terça-feira, 27 de maio de 2014

As mil palavras das aulas de portugues 2013.



Por Rafaela Cristine
Neste ano vivenciamos coisas incríveis, aprendemos valores indestrutíveis, conseguimos criar certa esperança em nós mesmos. Nas aulas de portugues, conseguimos adquirir conhecimento não só em relação à matéria que todos os professores sempre nos passam, mas adquirimos o principal, que temos que levar para o resto de nossas vidas, que são os valores. Nossa família, a união, a compreensão, o amor ao próximo, o companheirismo, o respeito, a perseverança, os nossos sonhos, a coragem, o amor de amizade, o amor que sempre vai além da amizade, a humildade, que pra mim é o mais importante de todos, pois sem ela você nunca consegue chegar a lugar algum, entre outros valores estudados. Esses valores sempre farão parte da nossa história, porque vai ser lá na frente, quando estivermos com nossos “alguns” anos que iremos lembrar esses valores, a cada momento difícil, iremos lembrar as lições que aprendemos em todas as aulas, nas histórias contadas, nas experiências compartilhadas, não só do professor para nós, mas também das experiências que nós contamos uns aos outros, das brincadeiras, das bobeiras faladas por alguns. Cada minuto desse ano valeu a pena e eu sempre vou lembrar, vai fazer muita falta, muita falta mesmo, mais eu tenho certeza que cada um aqui vai estar sempre comigo.
Eu acredito que durante esse ano algo que eu compreendi e pretendo sempre levar e seguir, é o quanto o vazio nos faz mal, esse vazio é o fato de guardarmos bens materiais, coisas que não se tem nessecidade de guardar. É preciso deixar um lugar vazio, é preciso perdoar, porque se acumularmos coisas e sentimentos inuteis nunca teremos espaço para novas e grandes oportunidades que o mundo irá nos oferecer, que a vida irá nos oferecer se é que já não deixamos muitas coisas passarem despercebidas, por isso, doe o que não usa, acredite que não são só os objetos guardados que podem paralizar a sua vida, você próprio à paraliza, os sentimentos de rancor, aquela mágoa, isso tudo ainda faz mal a você, por isso, jogue essas coisas fora, esqueça-as é dificil sim, mas é preciso, é necessário, você tem que ter a paciência de esperar que esse vazio chegue até você, mas você também precisa acreditar que esse vazio vai chegar.
Em uma das aulas deste ano, discutimos sobre um texto de Artur da Távola, em que ele falava sobre os jovens. Discutimos sobre o texto, achei interessante comentá-lo aqui por tratar de um tema que particularmente gosto, escrever sobre a juventude, sobre como é divertido e ao mesmo tempo “difícil” ser jovem. Porque o jovem nunca perde a vontade de aprender, nunca pensa em desistir e claro que se pensa logo já arruma algo para impedir essa desistência. Viver como um jovem é nunca esquecer os amigos que tem por perto, claro que os verdadeiros amigos contamos no dedo, mas todo mundo já teve experiências incríveis, com pessoas surpreendentes, viveu momentos inesquecíveis e pensou que aquilo poderia durar para sempre. E durou, até hoje dura, na mente de cada um aqui ainda existe um pensamento sobre aquele momento, pode ser uma lembrança pequena, mas que ainda existe. 
Também nas aulas de portugues deste ano eu pude perceber, através de histórias contadas e experiências compartilhadas o quanto vale a pena sonhar, porque são esses sonhos que nos levam mais longe. Eu consegui perceber que com perseverança e confiança em nós mesmos, conseguimos ir mais longe e conseguimos alcançar nossos objetivos. Objetivos esses que nos darão orgulho no futuro nos darão orgulho de olhar para trás e lembrar-se do último ano que estivemos juntos, lembrar-se da nossa turma, em que cada um deu apoio ao outro, onde momentos únicos foram vividos, onde histórias foram contadas e que em nossa memória estarão sempre guardadas. Aqui, nessa escola, com essa turma, essa galera de sempre, esse professor que nos ensinou coisas inesquecíveis, eu aprendi muita coisa, eu sei que eu nunca vou me esquecer de nada, é algo impossível esquecer isso que vivemos, principalmente depois de um ano de aprendizados únicos com nosso professor. Fizemos alguns trabalhos cansativos, porém, que no fim sempre pudemos tirar uma lição, como por exemplo, o quanto é bom e divertido fazer o trabalho em equipe, talvez seja um pouco chato e dê um pouco de trabalho também, mais o que vale é a experiência com os colegas, conhecendo o jeito de cada um e dessa forma até achando novos e eternos amigos.
Infelizmente ou felizmente o nosso último ano juntos esta chegando ao fim, o que eu mais queria era que esse momento chegasse, chega até dar desespero em pensar que ano que vem a turma vai ser diferente, as brincadeiras não terão mais graça sem vocês, mas eu vou lembrar-me dos valores que aqui foram ensinados, dentre eles estava à amizade, o amor, a coragem e também eu conto como um valor a lembrança, porque ela a maior parte das vezes, para mim, faz a mudança acontecer, é ela que talvez pode te tornar uma pessoa melhor e mais bem preparada para as coisas da vida. Eu posso dizer que foi uma honra ter aula com o nosso professor de portugues, foi somente um ano, mas talvez o melhor que eu já tive, pois foi daqui que eu tirei as minhas concepções, os meus conceitos, os meus valores se tornaram mais úteis para a minha vida.
Talvez o que foi escrito aqui pareça estar inútil demais, mais eu aprendi que a nossa opinião temos que colocar sempre, tem sempre dizer o que pensa, claro que com cautela, mas ser verdadeiro é o essencial.
Eu agradeço a você professor, por toda a matéria passada, por todas as lições dadas, por todos os valores ensinados e cada experiência vivida aqui por mim, junto aos meus colegas, eu vou levar sempre na memória, independente do assunto e da importancia para as outras pessoas. Obrigada nono ano A, por fazer desse último ano o melhor ano de todos para mim, o mais divertido, o mais complicado talvez, mas tudo isso graças ao nosso professor, que mais do que professor, foi nosso amigo. 

OBS. Este texto é parte de uma atividade opcional que solicitei de meus alunos de 9.° ano (2013 - EMIEF JUVENAL DA COSTA E SILVA - TAUBATÉ-SP).  Esta sequência de textos são, a meu ver,  uma espécie de "coroação" do trabalho que realizei com aqueles alunos. Não revelam simplesmente o nível de linguagem que eles desenvolveram até aqui, mas também o quanto eles estão crescendo como seres humanos ("APRENDENDO A SER").  Nesta atividade, duas coisas me surpreenderam positivamente. A primeira, a grande quantidade de alunos que realizaram o texto, mesmo não sendo uma atividade obrigatória. A segunda, e mais importante, o"feedback" positivo que recebi destes alunos. Neste ano (2014) que estou completando 20 anos de Magistério, o resultado que alcancei com os alunos é o que de fato me faz ver - VALEU (VALE) A PENA! Obrigado alunos! Tenho aprendido/apreendido muito com vcs! (Prof. Maurílio de Carvalho 27-05-2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário