terça-feira, 27 de maio de 2014

AS MIL PALAVRAS DE LÍNGUA PORTUGUESA _Série "Mil Palavras"



Por Felipe Medeiros Mendes – N º 11 – 9 º Ano A
18 / 11 / 2013

2013 foi um ano cheio de surpresas, novos professores, novos amigos e novos desafios .
Acompanhamos a chegada de um novo professor à nossa escola, um poeta , um filósofo,  um homem cheio de mistérios e histórias, “ o” professor Maurílio de Carvalho, que vem nos ensinando, além de Língua Portuguesa, filosofia, leitura e a mudança em nossos pensamentos, vem nos preparando para seguir em frente desafiando a realidade.
 
No começo, todos ficaram meio tristes, por um novo professor e não o velho professor de Língua Portuguesa do ano passado, mas com o tempo, fomos pegando o jeito e entrando no ritmo das aulas do “novo professor”.
 Junto com suas histórias que nos faziam viajar, ele também nos faz aprender a matéria dada, você tem que prestar atenção e estudar o que foi pedido, caso ao contrário, você não consegue entrar no ritmo, sempre houve tarefas e correções, de uma forma ou outra, você aprenderia alguma coisa.

No primeiro bimestre, começamos com Orações Coordenadas, nada muito difícil, uma matéria continuativa do 8º Ano, mas complicou para muita gente que não ”levou a sério” na matéria do ano passado, inclusive eu mesmo passei por algumas complicações mas consegui me sair bem no final, com 9 de 10 do total. Foi, também, quando o professor Maurílio nos contou a história do Homem Mais Azarado do Mundo, cuja a história contava a vida de um homem que procurava Deus para acabar com seu azar.

 O segundo bimestre foi o que eu considerei o mais difícil e que me saí mal. Consegui acompanhar a matéria toda de Orações Substantivas, fui bem na prova, porém, mal no Jutest, um simulado da escola, e também, mal no trabalho do segundo bimestre . O trabalho tinha como objetivo, ler um livro de autor nacional, e seguir o roteiro do trabalho, cujo pedia um resumo do livro, texto produtivo, conclusão, apresentação em slide / vídeo / esquete , etc... O que aconteceu é que não segui o roteiro corretamente e não consegui produzir bons slides. Acabei com 8 de 10 do total. O professor também nos apresentou ao retrato do Parasitismo, que mostrava um homem que representava o “chefe” dos trabalhadores, e que também, recebia por eles. Isto está presente em quase todos os lugares, um exemplo, foi o filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” que assistimos e tivemos que relacionar a imagem com o filme . Foi o bimestre mais cansativo de muitos trabalhos, porém, no final, o professor nos surpreendeu com uma história, A Fonte da Vida, que contava a história  de um rei prestes à morrer e que confiou em seus 3 filhos para trazer a “água” da vida, porém destes 3, havia o mais fraco em quem ninguém confiava mas que no final, foi o único que conseguiu trazer a água da fonte da vida para seu pai. Esta história nos ensinou uma lição de moral que, nunca devemos julgar as pessoas pelo seu “físico” ou força, e sim, pela inteligência. E no final do bimestre, saímos de férias.

Na volta as aulas, cheguei com vontade de ter aula, não sei o motivo, mas as férias estavam chatas. Para começar, o professor Maurílio contou uma história para servir como uma “entrada” para o terceiro bimestre. A matéria era Orações Adjetivas, nada muito difícil, bastava você saber diferencias as Restritivas das Explicativas. Não houve prova neste bimestre, apenas listas de exercícios e revisões de interpretação de texto. A maioria dos alunos da sala conseguiram ir bem neste bimestre, pois a maioria foi bem no Jutest. Antes de dar início ao quarto bimestre, o professor nos contou a história da Tuluperê, uma história que também trazia uma lição de moral igual ao da “Fonte da Vida” , e que também levou aos alunos a produzirem vídeos, desenhos e trabalhos sobre a história . O professor também nos contava histórias e poemas de outros atores, músicas e imagens que nos faziam pensar sobre a realidade e produzir um texto conclusivo junto com exercícios.

Felizmente ( ou não ), chegamos ao último bimestre do ano, nossas últimas provas e atividades serão neste bimestre.Os alunos realmente entraram no ritmo de suas aulas, e estão admirando muito o professor que tem, até mesmo criaram uma página de fã-clube em uma rede social que todos usam atualmente. Todos chegam à conclusão de que a cada dia de aula que passa, ganhamos mais conhecimento e moral do professor Maurílio. Está sendo o melhor bimestre até agora, tivemos o churrasco do 9 º ano nos dias anteriores, porém foi uma pena que nosso professor Maurílio não pôde comparecer .
Estudamos neste bimestre, Orações Adverbiais e Orações Reduzidas e também, revisamos toda a matéria desde o começo deste ano, de todos os bimestres. Acredito que este bimestre está sendo ainda mais cansativo do que o segundo. Pois, tivemos que estudar pra prestar vestibulares, estudar para as provas, trabalhos, listas de exercícios e também, a feira de ciências.
Acredito que consegui ir bem neste bimestre em Língua Portuguesa, fizemos um trabalho sobre poemas de atores sorteados, nossa equipe conseguiu finalizar o trabalho do poema “ Desencanto “ de Manuel Bandeira e tudo ocorreu muito bem .

O ano está acabando, e nós iremos sair desta escola, infelizmente. Estamos perto de alguma revelação que o professor Maurílio mencionou. Não sabemos do que se trata este “mistério”, estamos todos curiosos para saber do que se trata, porém, poderá ser a nossa última aula com o nosso professor.
Bom, o que dizer de todas as aulas que tivemos com este professor? O que dizer de todas as histórias, lições, diversões e atividades? Como se esquecer da Tuluperê? Como se esquecer da história do Gato Preto? Como se esquecer da “Vida de Artista”? 
 Sempre lembraremos, isto é, até quando nós estivermos vivos, do nosso melhor professor de Língua Portuguesa e Filosofia: O Professor Maurílio de Carvalho .

 OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)

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