terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livros;Erinlé o caçador;Memorias de um sargento milicia;A última tropa;A moeda do imperador; Triste fim policarpo quaresma; Grupo_Formandos_9a



 Síntese:

    O livro “A Ultima Tropa” conta à história de um menino cujo pai era tropeiro. Enquanto o menino era criança tinha o sonho de seguir os passos do pai.
Quando o menino chegou na fase de 13 anos decidiu definitivamente que viajaria com seu pai nas tropeadas, mas sua mãe não aceitava essa idéia, e mesmo assim ele foi.                                
Ele amadurece em meio à decadência do tropeirismo, que marcou a formação do Brasil, como aquela última tropeada marcará para sempre o menino.
 Em quarenta anos, quanta coisa mudou! – na sociedade e na família,
entre pais e filhos. O menino tornou-se pai após 40 anos. Ele com seus filhos retorna ao passado em lembrança no meu meio de um evento de tropeada  para perceber que há
sempre uma nova tropa partindo, destinada a sempre melhorar: a nova geração.

LIVRO: A Ultima Tropa


AUTOR: Domingos Pellegrine

Nome: Hebert Henrique Mafra Santos /N°: 15/Série: 9° ano A



Síntese
   O  livro que li , conta a história de Erilé , o Caçador , um jovem muito destemido e muito corajoso . Na aldeia que morava era muito temido por todos por ser muito forte e não ter medo de nada , com isso um vez ele teve quem enfrentar um elefante que era muito forte  e Erinlé por ser considerado o rei da floresta ninguém tinha coragem de enfrenta-lo até que esse elefante que tinha poderes mágicos e Erinlé lutou bravamente até que se transformou em um inseto e consegui entrar no elefante e perfurar o coração do pobre animal com isso Erinlé matou o elefante e ficou com seu título de rei da floresta por muito tempo.

Conclusão
  Bom conclui que meu livro é muito bom e eu aprendi muito sobre contos africanos nos quais eu não conhecia , é um livro bem interessante sobre historias e lendas , que podem ser reais ou não .

Autor : Adilson Martins
Livro : Erinlé, O Caçador
Nome : Natan Bellei Campos



Síntese e conclusão

    Este livro conta as aventuras de Leonardo, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por con­ta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus progenitores.
Sempre metido em confusões, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então, casar-se com outro.
Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é solto.Nota-se que, apesar de romântico, ao longo da trama vários aspectos do movimento são criticados, e diversas vezes satirizados. O livro foge à diversas características do estilo romântico, o relacionamento amoroso não é idealizado, Leonardo não se mostra corajoso e íntegro, como nos padrões do herói romântico. Mostra-se vagabundo, irresponsável, um anti-herói. Ele não é um vilão, mas não representa um modelo de comportamento; é uma pessoa comum. O final da história, fugindo do estilo romântico já conhecido com tragédias, Leonardo e Luisinha se casam e vivem felizes para sempre. Enfim, ele faz de tudo para prender a atenção do leitor para o próximo capítulo, criando assim um estilo próprio, um romantismo irônico, e crítico à sociedade vigente na época.

Nome: José marcos 
nº: 17 serie: 9ºa data :28/10/2012







Síntese:
    Um garoto egípcio, Kassim, que vive e estuda no Cairo acha perdido nas dunas uma velha moeda brasileira e a partir dai acontece muitas aventuras. Ele tenta descobrir se a moeda que ele encontrou teria alguma origem ou significado, por isso resolve ir atrás de um arqueólogo. Esse arqueólogo lhe diz que essa moeda pertencia ao imperador do Brasil Dom Pedro II e que após a sua visita ao Egito, Dom Pedro II havia perdido sua moeda.  
     Dom João, que por coincidência estava em Cairo, acaba por ler o jornal em que estava a noticia da moeda achada por Kassim. Então ele resolve ir atrás do garoto para obter a moeda de volta, no entanto assim que Kassim se encontra com Dom João, eles tem uma longa conversa que resulta no descobrimento de uma cidade no outro lado do oceano.
Por fim, Kassim se torna professor de história e conta sua história de vida para seus alunos a cada ano letivo.

Conclusão:
Eu gostei de quando ele conta sua história de vida aos seus alunos.


Nome:Renan Marcelo N 26 9a 


Síntese


      



Sintese;

    O livro conta a historia de Policarpa Quaresma que era um homem que gostava de ler muitos livros e era apaixonado pelo Brasil ele não gostava de produtos que fosse de outros pais ele sempre falava que "para que comprassem produtos de outro sendo que nosso pais pode produzir tudo o que precisamos falando para mudarmos a língua portuguesa para o tupi-guarani  isso foi a primeira revolução cultural, mais essa revolução não deu certo porque isso era uma Idéia absurda como que um só homem poderia fazer isso.Por esse motivo ele foi enternado como louco um tempo depois ele foi morar em um sitio onde ele comia só aquilo que produzia com isso ele criou uma comunidade de agricultores para que eles podessem ser a principalmente fonte de renda do pais. Depois disso ele foi designado para uma ilha onde ele começou a treinar soldados para a guerra do  Paraguai . Policarpo morreu um tempo depois.Lendo esse livro escrito por Lima Barreto aprendi que policarpo defendia seu patriotismo como podia e também e para sobreviver e assim ele sempre viveu, ele queria entrar para o serviço militar mais como ele não tinha estudo não podia então ele entrou com ajudante e nessa função ele permaceu por muito tempo ele conseguiu aposentar-se como major e ficou conhecido como major policarpo era como era chamado pela sua vizinhança ele gostava muito de ler e por isso ele conhecia tudo sobre o Brasil como rios plantas e etc.   Ele também queria aprender a tocar violão que nessa epoca era proibido dizia que violão era coisa de malandro seu amigo que estava ensinando ele a tocar violão ele era tão apaixonado pelo Brasil que ele só comia coisa que ele tinha certeza que foi produzido pela terra brasileira um tempo depois ele começou a estudar sobre a língua brasileira que originalmente e o tupi-guarani ele ficou tão fascinado por isso que escreveu uma carta para o presidente um livro muito interessante.

Livro: Triste fim de Policarpo Quaresma

 Autor: Lima Barreto  ;

Nome: Álvaro de Campos Guimarães / n:04 / Série 9anoA


O Jardim Secreto_Girls

 

                                     O Jardim Secreto


  O livro O Jardim Secreto retrata sobre uma garota orfã chamada Mary que perdeu seus pais por causa de uma doença que surgiu pela contaminação da água com substâncias que incluiram a côlera. Ela foi trazida para a Inglaterra a seu tio, Archibald Craven, que agora detém sua guarda.
  Um certo dia não havia nada para Mary fazer, ela resolveu brincar lá fora. Num dia ela encontro o Jardim Secreto, que estava fechado a 10 anos, Mary então resolve entrar.
Logo após ela conheceu Dickon (irmão de Martha), que a ajudou a descobri o tal segredo do Jardim Secreto.
  Uma certa noite Mary ouviu novamente um choro,e se levantou para ver quem estava chorando,em um dos quartos havia um garoto na cama chorando,parecia estar doente,e Mary começou a conversar com ele e descobriu que aquele garoto chamado Collin era seu primo que estava com os dias contados por causa de uma doença.
Mary realizou seu pedido o levando ao tal Jardim Secreto e assim ele se recuperou e o Jardim secreto que estava por fim acabado e com a ajuda de Mary,Collin e Dickon o Jardim secreto se tornou o mais belo de todos.
  Mary era muito mau humorada,mais a partir do momento em que ela conheceu aqueles meninos e o jardim ela se tornou bela,gentil e educada com as pessoas,como ela nunca tinha sido antes.


Letícia Rodrigues. 8° ano B

Autor:Frances Hodgson Burnett



Robinson Crusoé­ _ Esquilos do Oeste_9°B

 


Livro: Robinson crusoé
Autor: Daniel Defoe


Editora: Camprire
Ano: 1719
Sintese:

O livro conta a história de Robinson Crusoé que era um jovem marinheiro inglês. Um dia ele decide seguir seu caminho e parte para uma aventura sem avisar ninguém. Então embarca em um navio. Como castigo do destino, seu navio é pego por uma tempestade e naufraga. Toda a tripulação morre, exceto o jovem Crusoé, encalhado naquela ilha do Caribe. Lá ele tem duas escolhas: se deixar levar pela maré ou lutar pela sua vida. Ele busca por mantimentos no navio naufragado. Constroi uma fortaleza de madeira na praia e uma outra casa, embrenhada na floresta, a qual chamava de "Casa de Campo" onde plantou cereais a partir de grãos que haviam no navio. Fez também todas as ferramentas, mesa, cadeira e tudo o mais de que precisava para seu uso. Durante 25 anos de solidão absoluta, Robinson encontra outros valores éticos em sua vida, inclusive a religião onde passava a ler sempre a Bíblia que havia encontrado no antigo navio.
Depois de anos e anos vem uma descoberta: Robinson descobre uma “pegada” e então percebeu que não estava sozinho na ilha. Descobriu uma tribo de canibais, e destes canibais ele conseguiu "domesticar" um. Deu o nome à esse índio de Sexta-Feira. A princípio, tenta voltar às suas origens sociológicas e escraviza o homem. Aos poucos, entretanto, sua humanidade é aflorada e ele encontra um amigo.
Depois de muitos anos já na ilha, Robinson encontra um barco no horizonte e este o leva de volta até sua querida Inglaterra, deixando na ilha alguns espanhóis que sendo prisioneiros preferiram ficar morando na ilha do que voltar e serem enforcados.
Robinson, depois de um tempo e de muitas outras aventuras decide voltar à ilha e lá encontra os amigos espanhóis que o haviam ajudado a sair da ilha. A ilha já estava habitada, inclusive com crianças, pois anos atrás mandaram mulheres para lá também. Robinson fretou um navio com armas, provisões, vacas e outros animais e levou para a ilha que se tornara próspera e populosa em um vilarejo, no meio do Caribe.
 
 
          Bruno Garello­_9°b_08


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Livros: O Barril de Amontillado; O Guarani; Robin Hood; Como viver para sempre;Zac Power_Grupo Anônimo_9°A



Histórias para não dormir - Dez contos de terror
História: O Barril de Amontillado

Fortunato havia ofendido Montressor, que jurou vingança mas queria castigar sem ser castigado. Fortunato era um grande conhecedor de vinhos e Montressor aproveitou-se disso para armar uma cilada contra fortunato.
Em um Carnaval, Montressor encontrao fortunato, que ja havia bebido demais e começa a conversar com ele sobre um vinho que tinha comprado, mas não sabia se o mesmo era autentico.
Montressor conseguiu fazer com que fortunato fosse até sua adega verificar o Amontillado. Desceram até o porão. Fortunato tem uma crise de tosse que quase o fez voltar, mas mesmo assim seguiram adiante. Passaram por diversas muralhas de ossos empilhados.
Quando chegaram ao final da caverna, Fortunato muito confuso parou. E na parede haviam objetos que Montressor usaria para prende-lo. Enquanto fortunato estava surpreso com o Amontillado, Montressor ja estava desenterrando as pedras e argamassa e depois começou a fechar e emparedar a entrada do nicho. Enquanto Montressor construia a parede, fortunato se recuperava da bebedeira e enquanto ele gritava, Montressor ia terminando a parede. Enquanto se preparava para ir embora, Fortunato implorava para tira-lo de lá.
Eu gostei muito dessa história, porque você nem imagina o vai acontecer no final,e quais são os planos de Montressor. Recomendo pra quem gosta de ler clássicos!

Autor da história: Edgar Allan Poe

Autores do livro: Variados
Ano: 2009
Aluno: Alan Zuin N°1


O Guarani
O meu livro conta a história de um índio chamado Peri, trabalhava para Cecília, filha de D. Antônio de Nariz, um dos fundadores da cidade do Rio de Janeiro.
D. Antônio de Nariz estava morando na margem do Rio Paquequer, afluente do Paraíba, pois prestou grandes serviços para a coroa portuguesa, em recompensa, o governador Mem de Sá deu-lhe aquela sesmaria de uma légua para a exploração de ouro e pedras preciosas. Para lá se recolheu o fidalgo, com suas armas, sua família e um grupo de aventureiros destemidos e guerreiros.
O conflito do livro começa quando D. Diogo, o filho, durante uma caçada mata uma índia da tribo aimoré.
Cecília sofreu alguns ataques, mais Peri sempre estava perto para protegê-la, porque o dono da tribo aimoré e pai da índia morta pensava que já que mataram sua filha, teria que fazer a mesma coisa com a filha de D. Antônio de Nariz.
No final os Índios da tribo Aimoré atacaram com tudo a residência de D Antônio de Nariz, colocaram fogo em tudo e mataram todos, menos Peri e Cecília que conseguiram escapar pelo fundo em uma canoa.
Conclusão:
Conclui que gostei muito do meu livro, tem um otimo enredo, um otimo final, uma das melhores lendas que eu ja vi, recomendo para todos, pois é uma exelente história.

Autor: José de Alencar
Ano:1857 (original)
Aluno: Lucas Romaneli  N°23


Robin Hood

No começo do livro algumas pessoas que andavam na carroça na floresta eles acharam um foragido que foram roubar eles mais ele encontra um velho amigo na carroça si dois começam a conversa ai chega seu filho que se chamava Robin vendo o foragido e disse para o foragido William Stuley e disse que quando crescesse seria um foragido mais não iria roubar dinheiro de qualquer mais ia roubar de ricos .
Durante a conversa capturaram o foragido e iria executar ele durante a execução o pai de Robin matou William por gratidão do que Will fez por ele Robin vendo isso ficou com raiva de seu pai e n queria mais velo mais seu pai disse q iria treinar Robin .
Depois de alguns anos treinando com seu pai Robin descobriu q seu pai tinha morrido ,com o rei sequestrado seu filho o príncipe iria assumir o reino .Robin voltando a cidade foi falar com o príncipe e o príncipe disse que sabia quem matou seu pai assim Robin foi atrás dele mais quando o encontrou descobriu q n foi ele q matou seu pai e numa conversa entre guardas a princesa descobriu q foi seu pai q matou o pai de Robin
Quando Robin voltou para o reino mentiu para o príncipe dizendo que matou aquele q matou seu pai mais o príncipe sabia q Robin estava mentindo ai mando seu braço direito para matar Robin mais depois de levar uma espada na barriga Robin escapou e foi socorrido pelo amigo de seu pai
Sabendo que o sequestro do rei foi causado pelo príncipe o Robin planejou q iria roubar todo o dinheiro do príncipe e distribuir para os pobre durante isso Robin foi capturado mais salvo por seus amigos assim ele recuou ai Robin declarou guerra contra o reino do príncipe assim começa a guerra e durante ela Robin encontra o rei q estava sequestrado mais o príncipe pegou o rei e Robin e prenderam na masmorra
La na masmorra Robin encontrou seu pai e seu pai disse tudo que tinha acontecido assim eles conseguiram escapar e lutaram Robin o seu pai e o rei e ganharam a luta depois da luta o rei nomeou Robin de sir Robin de wondestock e o Robin casou com a princesa

Autor: Tony Lee
Ano:2009
Aluno: William dos Santos N°34



Como Viver para Sempre

O livro “Como Viver para Sempre” trata de um menino que se chama Pedro, ele mora em um museu com seu avô, sua mãe e seu gato Arquimedes. Após perceber que seu avô estava doente e também não sabia quem era seu pai e o que aconteceu com ele, Pedro foi procurar soluções até que ganhou um livro “Como Viver para sempre” de uma senhora, em uma porta secreta. Dentro do museu, Pedro entrou e conheceu novas pessoas, coisas esquisitas e se aventurou com coragem e determinação em historias picantes.
Com a leitura deste livro, aprendi que se a gente quer resposta de algo,nós precisamos nos esforçar e lutar até conseguir porque nada é impossível,basta ter coragem para adquiri-lo e as vezes temos que deixar pessoas queridas para que possamos cuidar da nossa vida.
Achei muito bacana a moral que esse livro passou, de um menino que era muito querido pelo seu avô e a mãe portanto mimado,mais ele foi e tornou-se corajoso, enfrentou tudo e conseguiu o que queria.

Autor: Colin Thompson
Ano: 2006
Aluna: Sasha N°28



Zac Power - Sucesso de Cinema

O livro Retrata Sobre um menino espião de 12 anos, chamado Zac power. E um certo dia em sua escola ele recebe uma carta dizendo que ele tinha uma missão que era fazer a estréia de um filme em Hollywood que se chamava "Operações Secretas". Então Zac partiu para Hollywood.
Quando chegou foi procurar o estudio que iria gravar. No caminho ele descobre que a missão é impedir que os espiões tivessem suas mentes invadidas por uma arma que se chama visão do pensamento. Mas tem muitas dificuldades porque Zac esta sozinho e tem uns Androides atras dele, mas Zac não falha em suas missões então ele impede que invadam a mente dos outros espiões e sai são e salvo
Gostei muito do livro pois adoro histórias que o personagem sempre sai bem.

Autor: H.I. Larry
Ano:2009
Aluno: Gustavo N° 14



Vida e obra de Aletricia depois de Zoroastro

Aletrícia, era uma menina que gostava do alfabeto. A vida dela era perfeit, ela tinha uma mãe que era a melhor custureira da cidade e um pai herói de guerra.
Aletricia era filha unica, na escola ela tinha um monte de amigos. Um dia teve uma competição para quem conseguia escrever o alfabeto de trás para frente.Aletricia foi a vencedora, os professores já sabiam que ela iria ganhar e foi dito e feito. Aletricia ficou muito feliz.
Passaram alguns anos e a garota começou a trabalhar, ela acordava todo dia cedo, se arrumava e ia trabalhar, ela sabia o nome de todas as ruas que ela percorria até o trabalho. Um dia no seu serviço, ela viu um moço, e ambos se apaixonaram. Mas os dois estavam com vergonha do outro, e foi num dia chuvoso, quando ela ia ao trabalho e passando pela rua o moço estava encostado no muro e decidiu ir até ela e se ofereceu para leva-la até seu trabalho, ele convidou-a para ir ao cinema. Eles foram, mas nem assistiram o filme, ficaram um olhando para o outro.
Passaram-se os anos eles estavam combinando de se casar, ela queria ter um filho com cada letra do alfabeto com Zoroastro. Mas não era para eles se casarem, Zoroastro começou a sentir dores, muitas dores e veio a falecer. Aletricia não acreditava no que estava acontecendo. Todo dia Aletricia pensava em Zoroastro, não comia mais nada sua mãe não sabia o que fazer. Num belo dia ela comprou sopa de letrinhas, ela comia letra por letra todo dia a mesma coisa, num dia ela comeu só as letras do nome de Zoroastro em ordem. Ela terminou de comer, deitou em sua cama e descansou em paz.

Autor: Bartolomeu Campos de Queirós
Ano: ...
Aluno: Victor Luiz N°31

Começando a conhecer Antoine de Saint Exupéry_Girls



Biografia


  Antoine-Jean-Baptiste-Marie-Roger Foscolombe de Saint-Exupéry filho do conde e condessa de Foscolombe foi um escritor, ilustrador e piloto da Segunda Guerra Mundial.
  Faleceu durante uma missão de reconhecimento num acidente de avião, em 31/07/1944, provavelmente, perto da baía de Carqueiranne, em Toulon. Seu corpo não foi identificado.
Em 3 de novembro, em homenagem póstuma, recebeu as maiores honras do exército. Em 2004, os destroços do avião que pilotava foram achados a poucos quilômetros da costa de Marselha.
  Suas obras foram caracterizadas por alguns elementos em comum, como a aviação, a guerra. Também escreveu artigos para várias revistas e jornais da França e outros países, sobre muitos assuntos, como a guerra civil espanhola e a ocupação alemã da França.
No entanto, deve-se dar uma atenção a este último, O pequeno príncipe (O Principezinho, em Portugal) (1943), romance de maior sucesso de Saint-Exupéry. Foi escrito durante o exílio nos Estados Unidos, quando fez visitas ao Recife. E para muitos era difícil imaginar que um livro assim pudesse ter sido escrito por um homem como ele.
  Tornou-se piloto civil e subtenente da reserva. Atuou também como piloto de linha. Foi cabo militar no sul de Marrocos, negociando com pilotos detidos nos acidentes ocorridos naquele local.
  Antoine de Saint-Exupéry escreveu em jornais e revistas francesas. Assuntos como a guerra civil e a ocupação alemã da França foram temas recorrentes em seus textos.
Seu livro mais famoso é o “Pequeno Príncipe”, cuja obra é rica em simbolismo, com personagens como a serpente, a rosa, o adulto solitário, a raposa. O personagem principal do livro vivia sozinho num planeta pequeno, onde existiam três vulcões, dois ativos e um já extinto. Outro personagem representativo é a rosa, cujo orgulho, levou o pequeno príncipe a uma viagem pela terra. Na viagem, encontrou outros personagens que o levaram ao desvendamento do sentido da vida.


Grupo Girls: Jéssica Rodrigues, Letícia Rodrigues, Yesa Gabryelly,Karol Candido e Stefani Espíndola  8° ano B


Livros da Equipe - Dinheiro do Céu , Zumbi dos Palmares, Bem do seu Tamanho, Contos em Quadros - Grupo: Atividade Conceitual 9ºA



Livro:Dinheiro do céu
Autor:Marcos Rey

Síntese
Tudo começou em uma noite de 1964 no bairro do Bexinga na casa da família Marino
Nesta noite o senhor Don Francesco foge de casa avisando apenas ao seu neto Daniel o porque da sua fulga, na madrugada desse dia a mãe de Daniel acordou todos a todos para procurar pelo Don Francesco, depois de um tempo todos voltaram para casa sem noticias. Daniel viu que todos estavam reunidos resolveu contar o porque do sumiço do seu vô
-O vovô foi pra Itália buscar uma herança!. Disse Daniel
Todos ficaram pasmos cheios de perguntas, mas a única coisa que podiam fazer é esperar.
Dias se passaram, Don Francesco não voltou , mas Daniel só pensava no baile de sua escola, sem idéias foi pedir ajuda para o Tio Salvador, Salvador disse para ir de Sr. e Sra. Draculas, Daniel foi a um alfaiate encomendar a fantasia. Daniel visitava todos os dias sua namorada, dessa vez foram a um encontro, o que fez que todos do seu bairro soubessem de seu namoro e incluindo sua mãe que foi conversar sobre esse namoro de Daniel, mas no fim dessa conversa tudo terminou bem com a aprovação de sua mãe.
Mas algumas semanas passaram e nada de noticias de Don Francesco, Daniel em um dia ficou sabendo de uns boato sobre Mafalda sua namorada, ela confirmou esses boatos, falando que é tem um namoro arranjado e terminou o namoro com Daniel.
Semanas se passaram e finalmente chegou noticia de Don Francesco, era um cartão postal e estava escrito: Ninópolis – lindo, lindo, lindo. Todos ficaram despontados , só podiam voltar a esperar.
E o dia da volta de Don chegou,Don entrou na casa e todos o abraçaram e logo foram jantar, e a pergunta de todos foi feita.
Onde esta a herança? Perguntou Atílio, pai de Daniel.
Don Francesco: Não tinha herança, só esta garrafa de vinho.
Sentados a mesa, enquanto ouviam noticias sobre política, os homens bebiam o vinho com um sorriso no rosto, todos concordavam que era um ótimo vinho e Atílio disse
É a vida continua!
Conclusão
Gostei muito do livro, aprendi bastante de como era a vida na época dos anos 60, e como essa época é diferente da de agora
É uma ótima história, a cada pagina você quer ler mais ainda, gostei do personagem Tio Salvador com seu jeito de falar e seus conselhos. Bom livro e recomendo.

Aluno: Carlos Alberto





Livro: Zumbi , o ultimo herói dos palmares
Autor: Carla Caruso
Síntese
 O livro fala que os negros vieram de grandes navios negreiros na sua viajem,muitos negros morreram mais quando chegaram ao Brasil .acharam terras desconhecidas se tornaram escravos e as vezes eram trocados por sues donos por uma garrafa de conhaque e eram separados de suas famílias e seus nomes e cultivos eram trocados.
    Os senhores de engenho eram donos de grandes terras e grandes coisas e assim os negros trabalhavam para eles como seus escravos e seus donos,assim também tinha os Feitor era como um senhor das matas nas casas dos senhores de engenho quando um negro queria fugir o feitor grita:negro fugitivo!!
  Assim quando os negros são capiturado  eles são amarrados a um tronco deixando o a ser chicoteado,então logo depois eles faziam um negro,jogar sal e deixa
  As fugas sempre aconteciam um ou outro escravo numa distração do feitor,fugia corriam pelos canaviais até encontra a floresta as vezes eles entravam e muitos não sobreviviam já que a floresta era cheira de feras e mistério 
 Mas houve uma noite especial quarenta escravos fugiram no sul de Pernambuco, eles foram com,foices cacetes e acabaram com os senhores de engenho e os feitores e depois massacraram a população da fazenda,os quarenta escravos sabiam que rapidamente seriam descobertos e então foram para as florestas ai eles foram numa floresta cheio de espinhos,onças e cobras das chuvas torrenciais,mais o caminho que sempre foi avistado pelos escravos quando trabalhavam nas lavouras:uma montanha azul,um local que eles chamavam de serra da barriga
   O Quilombo muitos negros fugiam não só na regiam de Pernambuco e Alagoas, como também em todo o Brasil eram chamados de Quilombos por causa das Palmeiras
 ou Mocambo,nesses lugares os negros eram livres podiam cultiva normalmente mais muitas vezes esses lugares erram encontrados pelos,senhores e assim voltavam a ser escravos.
O quilombo da SERRA DA BARRIGA que se iniciou com os quarenta negros fugitivos se chamou-se de Palmares
  O Zumbi foi um menino que a mãe negra deixo para um Padre o nome dele era Padre Mello  o nome do zumbi era Francisco então ele vive sua vida toda  na igreja  e sempre antes de dormi olha para o monte da SERRA  quando ele faz 16 anos.ele foge para a Serra e assim La ele ganha respeito e o seu nome se torna ZUMBI e depois de um longo tempo ele se torna o chefe de todas as tribos se tornando ZUMBI DOS PALMARES
CONCLUSÃO
O livro zumbi dos palmares  se fala muito bem de um escravo que batalha pela sua liberdade muitos não sabem,mais zumbi foi um Herói para os negros o livro se fala de uma criança que nasce e foi dada a um padre, que no final se tornou alguém muito importante para o nosso país.
Eu aprendi que se formos uma equipe podemos até nos chamar de imortais mais eles não sabem que em equipe você é um vencedor. Eu gosto muito no final quando mesmo ele fraco ele batalha até o final por seu povo. Eu não gostei quando o chefe ganga zumba se rende e foi tão fraco ao homem branco. Eu recomendo este livro ao todos por ele abri os olhos de muitas pessoas e mostrarem que com equipe você é um grande vencedor

Aluno: Lucas Barbosa




Livro:Bem do seu tamanho
Autora: Ana Maria Machado

Síntese

Eles estão foram embora para sua casa com a carona que Tipiti tinha arrumado, Helena estará voltando para casa feliz pois começou a entender as coisas e sentia que sua amizade com Tipiti iria ser pra sempre  isso a deixou muito feliz.

Foram embora para casa ai no caminho chegando a casa de Helena, ela convidou a Tipiti para ir a sua casa.

Helena disse; - Tipiti vamos para minha casa para apresentá-los aos meus pais tomar um café e depois você vai pra sua casa topa?
Tipiti meio sem graça responde: -Ai Helena tenho vergonha mais aceito sim,pois estou morrendo de fome.
Ai chegando a casa de Helena os pais de Helena ficaram curiosos para saber quem será que tinha chegado, saíram depressa a porta para pode visualizar quem era.
Helena,Tipiti,Bolão e o Burrico desceram  do caminhão e agradeceram ao dono daquele veículo e depois aquele dono seguiu a viagem. Os pais de Helena correu abraçá-la muito felizes com a volta de sua filha,pois havia tempo que não via ela.
Helena disse: - Pai,mãe esse é meu novo amigo tipiti!
-Tipiti esses são meus pais!
Pais de Helena disse: -Prazer em te conhecer Tipiti!
Tipi com muita vergonha responde: -Que isso o prazer é todo meu!
Então eles entrarão,ficaram conversando sobre a viagem,tomando café,e papo vai e papo vem,já estava escurecendo,Tipiti achou melhor ir embora,então disse: -Helena está ficando tarde melhor eu ir embora eu preciso ir.
Helena Responde: -Tudo bem Tipiti,mais espero velo em breve em!
Tipiti então partiu.
Helena ficou em sua casa descansando,pois a viagem tinha sido muito cansativo.
Então na hora do jantar em volta a mesa Helena viajava com seus pensamentos longes,ai passou algumas horas Helena foi se deitar,e ela ficou um bom tempo acordada pensando será que foi verdade ou um sonho.
No dia seguinte Helena Já fazia as coisas compreendendo como é.
Helena toda feliz por entender como são as coisas,por fazer novos amigos pretende dar uma festa,claro primeiro teria que falar com os pais dela.
Então Helena quando teve essa idéia,correu logo conversar com seus pais para ver se eles a autorizava ela fazer a festa,eles até gostaram da idéia,pois podia comemorar a chega de Helena.
Helena toda feliz pois tudo estava dando certo,Helena queria encontrar Flávia e Tipiti para convidá-los para festa dela,só que ela ficou desanimada pois não sabia se encontraria eles novamente.
Ai Helena já organizava a festa um pouco desanimada,sua mãe mandou Helena ir até um mercado comprar algumas coisas para festa,então Helena indo ao mercado,e pegando as coisas que tinha que comprar,sem perceber Flávia estava no mesmo supermecado,quando Helena percebeu que sua amiga nova estava ali também ela emocionada até chora de alegria,ai abraça Flávia e a convida para sua festa.
Flávia responde: - Vou sim amiga,só me passar o endereço. A Helena voltando para casa, decidiu dar uma passadinha em um riozinho que tinha perto da casa dela, e quem ela encontra tipiti, nem ela acreditou, e abraçou e convidou para festa dela ele respondeu:
-Nossa claro que vou só me passar o endereço.
No dia da festa Flávia e Tipiti se divertindo com Helena, ficaram a noite toda festejando, ai estava ficando tarde cada um foi para suas casas felizes, pois sempre estariam juntos... E assim foi Helena, Tipiti e Flávia amigos para sempre!

CONCLUSÃO:
Eu aprendi que na vida descobrimos coisas novas e escolhas que devemos fazer que na vida tenhamos que amadurecer, pois virão dias que deveremos enfrentar.Então a parte que eu gostei for quando helena sai pelo mundo descobrindo coisa nova em forma de amadurecimento. Conhecendo pessoas novas fazendo amizades novas.O que eu não gostei foi que na história ficava falando de um bicho de duas pernas de gente e três de pau, eles cita esse bicho mais depois não fala mais só fica citando isso que eu não gostei.Eu recomendaria por que ensina a ter maturidade, leva a perceber que na vida é cheias de escolhas certas e erradas. Esse livro ensina muita coisa no mundo. Eu recomendaria a todos esse livros, pois é interessante.

Aluna: Ana Carolina



Livro: Contos em Quadros 

Conto: Pai contra Mãe 

Autor: Machado de Assis


SÍNTESE
Esse conto, traz a historia do angustiado Candido Neves, homem de muita instabilidade financeira pois não tinha um emprego ou oficio para se manter
Apos o casamento com Clara e a noticia de que um filho estaria por vir, Candinho percebe que se fazia necessário que arruma-se um trabalho,sendo assim o homem sujeita-se ao serviço de capturar escravos fugitivos.A tia de Clara não aceita muito bem a idéia de mais uma boca para alimentar, dizendo ao pai que leva-se o filho a doação.
Perturbado em seus pensamentos por uma ordem de despejo, contas a pagar, escassez de alimento, e a vinda do bebê, Candido Neves se faz capaz de tudo para presentear seu filho com a simples chance de viver.
Gostei bastante deste conto, pois nos surpreende a cada momento, Machado de Assis coloca seus personagens em situações como "sobrevivência do mais" onde se cobram a Ética e moral fazendo a nós mesmo se perguntar "O que faríamos ?"
este conto retrata um Brasil da época da escravidão, interessantes fatos como os trabalhos da época e problemas sociais mais que um conto...heis aqui um portal para viagem no tempo

CONCLUSÃO:
Aprendi que não importa quão grande é o problema nos sempre temos forças para resolve-lo, aprendi também q devemos valorizar ao Maximo o que temos pois muitos não tem.

Aluno: Vitor Verzano

A LADEIRA DA SAUDADE_FORÇA FEMININA_9ºA


   A Ladeira da Saudade
No começo da história estava descendo do ônibus um homem gordo que mecheu com Lília ela já estava brava com Marcos César e acabou ficando mais brava ainda, Marcos César então acabou convidando Lília para ir ao cinema em suas férias estava muito chata e acabou topando.
Marcos César não tinha dinheiro para comprar os ingressos Lília então comprou para os dois, pois no cinema Marcos César não parou de reclamar Marcos disse para Lília que ela dava bola para todo mundo então quando terminou o filme ela discutiu com Marcos, e a unica coisa importante para Marcos era o dinheiro e a Lília não gostou muito disso Lília então entrou em uma rua e logo em frente viu uma placa 
Dr. Rui Muniz- Médico, então ela entrou no consultório e lá era um outro mundo muitas árvores e plantas, Lília irritada falou para cortar todas essas porcarias e cimentar o Chão.
Lília chingando Alice, e a Alice chamando atenção de Lília por que ela fica chingando sua mãe, Lília então ficando muito doente por causa de Marcos, ele muito sempre preocupado com Lília suas irmãs também então Lília resolveu ficar um tempo na casa de sua tia Flávia Lília então decidida viajou para casa de sua tia, Lília se sentiu bem lá, suas primas chamaram ela para se distrair um pouco em um dia lindo Marcos foi a procura de Lília e seus pais não quiseram dizer para ele.
Então Marcos não aguentando mais foi atrás de Lília o grande Amor da vida dele depois de horas ele viu Lília na cidade então seus olhos encheram de Água e Marcos começou a chorar Lília viu Marcos e se escondeu dele Marcos então foi tentar achar Lília e não aguentando mais pediu ela em casamento e Lília acabou aceitando por que ela não aguentava mais ficar longe de Marcos.
Eu gostei do livro por que se trata de um grande amor e ele nunca desistiu do seus sonhos eu recomendo lerem ele.
Autor: Ganymédes José
Nome: Thuany Paula 9º Ano A Nº 30   


9 º A


 A Filha do Fabricante de Fogos de Artifício 


O livro conta a historia de uma menina chamada Lila que vivia a quinze mil quilômetros atrás, em um pais a leste da selva e ao sul das montanhas com seu pai Lachand um fabricante um fabricante de fogos de artifício.
Seu pai Lalchand começou a ensinar Lila a ser uma fabricante de fogos de artifício dês de pequena Lila foi crescendo e se interessando, mais pela arte de ser uma fabricante de fogos de artifício, mais o que ela não sabia era que seu pai não tinha contado os ingrediente de fogos de artifício avia três ingredientes.
Mais com a ajuda de seu amigo Chulak ela conseguiu descobrir o nome dos três ingredientes e foi logo atrás deles numa floresta cheias de perigos e avenidas.
Esse livro me fez ver que agente tem que correr atrás dos nossos sonhos com muita determinação com muita força e com fé.
Eu achei muitas legal que essa menina lutou para conseguir ser uma fabricante de fotos de artifício enfrentando todas as barreiras. 
Autor: Philip Pullman
Nome: Pamela Basto 9º Ano A Nº 25

