terça-feira, 27 de maio de 2014

As mil palavras das aulas de língua portuguesa de 2013 - Série Mil Palavras




Por Bianca Rodrigues

Ao terminar o oitavo ano, no ano passado, fiquei imaginado como seria o tão sonhado nono ano, o qual todos diziam que seria difícil cheio de coisas para fazer e muito corrido. Mas, depois de viver este ano, fazendo diversas descobertas, percebi que não era nada do que diziam, eu gostei.
Para falar a verdade, eu não gostava muito de português, achava que era apenas um monte de regras impossíveis de lembrar, mas que eu deveria usar. Pois foi isso que aprendi nos anos anteriores nesta mesma escola.
Este ano de dois mil e treze, foi bem produtivo. Eu não imaginava, de verdade que português envolvia tudo isso. Foram histórias, músicas, aprendizagens como fazer capa de trabalho, coisa que eu não sabia, mas deveria saber.
Descobri que a literatura brasileira não é um bicho de sete cabeças, que não é chata como as pessoas dizem. Conheci até alguns clássicos como, Lima Barreto, Carlos Drummond de Andrade (salve Drummond), Machado de Assis e outros, bem interessantes por sinal.
Até me tornei membro de um blog, e achei legal demais, tipo, me senti importante, confesso. Sabe, nunca fiz tanto trabalho em grupo como fiz este ano. Adorei também, pois, apesar de ser complicado, às vezes, de acontecer que uma pessoa do grupo não fazer nada, ou esquecer o pen drive ou até faltar no dia da apresentação, acho legal demais, porque assim você aprende ouvir diferentes opiniões, aprende que não é só você sabe? Porque tipo, eu sou uma pessoa que quer tudo certinho na medida do possível, e quando eu faço trabalhos em grupo, eu gosto de, não diria tomar a frente, mas fazer que tudo saia perfeito e do meu jeito. Por isso achei bom realizar tantos trabalhos em equipe, pois, eu, aprendi a ouvir as pessoas, a saber, que e eu não estava sozinha.
Outra coisa que eu amei deste ano, foi montar textos e poemas. Eu ADORO fazer isto, eu acho legal mesmo, mas nos anos anteriores não tive oportunidades.
Aprendi que palavras parecidas são diferentes, como cozer e coser.
Ouvi histórias horripilantes, como o gato preto e até historias sobre a vida de um certo professor de português, sabe.
Ah, e nunca me esqueci que “toda palavra dita fora do contexto, pode ser um sinal de loucura” (acho que sou louca).
Também, gostei de falar sobre os valores da vida, pois acho que aprendi a valorizar mais os meus.
Por causa dos ensinamentos recebidos este ano na matéria de língua portuguesa, não errarei muitas coisas ao escrever qualquer texto, como citar o autor de qualquer frase escrita, dar sempre coerência ao meu texto, e outros que não me recordo mais.
Aprendi palavras novas neste ano, como TRASCEDENTAL. E também pude conhecer musicas como a de Itamar Assunção “Vida de artista’’ e “Martelo Rap Ecológico” de Zé Ramalho.
A partir das aulas deste ano, pude melhorar minha leitura e escrita de textos e a interpretação deles também.
Aprendi a postar coisas no blog “Click dos colegas’’, já disse que sou membro deste blog?
Minhas notas na matéria de português aumentaram por demais neste ano, só neste bimestre que acho que fui muito mal na prova, não sei porque, mas sei que chorei. Por essa razão estou fazendo este enorme texto de mil palavras para entregar ao professor de língua portuguesa, para ganhar um ponto extra.
Mas tudo bem, o professor foi tão bonzinho neste ano com os alunos do nono A que acho que isso é só um “pagamento’’ para ele, e o ponto ainda vai ser meu (risos).
Escrever essas mil palavras nos ensina a ser perseverantes, até nisto ele nos ensina, veja.
E falando um pouquinho do nosso queridíssimo professor Maurílio...
Desde o principio das aulas eu gostei de tê-lo como professor. Ele é legal, e como pode ter visto, nos ensinou diversas coisas.
Não vou dizer que em algum momento não gostei de algumas de suas atitudes, como me xingar por colocar uma pasta em cima de seu tablet novo, ou me confundir nesta ultima prova. Mas foi tudo muito bom este ano que está preste a acabar. Vou sentir saudades dele. E sei que ela vai sentir a minha também. E espero ganhar um de seus livros ao final do ano, pois vou adorar muito, de verdade, do fundo do meu coração. E não pensem que quero puxar o saco aqui não viu.
Outra coisa que eu gostei de fazer foi o trabalho de leitura de texto. Adorei cada momento. Isso foi muito bom para todos nós, quero dizer, foi um incentivo para podermos ler, pois a leitura é uma coisa muito boa para todas as pessoas deste mundo. A leitura ajuda na imaginação, na criatividade, nos traz mais conhecimentos. Devo tudo isso ao Maurílio, irmão do fogo.
Ah, e não pensem que me esqueci do momento mais legal que vivi este ano, a parte de fazer teatros e esquetes. Eu AMEI DEMAIS. Fizemos três esquetes do livro de Lima Barreto, “Triste Fim”. Ficou super legal.E depois,outra de um conto de Lygia Fagundes Telles.
Mas não pesem que este ano de dois mil e treze foi apenas histórias, musicas, esquetes e brincadeiras não. Tivemos matérias como orações coordenadas e subordinadas.
Eu fiz um cursinho preparatório no decorrer deste ano, e pude perceber que tudo o que a professor tentou aprofundar sobre a matéria, para mim, foi como se fosse uma revisão do que já havia aprendido nas aulas de português.
E sem contar que as aulas de português me ajudaram não só com as lições que aprendi, mas também com a super prova que tive neste ano, a prova da EMBRAER, que espero muito ter ido bem.
Enfim, estou nesta escola desde a terceira série, com o mesmo pensamento de que língua portuguesa é chata. Mas no ultimo ano, descobri que esta matéria é importante demais para minha vida, e que não seria nada especial sem a participação de um certo professor ai. Obrigada!
 


OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)

5 comentários:

  1. Nossa, que tempo ein kkkkk
    Q sdds de tudo professor !!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é.
    O tempo passa, né, Bianca?
    E a gente vê que tudo valeu a pena!

    Saudades também!

    Boa sorte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Se valeu ! kkk
    As vezes me pego lembrando dos tempos que já se foram,e uma coisa é certa,sua aulas marcaram muito Prof (;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz em saber! Uma de minhas intenções era marcar mesmo. Que bom que consegui. Ufa! rsrs.

      E lembre-se: Os tempos não se foram. Estão aí, a nossa disposição.
      "O Universo é infinito e eterno. Somos parte dele e portanto, somos infinitos e eternos também!"
      Salve!

      Abrçs,
      Prof. Maurílio de Carvalho

      Excluir