terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livros;Erinlé o caçador;Memorias de um sargento milicia;A última tropa;A moeda do imperador; Triste fim policarpo quaresma; Grupo_Formandos_9a



 Síntese:

    O livro “A Ultima Tropa” conta à história de um menino cujo pai era tropeiro. Enquanto o menino era criança tinha o sonho de seguir os passos do pai.
Quando o menino chegou na fase de 13 anos decidiu definitivamente que viajaria com seu pai nas tropeadas, mas sua mãe não aceitava essa idéia, e mesmo assim ele foi.                                
Ele amadurece em meio à decadência do tropeirismo, que marcou a formação do Brasil, como aquela última tropeada marcará para sempre o menino.
 Em quarenta anos, quanta coisa mudou! – na sociedade e na família,
entre pais e filhos. O menino tornou-se pai após 40 anos. Ele com seus filhos retorna ao passado em lembrança no meu meio de um evento de tropeada  para perceber que há
sempre uma nova tropa partindo, destinada a sempre melhorar: a nova geração.

LIVRO: A Ultima Tropa


AUTOR: Domingos Pellegrine

Nome: Hebert Henrique Mafra Santos /N°: 15/Série: 9° ano A



Síntese
   O  livro que li , conta a história de Erilé , o Caçador , um jovem muito destemido e muito corajoso . Na aldeia que morava era muito temido por todos por ser muito forte e não ter medo de nada , com isso um vez ele teve quem enfrentar um elefante que era muito forte  e Erinlé por ser considerado o rei da floresta ninguém tinha coragem de enfrenta-lo até que esse elefante que tinha poderes mágicos e Erinlé lutou bravamente até que se transformou em um inseto e consegui entrar no elefante e perfurar o coração do pobre animal com isso Erinlé matou o elefante e ficou com seu título de rei da floresta por muito tempo.

Conclusão
  Bom conclui que meu livro é muito bom e eu aprendi muito sobre contos africanos nos quais eu não conhecia , é um livro bem interessante sobre historias e lendas , que podem ser reais ou não .

Autor : Adilson Martins
Livro : Erinlé, O Caçador
Nome : Natan Bellei Campos



Síntese e conclusão

    Este livro conta as aventuras de Leonardo, filho ilegítimo dos portugueses Leonardo Pataca e Maria da Hortaliça. Como os pais não desejassem criá-lo, Leonardo fica por con­ta de seu padrinho (um barbeiro) e de sua madrinha (uma parteira), após a separação dos seus progenitores.
Sempre metido em confusões, desde cedo Leonardo mostra-se um grande malandro. Já moço, apaixona-se por Luisinha, mas põe o romance a perder quando se envolve com a mulata Vidinha. A primeira decide, então, casar-se com outro.
Tempos depois, Leonardo é preso pelo Major Vidigal, enfrenta diversos problemas, mas acaba sargento de milícias. Quando da viuvez de Luisinha, reaproxima-se da moça. Os dois casam-se e Leonardo é solto.Nota-se que, apesar de romântico, ao longo da trama vários aspectos do movimento são criticados, e diversas vezes satirizados. O livro foge à diversas características do estilo romântico, o relacionamento amoroso não é idealizado, Leonardo não se mostra corajoso e íntegro, como nos padrões do herói romântico. Mostra-se vagabundo, irresponsável, um anti-herói. Ele não é um vilão, mas não representa um modelo de comportamento; é uma pessoa comum. O final da história, fugindo do estilo romântico já conhecido com tragédias, Leonardo e Luisinha se casam e vivem felizes para sempre. Enfim, ele faz de tudo para prender a atenção do leitor para o próximo capítulo, criando assim um estilo próprio, um romantismo irônico, e crítico à sociedade vigente na época.

Nome: José marcos 
nº: 17 serie: 9ºa data :28/10/2012







Síntese:
    Um garoto egípcio, Kassim, que vive e estuda no Cairo acha perdido nas dunas uma velha moeda brasileira e a partir dai acontece muitas aventuras. Ele tenta descobrir se a moeda que ele encontrou teria alguma origem ou significado, por isso resolve ir atrás de um arqueólogo. Esse arqueólogo lhe diz que essa moeda pertencia ao imperador do Brasil Dom Pedro II e que após a sua visita ao Egito, Dom Pedro II havia perdido sua moeda.  
     Dom João, que por coincidência estava em Cairo, acaba por ler o jornal em que estava a noticia da moeda achada por Kassim. Então ele resolve ir atrás do garoto para obter a moeda de volta, no entanto assim que Kassim se encontra com Dom João, eles tem uma longa conversa que resulta no descobrimento de uma cidade no outro lado do oceano.
Por fim, Kassim se torna professor de história e conta sua história de vida para seus alunos a cada ano letivo.

Conclusão:
Eu gostei de quando ele conta sua história de vida aos seus alunos.


Nome:Renan Marcelo N 26 9a 


Síntese


      



Sintese;

    O livro conta a historia de Policarpa Quaresma que era um homem que gostava de ler muitos livros e era apaixonado pelo Brasil ele não gostava de produtos que fosse de outros pais ele sempre falava que "para que comprassem produtos de outro sendo que nosso pais pode produzir tudo o que precisamos falando para mudarmos a língua portuguesa para o tupi-guarani  isso foi a primeira revolução cultural, mais essa revolução não deu certo porque isso era uma Idéia absurda como que um só homem poderia fazer isso.Por esse motivo ele foi enternado como louco um tempo depois ele foi morar em um sitio onde ele comia só aquilo que produzia com isso ele criou uma comunidade de agricultores para que eles podessem ser a principalmente fonte de renda do pais. Depois disso ele foi designado para uma ilha onde ele começou a treinar soldados para a guerra do  Paraguai . Policarpo morreu um tempo depois.Lendo esse livro escrito por Lima Barreto aprendi que policarpo defendia seu patriotismo como podia e também e para sobreviver e assim ele sempre viveu, ele queria entrar para o serviço militar mais como ele não tinha estudo não podia então ele entrou com ajudante e nessa função ele permaceu por muito tempo ele conseguiu aposentar-se como major e ficou conhecido como major policarpo era como era chamado pela sua vizinhança ele gostava muito de ler e por isso ele conhecia tudo sobre o Brasil como rios plantas e etc.   Ele também queria aprender a tocar violão que nessa epoca era proibido dizia que violão era coisa de malandro seu amigo que estava ensinando ele a tocar violão ele era tão apaixonado pelo Brasil que ele só comia coisa que ele tinha certeza que foi produzido pela terra brasileira um tempo depois ele começou a estudar sobre a língua brasileira que originalmente e o tupi-guarani ele ficou tão fascinado por isso que escreveu uma carta para o presidente um livro muito interessante.

Livro: Triste fim de Policarpo Quaresma

 Autor: Lima Barreto  ;

Nome: Álvaro de Campos Guimarães / n:04 / Série 9anoA


3 comentários: