terça-feira, 27 de maio de 2014

As mil palavras de português 2013 - Série "Mil Palavras"


Por Gabriel Alvarenga
Nesse ano , o nosso último , tivemos um novo professor de português : o Maurílio .                Com ele aprendemos diversas coisas , e nesse texto as descreverei.                                           Logo no início no ano , no primeiro dia com ele , o Maurílio passou diversas regras e dicas em nosso caderno , coisas do tipo : como passar de ano com ele ... quantas matérias de caderno seriam necessárias  para o ano entre outras coisas. A primeira matéria que vimos foi : Orações , frases e períodos . Nos aprendemos a diferenciar-los .                                 
  Logo após nós vimos a matéria de orações cordenadas, que eram de cinco tipos : aditivas , alternativas , adversativa , explicativa e conclusiva . Cada uma desempenhava um tipo de função nas frases , por exemplo :  Nós gostamos de futebol , mas vamos jogar futebol . Essa oração cordenada é adversativa , pois são ideias opostas , e a conjunção que é mais usada nesses casos é o mas. Outro exemplo : Vamos estudar e jogar . Essa oração cordenada é aditiva , pois expressa uma adição , e geralmente a conjunção usada é o e .                   
  Após isso ,  nós fizemos um trabalho muito extenso e trabalhoso sobre um livro . Cada aluno fez sobre um livro. O meu foi : Não espere pelo epitáfio . Escrito por Mário Sérgio Cortella. Nesse trabalho era necessário fazer um resumo sobre o que você entendeu sobre o livro , um glossário , retirar orações cordenadas , fazer uma biografia do autor entre outras coisas . Depois desse trabalho , nós aprendemos sobre oração subordinada substantiva , que assim como as cordenadas , são de vários tipos e cada tipo desempenha uma função diferente, como por exemplo , a oração subordinada substantiva subjetiva , tinha um verbo na 3ª pessoa em seu início.                                                                                                                                           No meio de tudo isso o professor sempre trabalhou com agente , as redações , de vários tipo , ele nos explicou cada tipo : narrativa , descritiva e dissertativa. A narrativa , geralmente é na 3ª pessoa , e lógicamente você mesmo narra a história . A descritiva é quando você vai descrevendo um lugar , por exemplo : Em um lugar ensolarado , cheio de luz , com uma água morna e ao mesmo tempo fria ... E por fim a dissertativa que é a que você expressa sua opinião e o texto geralmente é na 1ª e/ou 2ª pessoa , geralmente esse tipo de texto é mais usado em reportagens de jornais , por exemplo : “Trabalhei cedo e isso moldou meu caráter. A frase é repetida à exaustão quando se critica o trabalho infantil no Brasil. Compreensível, uma vez que muita gente sente que sua experiência de superação é bonita o suficiente para ser copiada pelos filhos. Mas será que os defensores do trabalho infantil não percebem que ele não precisa ser hereditário?”                                        Até o meio do ano nós trabalhamos com apostilas que eram recebidas pela prefeitura , mas depois por algum motivo , nós não recebem mais então passamos a trabalhar com outro livro que recebemos do estado , e desde então , fazemos muitos exercícios e vimos matérias novas naquele livro.                
 No 3º bimestre nós vimos a matéria de orações subordinadas adjetivas que são de dois tipos : restritivas e explicativas.  Um exemplo de restritiva : “ Que vê na completa diversidade do público uma prova”. Um exemplo de explicativa : “Meu tio , que era advogado , prestou serviços ao réu .” Para ficar mais fácil basta lembrar : Separada por vírgulas é explicativa , e quando não é separada por vírgulas é restritiva.                                                                                 Após vermos essa matéria nós realizamos outro trabalho sobre poema . Esse trabalho era por grupo , o meu grupo era : eu , o Lucas , Elison , Álvaro , Igor , Felipe. Nós tivemos que fazer um  vídeo sobre o poema que fosse de nossa escolha , nós escolhemos o poema desencanto de Manuel Bandeira . Fora o vídeo que tivemos, tivemos que fazer e entregar em uma pasta : mini biografia do autor ; glossário , o poema ; um texto coletivo do grupo falando sobre o poema dentro de nossa visão e pensamento . No 4° e ultimo bimestre nós vimos a matéria de orações subordinadas adverbiais , que também são de vários tipo , e cada tipo desempenha uma função na frase que é perceptível ,como por exemplo : Quando nós caímos , nos levantamos . Essa oração é temporal , pois o quando dá uma ideia de tempo em meio a oração. Também há outros tipos de oração subordinadas adverbiais , algumas delas são : proporcionais , finais , condicionais , conformativas , concessivas , causais entre outras .    Uma vez o professor Maurílio pediu para que o aluno Rafael tocasse uma música música do Itamar Assunção chamada Vida de artista , e no dia , ele tocou e todos os alunos e principalmente o Maurílio cantaram. As aulas do Maurílio não são só matéria teórica e também músicas e histórias.                                                                         
 São várias histórias contada pelo professor , entre elas , a história do homem mais azarado do mundo que vai em busca da resposta de tanto azar , e tem todo o desenrolar da historia. Outra história bem legal também é a do gato preto , que é uma história de terror que o professor contou e assustou muitos , se não todos , alunos da sala de aula. Mas dentre todas as histórias contadas, houve uma mais marcante que foi o da tuluperê , chamada : O olho da tuluperê . A qual dizia sobre um cobra enorme que vivia no amazonas e vinha destruindo um vilarejo , então , o vilarejo reuniu os mais fortes guerreiros e enviou-os para derrotar a cobra . A história foi tema de um trabalho feito apenas por um grupo de alunos da sala de aula , eles fizeram esse no lugar do poema. 

OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014) 

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