Por Gabriel Alvarenga
Nesse ano , o nosso último , tivemos um novo
professor de português : o Maurílio . Com
ele aprendemos diversas coisas , e nesse texto as descreverei. Logo no início no ano , no primeiro dia com
ele , o Maurílio passou diversas regras e dicas em nosso caderno , coisas do
tipo : como passar de ano com ele ... quantas matérias de caderno seriam
necessárias para o ano entre outras
coisas. A primeira matéria que vimos foi : Orações , frases e períodos . Nos
aprendemos a diferenciar-los .
Logo
após nós vimos a matéria de orações cordenadas, que eram de cinco tipos :
aditivas , alternativas , adversativa , explicativa e conclusiva . Cada uma
desempenhava um tipo de função nas frases , por exemplo : Nós gostamos de futebol , mas vamos jogar futebol . Essa oração
cordenada é adversativa , pois são ideias opostas , e a conjunção que é mais
usada nesses casos é o mas. Outro
exemplo : Vamos estudar e jogar .
Essa oração cordenada é aditiva , pois expressa uma adição , e geralmente a
conjunção usada é o e .
Após isso
, nós fizemos um trabalho muito extenso
e trabalhoso sobre um livro . Cada aluno fez sobre um livro. O meu foi : Não
espere pelo epitáfio . Escrito por Mário Sérgio Cortella. Nesse trabalho era
necessário fazer um resumo sobre o que você entendeu sobre o livro , um
glossário , retirar orações cordenadas , fazer uma biografia do autor entre
outras coisas . Depois
desse trabalho , nós aprendemos sobre oração subordinada substantiva , que
assim como as cordenadas , são de vários tipos e cada tipo desempenha uma
função diferente, como por exemplo , a oração subordinada substantiva subjetiva
, tinha um verbo na 3ª pessoa em seu início. No
meio de tudo isso o professor sempre trabalhou com agente , as redações , de
vários tipo , ele nos explicou cada tipo : narrativa , descritiva e
dissertativa. A narrativa , geralmente é na 3ª pessoa , e lógicamente você
mesmo narra a história . A descritiva é quando você vai descrevendo um lugar ,
por exemplo : Em um lugar ensolarado , cheio de luz , com uma água morna e ao
mesmo tempo fria ... E por fim a dissertativa que é a que você expressa sua
opinião e o texto geralmente é na 1ª e/ou 2ª pessoa , geralmente esse tipo de
texto é mais usado em reportagens de jornais , por exemplo : “Trabalhei cedo e isso moldou meu caráter. A frase é
repetida à exaustão quando se critica o trabalho infantil no Brasil.
Compreensível, uma vez que muita gente sente que sua experiência de superação é
bonita o suficiente para ser copiada pelos filhos. Mas será que os defensores
do trabalho infantil não percebem que ele não precisa ser hereditário?” Até
o meio do ano nós trabalhamos com apostilas que eram recebidas pela prefeitura
, mas depois por algum motivo , nós não recebem mais então passamos a trabalhar
com outro livro que recebemos do estado , e desde então , fazemos muitos
exercícios e vimos matérias novas naquele livro.
No
3º bimestre nós vimos a matéria de orações subordinadas adjetivas que são de
dois tipos : restritivas e explicativas.
Um exemplo de restritiva : “ Que vê na completa diversidade do público
uma prova”. Um exemplo de explicativa : “Meu tio , que era advogado , prestou
serviços ao réu .” Para ficar mais fácil basta lembrar : Separada por vírgulas
é explicativa , e quando não é separada por vírgulas é restritiva. Após
vermos essa matéria nós realizamos outro trabalho sobre poema . Esse trabalho
era por grupo , o meu grupo era : eu , o Lucas , Elison , Álvaro , Igor , Felipe.
Nós tivemos que fazer um vídeo sobre o
poema que fosse de nossa escolha , nós escolhemos o poema desencanto de Manuel
Bandeira . Fora o vídeo que tivemos, tivemos que fazer e entregar em uma pasta
: mini biografia do autor ; glossário , o poema ; um texto coletivo do grupo
falando sobre o poema dentro de nossa visão e pensamento . No
4° e ultimo bimestre nós vimos a matéria de orações subordinadas adverbiais ,
que também são de vários tipo , e cada tipo desempenha uma função na frase que
é perceptível ,como por exemplo : Quando
nós caímos , nos levantamos . Essa oração é temporal , pois o quando dá uma
ideia de tempo em meio a oração. Também há outros tipos de oração subordinadas
adverbiais , algumas delas são : proporcionais , finais , condicionais ,
conformativas , concessivas , causais entre outras . Uma vez o professor
Maurílio pediu para que o aluno Rafael tocasse uma música música do Itamar
Assunção chamada Vida de artista , e no dia , ele tocou e todos os alunos e
principalmente o Maurílio cantaram. As aulas do Maurílio não são só matéria
teórica e também músicas e histórias.
São
várias histórias contada pelo professor , entre elas , a história do homem mais
azarado do mundo que vai em busca da resposta de tanto azar , e tem todo o
desenrolar da historia. Outra história bem legal também é a do gato preto , que
é uma história de terror que o professor contou e assustou muitos , se não
todos , alunos da sala de aula. Mas dentre todas as histórias contadas, houve
uma mais marcante que foi o da tuluperê , chamada : O olho da tuluperê . A qual
dizia sobre um cobra enorme que vivia no amazonas e vinha destruindo um
vilarejo , então , o vilarejo reuniu os mais fortes guerreiros e enviou-os para
derrotar a cobra . A história foi tema de um trabalho feito apenas por um grupo
de alunos da sala de aula , eles fizeram esse no lugar do poema.
OBS.
Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus
alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).
Esta sequência de textos são, a meu ver, uma espécie de "coroação" do
trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o
nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto
eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER"). Nesta
atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a
grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma
atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback"
positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou
completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os
alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado
alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)
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