terça-feira, 27 de maio de 2014

As mil palavras das aulas de 2013 - Série Mil Palavras



Por Lucas Mantovani
Eu consegui aprender em português esse ano tudo que foi possível o professor me ensinou lições que eu vou carregar pra toda a minha vida. Tudo que foi possível ele passou atividades para nós e nos ajudou em provas, concursos, tudo que ele podia fazer para que agente conseguisse passar de ano e entrar em uma boa escola, para conseguirmos ter um bom ensino médio e depois pensar nas profissões que iremos exercer na sociedade quando estivermos formados depois do 3° ano.
Eu gostei muito das aulas que foram aplicadas por meu professor Maurilio de Carvalho, as aulas dele foram bem legais, me ensinou tudo que foi possível, o que precisei de ajuda ele estava lá para tirar minhas duvidas.
Em algumas aulas o professor estava de mau humor e ás vezes não foram interessantes, mais mesmo assim tentava prestar atenção e melhorar meu desempenho no que fosse possível.
 A matéria de português em si esse ano não estava difícil de entender, mas às vezes era chato seguir todas as regras que tinham das orações adverbiais, substantivas e adjetivas eram muitas conjunções para saber de cor, algumas às vezes confundiam, mais tentei me esforçar ao máximo para poder fazer um bom ano.
Na maioria das vezes o professor nos contava historias que nos ensinava lições que eu irei carregar pelo resto da minha vida e eu espero que meu s colegas também façam isso, essas historias eram lendas mas ao mesmo tempo pareciam reais pois tinham a ver com o nosso dia a dias, as pessoas faziam coisas que nós fazemos, como a historia do gato preto, o homem bebia para esquecer seus problemas e acabou matando sua mulher e depois tudo foi descoberto com denuncias de vizinhos, então tudo isso tem a ver com que nos fazemos em nosso dia a dia.
O professor também nos indicava livros para lermos e refletirmos sobre esses livros, nos passou um trabalho que tinha que ler o livro e depois explica-lo na frente da turma inteira, contar para todos o que seu livro dizia de legal ou de ruim, todos fizeram e compartilharam de sua leitura com a sala. Trabalhos em grupos também foram feitos, como o de fotografar imagens e montar um vídeo tudo baseado no poema escolhido pela equipe.
O que eu achei interessante nas aulas também foi que o professor sempre pedia que no fizéssemos textos, baseado em algum tema, ou imagens que ele mostrava na sala de aula, isso ajudou bastante na hora de fazermos prova, pois abriram nossas mentes, além de fazermos textos liamos livros indicados pelo professor.
No começo do ano quando o professor chegou à sala ele passou na lousa alguns valores que nós deveríamos seguir o ano inteiro, família, estudo, vida, coragem, amigos, saúde, futuro, sonho, humildade, liberdade de expressão coragem, respeito e amor. Também deu algumas dicas que eu gostei muito para poder ser aprovado na mátria de português, ter disciplina, atenção, educação, respeito, e o mais importante de todos fazer todas as atividades que o professor passasse para fazer na sala de aula ou de tarefa.
Tudo isso que foi passado para nos alunos seguirmos e fizéssemos um bom ano letivo, praticamente tudo foi seguido, pelo menos eu segui todas essas dicas, alguma vezes esqueci-me de fazer as tarefas passadas pelo professor, mas isso não afetou meu desempenho nas provas, eu corri atrás do que eu tinha esquecido e consegui ir bem em todas as provas.
Para que os alunos conseguissem ficar com médias boas, o professor sempre passava trabalhos com um roteiro enorme, que tinha tudo o que posso imaginar, glossário, mini biografia do autor estudado, tinha as postagens no blog do professor, um texto coletivo explicando o que você tinha estudado, para poder compartilhar com todos da sala, entre outras coisas.
Para que os alunos sempre estivessem lembrando-se do que foi ensinado no começo do ano, para poder fazer as provas em novembro e dezembro (Embraer, SENAI e Paula Souza), toda vez era relembrado o que tinha passado, desde o 6° ano, sempre tinham exercícios para fixar e relembrar tudo o que se tinha aprendido.
Sempre era discutido na sala de aula, assuntos sobre tecnologia, o que é ser jovem, entre outros. O que eu mais gostei foi sobre os jovens, pois o professor, sempre falava o que nós tínhamos que fazer para poder crescer e ser alguém na vida, nos dava dicas, para poder escolher uma profissão, sempre nós dizia que ser jovem é ter liberdade dentro de si próprio, pois se você não tem liberdade dentro de si mesmo nunca terá liberdade no mundo em que vivemos.
Com todos os trabalhos que o professor passou, o que eu mais gostei foi o de ler o livro e depois explicar para a turma  que o livro que você tinha lido contava, todos foram lá na frente da sala e contaram, eu aprendi muita coisa com o livro que eu li, o livro sempre dizia que o personagem principal estava em busca da sua felicidade, estava sempre querendo algo amais para ele. Mas quando esse personagem fez uma viaje ele encontrou um monge que o explicou que a felicidade, nunca está em bens matérias, à felicidade estava entro dele mesmo, só ele que não enxergava isso. Não é atoa que o nome do livro era “O sucesso é ser feliz”.
Depois desse trabalho eu consegui entender o verdadeiro significado da palavra felicidade, não está ao nosso redor mais sim dentro de nós.
Então eu só queria agradecer ao meu professor por tudo que ele me ensinou esse ano inteiro, tive novas experiências que vou levar pro resto da minha vida, queria dizer também que vou sentir falta de todos que sempre estiveram do meu lado, agradecer por todos os momentos que vivemos juntos. Não só agradecer o professor de português mais todos os professores da escola Juvenal, e todos que trabalham dentro da escola, obrigado pro tudo, só tenho há agradecer a vocês.

OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário