Por Felipe Medeiros Mendes – N º 11 – 9
º Ano A
18 / 11 / 2013
2013 foi um ano cheio de surpresas, novos professores, novos
amigos e novos desafios .
Acompanhamos a chegada de um novo professor à nossa escola, um
poeta , um filósofo, um homem cheio de
mistérios e histórias, “ o” professor Maurílio de Carvalho, que vem nos
ensinando, além de Língua Portuguesa, filosofia, leitura e a mudança em nossos
pensamentos, vem nos preparando para seguir em frente desafiando a realidade.
No começo, todos ficaram meio tristes, por um novo professor e
não o velho professor de Língua Portuguesa do ano passado, mas com o tempo,
fomos pegando o jeito e entrando no ritmo das aulas do “novo professor”.
Junto com suas histórias
que nos faziam viajar, ele também nos faz aprender a matéria dada, você tem que
prestar atenção e estudar o que foi pedido, caso ao contrário, você não
consegue entrar no ritmo, sempre houve tarefas e correções, de uma forma ou
outra, você aprenderia alguma coisa.
No primeiro bimestre, começamos com Orações Coordenadas, nada
muito difícil, uma matéria continuativa do 8º Ano, mas complicou para muita
gente que não ”levou a sério” na matéria do ano passado, inclusive eu mesmo
passei por algumas complicações mas consegui me sair bem no final, com 9 de 10
do total. Foi, também, quando o professor Maurílio nos contou a história do
Homem Mais Azarado do Mundo, cuja a história contava a vida de um homem que
procurava Deus para acabar com seu azar.
O segundo bimestre foi o
que eu considerei o mais difícil e que me saí mal. Consegui acompanhar a
matéria toda de Orações Substantivas, fui bem na prova, porém, mal no Jutest,
um simulado da escola, e também, mal no trabalho do segundo bimestre . O
trabalho tinha como objetivo, ler um livro de autor nacional, e seguir o
roteiro do trabalho, cujo pedia um resumo do livro, texto produtivo, conclusão,
apresentação em slide / vídeo / esquete , etc... O que aconteceu é que não
segui o roteiro corretamente e não consegui produzir bons slides. Acabei com 8
de 10 do total. O professor também nos apresentou ao retrato do Parasitismo,
que mostrava um homem que representava o “chefe” dos trabalhadores, e que
também, recebia por eles. Isto está presente em quase todos os lugares, um
exemplo, foi o filme de Charles Chaplin “Tempos Modernos” que assistimos e
tivemos que relacionar a imagem com o filme . Foi o bimestre mais cansativo de
muitos trabalhos, porém, no final, o professor nos surpreendeu com uma
história, A Fonte da Vida, que contava a história de um rei prestes à morrer e que confiou em
seus 3 filhos para trazer a “água” da vida, porém destes 3, havia o mais fraco
em quem ninguém confiava mas que no final, foi o único que conseguiu trazer a
água da fonte da vida para seu pai. Esta história nos ensinou uma lição de
moral que, nunca devemos julgar as pessoas pelo seu “físico” ou força, e sim,
pela inteligência. E no final do bimestre, saímos de férias.
Na volta as aulas, cheguei com vontade de ter aula, não sei o
motivo, mas as férias estavam chatas. Para começar, o professor Maurílio contou
uma história para servir como uma “entrada” para o terceiro bimestre. A matéria
era Orações Adjetivas, nada muito difícil, bastava você saber diferencias as
Restritivas das Explicativas. Não houve prova neste bimestre, apenas listas de
exercícios e revisões de interpretação de texto. A maioria dos alunos da sala
conseguiram ir bem neste bimestre, pois a maioria foi bem no Jutest. Antes de
dar início ao quarto bimestre, o professor nos contou a história da Tuluperê,
uma história que também trazia uma lição de moral igual ao da “Fonte da Vida” ,
e que também levou aos alunos a produzirem vídeos, desenhos e trabalhos sobre a
história . O professor também nos contava histórias e poemas de outros atores,
músicas e imagens que nos faziam pensar sobre a realidade e produzir um texto
conclusivo junto com exercícios.
Felizmente ( ou não ), chegamos ao último bimestre do ano,
nossas últimas provas e atividades serão neste bimestre.Os alunos realmente
entraram no ritmo de suas aulas, e estão admirando muito o professor que tem,
até mesmo criaram uma página de fã-clube em uma rede social que todos usam
atualmente. Todos chegam à conclusão de que a cada dia de aula que passa,
ganhamos mais conhecimento e moral do professor Maurílio. Está sendo o melhor
bimestre até agora, tivemos o churrasco do 9 º ano nos dias anteriores, porém
foi uma pena que nosso professor Maurílio não pôde comparecer .
Estudamos neste bimestre, Orações Adverbiais e Orações Reduzidas
e também, revisamos toda a matéria desde o começo deste ano, de todos os
bimestres. Acredito que este bimestre está sendo ainda mais cansativo do que o
segundo. Pois, tivemos que estudar pra prestar vestibulares, estudar para as
provas, trabalhos, listas de exercícios e também, a feira de ciências.
Acredito que consegui ir bem neste bimestre em Língua
Portuguesa, fizemos um trabalho sobre poemas de atores sorteados, nossa equipe
conseguiu finalizar o trabalho do poema “ Desencanto “ de Manuel Bandeira e
tudo ocorreu muito bem .
O ano está acabando, e nós iremos sair desta escola,
infelizmente. Estamos perto de alguma revelação que o professor Maurílio
mencionou. Não sabemos do que se trata este “mistério”, estamos todos curiosos
para saber do que se trata, porém, poderá ser a nossa última aula com o nosso
professor.
Bom, o que dizer de todas as aulas que tivemos com este
professor? O que dizer de todas as histórias, lições, diversões e atividades?
Como se esquecer da Tuluperê? Como se esquecer da história do Gato Preto? Como
se esquecer da “Vida de Artista”?
Sempre lembraremos, isto
é, até quando nós estivermos vivos, do nosso melhor professor de Língua
Portuguesa e Filosofia: O Professor Maurílio de Carvalho .
OBS.
Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus
alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).
Esta sequência de textos são, a meu ver, uma espécie de "coroação" do
trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o
nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto
eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER"). Nesta
atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a
grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma
atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback"
positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou
completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os
alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado
alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)
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