terça-feira, 27 de maio de 2014

Mil palavras das aulas de Portugês - 2013 - Série Mil Palavras



Por Nathália Miranda
O ano de 2013 foi surpreendente para mim. Não achei que tantas coisas boas e legais pudessem acontecer. Foi um ano cheio de novidades, sonhos, novas amizades. Aprendi muitas coisas dentro da sala de aula, em todas as matérias. Coisas que ficaram pra sempre em minha memória e em meu coração. Desde o começo do ano nas aulas de língua portuguesa eu abri a minha mente para novas ideias, para novas coisas, ideias que me ajudaram a entender o mundo em que vivemos um pouco melhor, um pouco mais a fundo. Passei a ter um pensamento mais crítico, a encarar as situações, sendo elas fáceis ou difíceis, com maior sinceridade, tentando entende-las, mesmo parecendo impossível. Dentro da gramática, das normas ortográficas conheci novos caminhos de encarar as dificuldades, ouvi muitas histórias que me fizeram refletir sobre situações cotidianas que nos passam despercebidas, história que me mostraram o valor que a coragem, a paciência, a perseverança tem em nossas vidas e que nunca podemos esquecer esses valores que nos tornam cada dia pessoas melhores, mas em todas essas histórias tinham um princípio de sabedoria. A sabedoria é um valor que poucos carregam consigo, mas os que carregam são capazes de distinguir situações que muitos não conseguiriam. Tiveram histórias, todas verdadeiras, que me mostrou a importância de ter amizades, como por exemplo, a história da cobra Tuluperê, onde só foi possível os guerreiros derrotarem a gigantesca cobra quando eles se uniram e foram juntos em busca de acabar com o que tanto afligiam a sua tribo. Nessa história além de tudo que eu consegui extrair de valores que irão me ajudar muito no futuro eu e os meus amigos fizemos um trabalho em grupo super produtivo que nos aproximou mais. Além desse trabalho, tiveram vários outros durante o ano, uns mais complicados que exigiram muita paciência e perseverança para concluí-los outros não tão complicados mais todos me fizeram aprender algo novo. Nas avaliações eu me sai bem, pois estudei e me esforcei muito para a minha avaliação pessoal fosse boa e eu gostei muito do meu desempenho, foi o ano letivo que eu mais me esforcei em aprender, não só para ficar com notas azuis, mas para garantir um futuro melhor para mim, para eu poder trabalhar em um lugar bom que só com os estudos e os valores que eu aprendi durante esse ano eu conseguirá. Esse ano eu adotei três valores que eu vou levar sempre comigo, são eles: a perseverança, a paciência e a fé. A perseverança eu pratiquei nesse ano estudando, ou seja, procurei saber e aprender tudo aquilo que eu não tinha entendido por mais difícil que eu tinha considerado a matéria. A paciência tive não só na escola como fora dela. Na escola aprendi a ter paciência para enfrentar problemas em grupo que me deixaram magoadas mas com ela eu consegui resolve-los sem deixar rastros de magoa ou chateação e fora da escola com varias outras situações da vida que me mostraram o quanto é bom encarar os problemas com calma e não se estressar para depois colher resultados bons. E a fé e uma coisa que eu sempre carreguei comigo, é ela que sempre me deu forças para continuar a sonhar e realizar esses sonhos que muitos julgaram impossíveis e é com ela, com a perseverança e a paciência que eu vou conquistar e realizar todos os meus sonhos e tudo aquilo que almejo que será bom para mim e para o meu futuro.
O que mais me marco mesmo foram os valores que sem as aulas de português talvez eu não parasse para percebê-los. Foram eles: dar valor a nossa família, aos nossos amigos, a nossa saúde, estudar, pensar em nosso futuro e fazer coisas que nos ajudarão a realizarmos aquilo que almejamos, sonhar, dar mais valor a nossa vida, ser humilde com as pessoas e não trata-las com arrogância, ter liberdade de expressão, ser corajoso para encarar as diversas situações de nossas vidas, sempre ter respeito ao próximo, ter amor ao próximo e amor a nós mesmos o que é essencial, pois primeiro nós temos que respeitar a nos mesmos e nos amar pois assim as outras pessoas também irão nos respeitar e nos adimirar, ser pessoas disciplinadas, ter atenção, ser educada. Todos esses valores levava comigo, mas não como eu levo agora, as situações difíceis e complicadas ou até mesmo as boas nos ajudam a entender melhor a importância deles na pratica. Eu os usei tanto em situações que foram muito boas pra mim quanto em outras difíceis que me deixaram desanimada, para baixo sem animo, mas essas situações todos nós passamos o que nos diferenciam das outras pessoas é como vamos encara-las, como vamos reagir perante elas que muitas vezes vem só para nos testar, para testar o quanto os nossos valores estão presentes em nós ou até quando somos aquela pessoa paciente, educada, gentil. Se em momentos mais complicados a nossa personalidade mudar quer dizer que não carregamos nenhum valor, que não temos nenhum  valor, quer dizer que não aprendemos direito e que temos muito a aprender ainda, agora se nesses momentos continuarmos fortes e com os nossos valores conosco ai sim podemos dizer que somos pessoas de valor. Foi tudo isso que eu aprendi através das conjunções, das subordinações, dos hiatos, tritongos e ditongos, ou seja, foi muito mais que “matérias” dadas, foram dias em que eu aprendi a me respeitar mais, a respeitar mais aos outros, muitas vezes com uma simples frase em que o professor falava eu conseguia analisar situações da minha vida em que ficaram bem mais claras ou de fácil solução. Esse ano eu só tenho a agradecer a tudo que o professor e os meus amigos me ensinaram e me ajudaram a compreender, só tenho a agradecer por tudo o que eu aprendi que foi graças as essas pessoas que me acompanharam o ano todo, algumas dês de a primeira série outras de poucos anos e outras desse ano. Foi tudo mais que perfeito.

OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário