Por Igor Messias
Nesse ano de 2013 na disciplina de português pude aprender e
compreender varias coisas com o professor Maurílio.
Gostei muito desse ano, achei bem diversificado, não ficou
aquela coisa chata de sempre fazendo a mesma coisa, o professor diversificou
bastante suas aulas fazendo com que sejam bem diferentes, em umas deu textos ,
outras gramática, umas aulas criativas e diferentes. Teve dias q fizemos aulas
ao ar livre, nos reunimos em grupos e fizemos textos coletivos depois um de
cada grupo foi ler, depois de todos lerem , fomos debater os textos enquanto o
resto dos alunos debatiam perguntas feitas por outros alunos e pelo professor.
Durante o ano tivemos três trabalhos enormes, que chegava a dar
preguiça de fazer de tão grandes, cansativos , e demorados. Mas fiz todos a mim
passado, teve um no primeiro bimestre, outro no segundo e outro agora no
quarto, e o que mais gostei foi esse pois foi um trabalho com fotos e vídeos, e
gostei MT de ter tirados algumas fotos e o vídeo ficou muito bom , mas os
outros também ficaram bons, o do primeiro bimestre foi coletivo e do segundo
foi individual, ralei muito mais consegui fazer os dois.
O professor nos contou algumas historias durante o ano, a que
mais gostei foi a do olho da turuperê, essa historia relatava uma tribo
indígena na qual seus membros estavam sumindo sem deixar nem um vestígio e um
dia o pajé e o cacique da tribo resolveu reunir os setes melhores guerreiros
para matarem a turuperê, que era uma enorme cobra. Os guerreiros saíram em
busca dessa cobra, remaram e remaram durante dias até chegar no rabo dela, só
que para mata-la teriam q chegar a cabeça, então remaram e remaram outra vez
até chegar na cabeça dela, chegando La travaram uma briga contra a cobra,
atiraram flechas e lanças na cobra até mata-la, mais o líder muito inteligente
antes de irem embora pensou e percebeu que se não levassem nada que provasse
que tinham matado a cobra, os membros da tribo não iriam acreditar neles, então
todos mergulharam e retiraram um pedaço da pele da cobra , mais o líder tinha
retirado algo mais, era o olho da turuperê, todos voltaram então a tribo
levando um pedaço de sua pele cada um. Chegando La apresentaram a todos e
disseram ter matados a cobra, mais o pajé como sabia de tudo no outro dia foi a
casa do líder e falou que sabia que não tinha trazido só um pedaço da pele , o
líder então o deu um dos olhos, e no final o professor Maurílio disse que o
outro olho, o líder deu para ele quando ele foi a tribo, e esse olho está com
ele até hoje, explicando então o seu colar misterioso.
Aprendi a compreender melhor textos, à fazê-los, fazer poemas, a
lê-los etc. fiz muitas produções de textos nesse anos, e em sua maioria com 30
linhas, nem mais nem menos. E fiz também muitos exercícios do livro de
português além de exercícios passados pelo professor para compreensão de alguma
matéria.
Aprendi sobre orações coordenadas assindéticas e sindéticas,
orações subordinadas substantivas, adjetivas e adverbiais.
Nas orações coordenadas, existem cinco tipos:
Adversativas - São introduzidas pelas conjunções Mas, porém,
todavia, no entanto, entretanto etc.
Aditivas – São introduzidas pelas conjunções E, nem, que, não
só, mas também.
Alternativas – São introduzidas por ou, ou... ou, ora...ora,
já...já.
Conclusivas – São Introduzidas pelas conjunções Logo, Pois
(posposto ao verbo),Portanto,por isso, de modo que, etc.
Explicativas – São introduzidas pelas conjunções porque, que,
pois (anteposto ao verbo) etc.
Aprendi a Classificação das orações substantivas:
Subjetivas exerce a função de sujeito da oração, e não esta na
oração principal.
Objetiva Direta exerce a função de objeto direto do verbo da
oração principal.
Objetiva indireta liga à oração principal a outra através de uma
preposição (liga verbo)
Predicativa apresenta verbo de ligação
Completiva Nominal liga à oração principal a outra com uso de
preposição (liga nome)
Apositiva exerce a função de aposto de um nome da oração
principal
As Orações subordinadas adjetivas são classificadas em
Restritivas e Explicativas.
Restritivas são aquelas que limitam, ligam-se ao antecedente
diretamente, sem vírgulas.
Já as Explicativas na escrita, aparecem entre vírgulas.
A também as reduzidas e as desenvolvidas, nesse caso o verbo se
encontram no infinitivo, no gerúndio ou no Particípio.
Tem também as classificações das orações adverbiais que foi
passada aos alunos no quarto bimestre. Elas são todas introduzidas por
conjunções subordinativas.
Temporais – Indicam o momento, a época, o tempo de ocorrência do
fato expresso na oração principal: Quando, enquanto, logo que, assim que, mal,
etc.
Condicionais – Expressam uma hipótese ou condição para que
ocorra o fato expresso na oração principal: Se, caso, contanto que, desde que,
salvo se, a menos que, sem que, etc.
Concessivas – Expressam uma concessão, um fato contrário ao
expresso na oração principal, porém insuficiente para anulá-lo: Embora,
conquanto que, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, etc.
Proporcionais – Indicam uma proporção em relação ao fato
expresso na oração principal: Á proporção que, á medida que, ao passo que,
quanto mais... (mais), etc.
Causais – Indicam a causa do efeito expresso na oração
principal: Porque, visto que, que, uma vez que, como (sempre anteposto á oração
principal), etc.
Consecutivas – Expressa uma consequência, um efeito do fato
mencionado na oração principal: Que (precedida de tal, tão, tanto, tamanho), de
sorte que, de modo que, etc.
Comparativas – Estabelecem uma comparação em relação a um
elemento da oração principal: Como, que, do que, assim como,(tanto) quanto,
etc.
Conformativas – Estabelecem uma ideia de concordância, de
conformidade entre um fato nela mencionado e outro expresso na oração
principal: Como, conforme, segundo, consoante etc.
Finais – Apresentam uma finalidade em relação ao fato expresso
na oração principal: Para que, a fim de que, que.
Enfim, esse foi um ótimo ano, na qual aprendi muito e levarei
comigo até o resto de minha vida o que aprendi com o professor.
OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP). Esta sequência de textos são, a meu ver, uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER"). Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)
OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP). Esta sequência de textos são, a meu ver, uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER"). Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário