domingo, 9 de junho de 2013

Os Capitães da Areia - Jorge Amado

                                                               

   O livro conta a historia de meninos que viviam na Bahia em baixo do Trapiche, que roubavam para se sustentar e em algumas vezes até foram pegos!
     O grupo dos Capitães era chefiado por Pedro Bala, foi parar nas ruas aos cinco anos e desde criança ja demonstrava bravura.O grupo ficava de baixo do trapiche e devia ter em torno de mais de cinquenta crianças abandonas e acolhidas pelos Capitães!
     Poucas pessoas tinham conhecimento de quem aram os verdadeiros Capitães da Areia. Na cabeça de muitas pessoas eram um bando de homens perigosos, mas não era isso! Já as pessoas q sabia da verdadeira origem deles , não confiavam e algumas ainda tinha medo de se meterem com eles!
    Umas das poucos pessoas que ajudavam os meninos era o Padre José Pedro que aconselhava, ajudava e ainda defendiam. E o Professor que devia ser a unica pessoa ali em baixo da Trapiche que sabia ler e escrever.
     Quanto mais tempo passava mais pessoas se juntavam ao grupo e participavam dos assaltos.Certo dia alguns dos meninos foram pegos em um assalto, mas foram protegidos por Pedro Bala e somente ele e Dora foram levados presos. Ela foi levada para um orfanato, enquanto Pedro Bala foi torturado pela polícia e mantido preso em uma solitária por oito dias. Algum tempo depois, os meninos conseguem ajudar Pedro a se livrar do reformatório e partem para libertar Dora também. Porém, encontram-na muito doente e ela passa apenas mais alguns dias com os meninos antes de morrer.
  Muitas pessoas tentaram faze-los mudar de vida mas os Capitães da Areia foi o caminhos q os meninos seguiram para suas vidas!

4 comentários:

  1. Gostei bastante da historia,do post , não esperava que um dos meninos ia morrer.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da historia,do post , não esperava que um dos meninos ia morrer.

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da historia,do post , não esperava que um dos meninos ia morrer.

    ResponderExcluir
  4. gostei da historia porque as mulecadas roubavam para comer e algumas pessoas ajudavam e o padre jose pedor ajudavam e defendia !!!!!!

    ResponderExcluir