terça-feira, 27 de maio de 2014

As mil palavras das aulas de português 2013



 Por Sthefanie Renata
Bom , as aulas começam e tudo mudou . O tão esperado 9° chegou , mas com ele veio muitas coisas novas ! Professores novos , matéria nova e um pouco mais complicada . Mas assim começou as aulas .
O professor de Português , chegamos na sala esperando aquele professor que tínhamos antes , aquele que passou um ano inteiro com nós e já nos conhecia . Mas quando entramos na sala e se deparamos com uma grande surpresa , um professor de português mas outro professor .
No começo não gostei muito , achei meio sério e marrento , mas era só uma primeira impressão , achei que no começo implicava demais comigo , não gostei desse professor . Mas conforme foi se passando o tempo , as aulas , fui mudando de ideia . É aquele professor que eu não gostava fez com que eu mudasse se ideia , hoje já gosto um pouco mais das aulas dele e vejo que a “implicância “ dele comigo foi necessária para que eu estudasse mais e prestasse mais atenção em suas aulas .
Primeiro Bimestre , fui boa mas poderia ter sido melhor , poderia ter tirado uma nota melhor , quem sabe se eu me esforçasse mais eu teria conseguido . A matéria particularmente achei fácil , aprendemos sobre os valores para nós , aprendemos o que o professor conta na hora de nos aprovar , aprendemos também textos e poemas , palavras novas , frases novas .
Aprendi a ter um pensamento novo , conforme o passar do ano . Aprendi a fazer textos melhores , porém tem uma coisa em que o professor passou o ano inteiro trabalhando com nós que foi aprender a falar na frente da sala  , no começo eu não ia , pois tinha vergonha de rirem de mim e do meu texto , mas agora , não me importa o que acham , se o professor achou bom e quer que eu leia é porque realmente ficou bom e não tenho que me importar com os outros .
Segundo Bimestre chega , e com ele chega também matéria nova e um pouco mais complicada. Achei que era tudo muito fácil , achei que minhas amigas eram mais importantes  , acabei conversando demais e não comecei a parar de fazer tarefas e algumas lições em sala de aula . Trabalho importante , achei que dava pra fazer sem ler o livro , afinal não gosto muito de ler , ler me dá sono ,até fiz o trabalho sem ler o livro , e no dia de entregar lá fui eu com o trabalho  um lixo ,  uma semana pra refazer , lá fui eu refazer meu trabalho mas de novo sem ler o livro . E na apresentação em slide não apresentei e com isso perdi nota . E com isso vem as consequências , recuperação . 
É agora aprendi que não posso dar moleza , não posso relaxar . Recuperação e ainda por cima não recuperei a nota . Mas também tem mais um agravante  tenho um delicado problema de saúde , que tenho que fazer exames a cada 6 meses , E o dia do exame e resultado caiu bem na semana de prova , e com isso minhas notas em todas as matérias caíram , mas agora é só recuperar e não deixar me atingir , pois assim vou acabar me prejudicando .

Assim vem o terceiro bimestre , acabando o ano . Agora não pode bobear , fazendo todas as tarefas , trabalhos , aprendi a ler textos para a sala e agora não tenho muita vergonha ,  meus textos estão ficando melhores , e estou aprendendo a cada dia mais com os meus erros . Estudei bastante , consegui nota e não fiquei de recuperação , que alegria ! Matéria um pouco mais complicada , mas tem que se acostumar , cada vez mais vai ficar complicada e difícil para se aprender , mas nada que um bom empenho resolva .
Quarto Bimestre já começou , e ai para alguns é tempo de se desesperar , para conseguir nota ou apenas estudar para conseguir a média normal ,e para outros relaxar . Pois bem estou dentro da média , mas mesmo assim nada de relaxar . Procurar me empenhar ao máximo .
Esse bimestre está complicado , a matéria esta um pouco mais complicada , mas até que eu estou conseguindo entender um pouco . Bom não tenho resultados ainda desse bimestre , mas espero que tenha sido bom , afinal estudei para isso , ter bons resultados .
Bom esse ano foi o último ano nessa escola , mas vem longos anos pela frente , daqui por diante cada um  tem um caminho diferente . Cada um vai estudar em uma escola , vamos nos separar . Vamos nos separar dos professores que nos conhece a anos , para ir em uma escola sem conhecer ninguém . Eu particularmente vou sentir  falta disso tudo , da escola , dos professores , das bagunças e risadas . Mas também dos xingos , dos puxões de orelhas .
Vou sentir falta das suas histórias , algumas engraçadas , outras para se pensar um pouco na vida .  É aquele professor que antes eu achava chato demais , marrento , enfim . Hoje posso dizer que por dentro esse professor é legal , engraçado , misterioso e que adora contar historias sobre sua vida . Aquele professor que sabe a hora de brincar e a hora de falar sério . Mas também tem seus dias que está chato , marrento e que não dá se quer uma risadinha! Mas enfim todos tem seus dias de graça e seus dias de estressantes .
Quero aproveitar  agradecer , por ter dado puxões de orelhas para que eu pudesse ser uma aluna melhor para que eu pudesse me empenhar mais . Tenho muito que agradecer , por tanto muito obrigado professor Maurilio.



OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)


Nenhum comentário:

Postar um comentário