiva subjetiva de Bentinho.
Nas paginas que li tem um personagem chamado Jose dias , só que o amigo de de Capitu no murro da casa de Capitu escreveu bento capitolina nisso ela queria riscar que não gostava dele ,e ele seminário e na maiorias das orações dele estava atrasada com duzentas padre nosso e duzentos ave maria ,mais a maioria das promessas. Antes disso bento vai ha casa de Capitu nisso só estava ela em casa ,nisso ele olha em seu em seu olhos e pegou em sua mão e ia beija sua boca nisso ela ouve o pai dela chegando ela se afasta de bento e pergunta ao seu pai você não ia chegar mais tarde só que estava cansado e não ia casa de seu amigo e nisso pergunta para bento você esta bem ele sim.
Nisso bento vai para seminário e conhece Escobar que viram grandes amigo ,bento se casa com Capitu e tiveram filho,só que em dia Escobar e encontrado morto e Capitu fica muito chocada com a morte só que bento se desconfia disso e vê que seu filho tem a cara de Escobar nisso ele tenta matar seu próprio filho e acaba ficando louco.Só o final não posso falar leiam para descobrir.
Nome: Giovanna Nascimento 9°A Juvenal
Saudades desse trabalho.Adorei fazê-lo.
ResponderExcluirO guarani- José Alencar
ResponderExcluirachei bem legal a hitória,principalmente o objetivo do autor ao escrever
,que é a influencia dos colonizadores sobre os índios.