9ºA


    Os Guerreiros do Tempo - Alunos 9º Ano A



Bianca uma adolescente de 18 anos, sempre sonhou com uma príncipe encantado um dia ela conheceu Lauro e se apaixonou por ele,e eles começaram a namorar.
Eles não namoravam em casa e os pais de Bianca não conheciam Lauro ainda , um dia o pai de Bianca  foi ao dentista e não voltou mais, quando Bianca estava chegando em casa sua mãe estava desesperada dizendo que seu pai ainda não tinha chego em casa ,Lauro ouve a conversa e se oferece para ir atrás de seu gastão (pai de Bianca). Bianca e Lauro acham seu gastão e eles conversam.
Lauro tinha três irmãos: um medico, um dentista e um advogado. Um dia Lauro recebe a noticia que um de seus parentes iam fazer uma cirurgia e ele iria precisar de um doador de sangue , Lauro de oferece e faz o teste pra ver se ele poderia ser o doador.Bianca não era mais  virgem , sua mãe não sabia disso. Bianca marca uma consulta no medico ,chegando lá a medica pergunta se ela era virgem ela disse que não ai a doutora falou para ela não fazer sexo sem camisinha porque ela poderia correr o risco de pegar alguma doença ou então ficar grávida, Bianca não gostou muito do jeito que a doutora falou com ela mas ela saiu do consultório e foi ver seu namorado. Lauro e Bianca estavam indo viajar,depois da viajem Lauro desapareceu a Bianca sempre ligava para ele e ele não atendia,ligava na casa dele e alguém sempre inventada uma desculpa. Um dia o irmão de Lauro que era medico  ligou para Bianca e falou pra ela ir ao consultório com alguém , Bianca foi com a sua mãe chegando La , Lauro o seu irmão e sua cunhadas receberam Bianca e contaram pra ela que ele estava com HIV e que ela poderia estar contaminada também ,Bianca fica desesperada e começa a fazer vários testes e tomar muitos remédios ,depois disso ela nunca mais viu Lauro e tenta levar uma vida normal .
Autor: Giselda Laporta Nicolelis
  Nome: Ana Karolayne 9º A Nº 06

    

Beto o Analfabeto - Os nets




Autor: Drummond Amorim
Livro: Beto o Analfabeto





A história fala de um super-herói triste, magrelo e
fracote, até os amigos zombavam dele. Como ninguém
a a eles só podia ser
motivo de gozação. Seus companheiros eram os livros
sabia qual era a sua, Beto não dava menor importânc
i de todos
andes, grossos, pequenos, feios, estragados e
os tipos, g
r
legantes. Livros importantes, sim, mas que tinham inimigos cruéis, capazes das maiores vilanias contra pequenos e grandes heróis.
e
Para enfrentar tanta gente ruim, só mesmo um super-herói, mas seria preciso
um super-herói fortão, e jamais um fracote que nem Beto. Mas, se ele era
a
vida de Beto até um dia - tem sempre um dia na vida do Beto - que acontec
assim, fazer o quê! Enfrentar a situação não é mesmo! E assim ia correndo
e um
.
milagr
e


conclusão 

gostei mas recomendaria a todos que querem ler um livro legal, aprendi poucas e boas lições.

Bruno Diego 8ºA

como treinar seu dragão - Os nets




Autor: Soluço Spantosicus Strondus III
Livro: Como treinar o seu dragão





Como Treinar O Seu Dragão começa com Soluço Spartosicus Strondus III em sua iniciação para a Tribo dos Hooligans Cabeludos. Sua missão é subir nas congelantes cavernas recheadas de dragões em Coma por Adormecimento e capturar aquele que será o seu dragão! E certo isso não vai acontecer sem muitas trapalhadas.

Soluço, que é o filho do chefe da tribo, deveria ter um dragão imponente, do tipo Pesadelo Monstruoso, o mais temido de todos. Porém aquele que conseguiu capturar é simplesmente o menor e mais simples Dragão de Jardim já visto, e totalmente banguela! 
Ainda assim, todos os calouros, para entrar para a tribo dos Hoolingan têm que passar no teste final de iniciação, que se dará na comemoração no Dia de Thor, mostrando que eles são capazes de treinar e domesticar o seu próprio dragão. Mas Banguela, tem temperamento próprio, é teimoso, e só faz o que quer, quando quer. Não está nem aí, e só se importa com seu próprio ego. Indomesticável! E nem adianta reclamar, hein.
Soluço guarda um segredo, que mais cedo ou mais tarde será revelado e uma dificuldade incrivelmente gigante está atrapalhando a vida na Ilha de Berk.


conclusão
gostei de tudo menos da parte que o dragão é quase morto,aprendi muito como dar com as situação da vida

Miguel dias 8ºA


Eu nunca serei um super herói_Super alunos_8°A

                               

                       O livro é uma comédia romântica que conta a história de um adolescente de 13 anos de idade que sofre por um amor não correspondido e passa por conflitos no colégio. 
Tudo começou quando a bela Julia passa pela porta da sala de aula e Alfonso olha pra ela e se apaixonar misteriosamente e perdidamente por ela. Mais apesar dos dois estarem na mesma sala ele não fala com ela, Alfonso não tem a minima coragem de falar com Julia. Alfonso tenta manter sua paixão em segredo e com isso começa a escrever poemas e mais poemas relacionando o que ele esta sentido e o que ele sente pela  Julia.
O tempo vai passando e ele não fala com a Julia por falta de coragem. Chega um dia um motoqueiro vem buscar a Julia e Alfonso perde todas as suas esperanças achando que é o namorado de Julia até que chega um dia o professor manda fazer trabalho em dupla e ele escolheu Alfonso e a Julia. 
Alfonso ficou todo bobo, todo feliz, alias ele ia fazer trabalho com a amada dele.
Mais apesar dos dois fazerem trabalhos juntos a Julia não liga pra ele em nenhum momento, é como se ele não estivesse ali.
O tempo foi passando e Alfonso descobriu que o tal motoqueiro não era o namorado de Julia e sim seu irmão.
Ah Julia saiu da escola. Alfonso continua escrevendo as cartas românticas em segredo  A professora de matemática continua enchendo o saco de Alfonso. Ah paixão de Alfonso manteve com ele em segredo e cada um foi vivendo a sua vida.


   Livro: Eu nunca serei um super herói. 
 Autor: Antonio Santa Ana.  
Aluna: Beatriz lima de almeida.