segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Livro: Estroboscopio
Autor :Neir Ilelis e Jefferson Galdino
Editora:América

O livro relata a historia de dois jovens que vão ter seus caminhos cruzados ,por fatos não tão agradáveis.
   Uma jovem chamada,Maria Luiza mas conhecida como Malu  pede para ir dormir na casa de sua amiga chamada Tereza,para estudar mais na verdade ela iria a inauguração de uma nova balada cujo nome era estroboscopio .Já Rafael um jovem muito preguiçoso que vivia a custa de sua mãe que o bancava e bancava  também  seu vicio de fumar.
    Malu chega na casa da Tereza e elas começam a escolher roupas pra usar ,Malu fica meio sem jeito pois não estava acostumada a se trocar na frente de outras pessoas ou de usar roupas curta com decotes e brilho.Mas logo se acostuma com a ideia.
  Rafael começa se arrumar para sair com a galera dele.
Então Malu e Rafael saem com sua turma e vão para a balada que seria inaugurada.
 Rafael e sua turma chegam na balada e logo se encontra  com a turma de Malu e ele se encanta com ela a menina meiga com cara de criança. Eles entram primeiro,mas logo que Rafael põe o pé começa a procurar Malu,quando ele vê ela ,ela está com o "Rei" da noite então o rei oferece um pó branco que ele disse que era magico ela vai até o banheiro para usar o pó,quando Rafael entra no banheiro lá está Malu olhando para o pó,ele pensa em fazer algo para impedir mais desiste e tira um tubo de caneta de bolso e mostra pra ele como sugar aquele pó. Ela logo começa a passar mal então ele vai o tirar ela dali. Eles saem correndo por cousa do "Rei" eles vão parar apenas em um beco onde eles se sentam e começam a conversar ,ele acaba beijando ela,ela fica toda boba porque era seu primeiro beijo.Eles resolvem voltar para encontrar com a turma,Rafael é "obrigado" a voltar com sua turma.Malu vai embora com Tereza,quando Malu chega em casa percebe que ficou com sequelas ireversiveis pelo uso da droga que causou danos em seu organismo tão frágil .Já Rafael quando chega em casa pega sua carteira de trabalho e resolve mudar de vida.

"Existe dois grandes grupos de drogas,que não as agrupam segundo as suas características,mas segundo as convenções e exigências sociais,são eles o grupo das drogas lícitas e o grupo das drogas ilícitas.As drogas lícitas são aquelas permitidas por lei,compradas de maneiro livre,com um comércio legal. Já as drogas ilícitas são as de comercialização proibida pela justiça,as quais são conhecidas como drogas pesadas e causam forte dependência."


Opinião do grupo: É um livro muito bom que atrai os jovens de maneira bem interressante,prende a nossa atenção contando situações do nosso dia a dia,que é vivida  por muitos jovens que se envolvem com drogas sejam elas licitas ou ilícitas,que levam as pessoas para caminhos muitas das vezes sem volta.Muitas pessoas que se envolvem com drogas acabam em presídios nas ruas e nos piores dos casos em cemitérios. E na adolescencia é uma faze muito critica pois os adolescentes andam com companhias erradas e sedem as pressões dos grupos.


Glossario
migra:mudar  de uma localidade para outra.
costumava:habitual,usual.
extorquir:obter sem livre consentimento.
minção:referencia citação
indicifravel:que não se pode decifrar.
ironico:cheio de ironia,debochado.
alvoroçar:agitação tumulto.
precário:escasso,insuficiente.
guperia:cobertura externa e geralmente hemisférica.
indignação:cobra em face de uma ação desprezível.
sobressalto:movimento brusco e involuntário,provocado por emoção repentina e violenta.
escaidante:muito quente que queima.
enigmático:misterioso pessoa enigmatica.
exibicionismo:caracteristica de quem se exibe.
vertigem:pertubação da mente,repentina em geral passageira.
premeditadamente:ato de premeditar.
desassossego:inquietação,agitação ansiedade
fulminante:avassalador.
dissomantes:destoante.
pejorativo:depreciativo.






Mini biografia do autor: 
Neir Ilelis, depois de ser fotógrafo por mais de quinze anos e professor da rede estadual de ensino, acabou virando escritor em tempo real integral e escreveu os romances Os caminhos de Carla e Liberdade volver!, o livro de contos A pressa dos mortos, e o livro infantil Assim começa a história: era uma vez..., e na série infanto juvenil “Juventude em cena”, escreveu em parceria com outro autor os livros Como dois e dois e Estroboscópio, todos publicados pela Noovha América Editora. Também escreve para teatro e cinema.
Jefferson Perreira Galdino é ilustrador e designer gráfico .Já trabalhou em diversos projetos editorias.Formou-se em comunicação social em 1997.É autor do livro como surge a vida, lançado em 1998,também pelo noovha América editora.Ilustrou diversos livros infantis e fez dezenas de capas de livros.
   Atualmente trabalha em projeto gráfico e ilustração de series juventude em cena.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário