segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Livros da Equipe - Dinheiro do Céu , Zumbi dos Palmares, Bem do seu Tamanho, Contos em Quadros - Grupo: Atividade Conceitual 9ºA



Livro:Dinheiro do céu
Autor:Marcos Rey

Síntese
Tudo começou em uma noite de 1964 no bairro do Bexinga na casa da família Marino
Nesta noite o senhor Don Francesco foge de casa avisando apenas ao seu neto Daniel o porque da sua fulga, na madrugada desse dia a mãe de Daniel acordou todos a todos para procurar pelo Don Francesco, depois de um tempo todos voltaram para casa sem noticias. Daniel viu que todos estavam reunidos resolveu contar o porque do sumiço do seu vô
-O vovô foi pra Itália buscar uma herança!. Disse Daniel
Todos ficaram pasmos cheios de perguntas, mas a única coisa que podiam fazer é esperar.
Dias se passaram, Don Francesco não voltou , mas Daniel só pensava no baile de sua escola, sem idéias foi pedir ajuda para o Tio Salvador, Salvador disse para ir de Sr. e Sra. Draculas, Daniel foi a um alfaiate encomendar a fantasia. Daniel visitava todos os dias sua namorada, dessa vez foram a um encontro, o que fez que todos do seu bairro soubessem de seu namoro e incluindo sua mãe que foi conversar sobre esse namoro de Daniel, mas no fim dessa conversa tudo terminou bem com a aprovação de sua mãe.
Mas algumas semanas passaram e nada de noticias de Don Francesco, Daniel em um dia ficou sabendo de uns boato sobre Mafalda sua namorada, ela confirmou esses boatos, falando que é tem um namoro arranjado e terminou o namoro com Daniel.
Semanas se passaram e finalmente chegou noticia de Don Francesco, era um cartão postal e estava escrito: Ninópolis – lindo, lindo, lindo. Todos ficaram despontados , só podiam voltar a esperar.
E o dia da volta de Don chegou,Don entrou na casa e todos o abraçaram e logo foram jantar, e a pergunta de todos foi feita.
Onde esta a herança? Perguntou Atílio, pai de Daniel.
Don Francesco: Não tinha herança, só esta garrafa de vinho.
Sentados a mesa, enquanto ouviam noticias sobre política, os homens bebiam o vinho com um sorriso no rosto, todos concordavam que era um ótimo vinho e Atílio disse
É a vida continua!
Conclusão
Gostei muito do livro, aprendi bastante de como era a vida na época dos anos 60, e como essa época é diferente da de agora
É uma ótima história, a cada pagina você quer ler mais ainda, gostei do personagem Tio Salvador com seu jeito de falar e seus conselhos. Bom livro e recomendo.

Aluno: Carlos Alberto





Livro: Zumbi , o ultimo herói dos palmares
Autor: Carla Caruso
Síntese
 O livro fala que os negros vieram de grandes navios negreiros na sua viajem,muitos negros morreram mais quando chegaram ao Brasil .acharam terras desconhecidas se tornaram escravos e as vezes eram trocados por sues donos por uma garrafa de conhaque e eram separados de suas famílias e seus nomes e cultivos eram trocados.
    Os senhores de engenho eram donos de grandes terras e grandes coisas e assim os negros trabalhavam para eles como seus escravos e seus donos,assim também tinha os Feitor era como um senhor das matas nas casas dos senhores de engenho quando um negro queria fugir o feitor grita:negro fugitivo!!
  Assim quando os negros são capiturado  eles são amarrados a um tronco deixando o a ser chicoteado,então logo depois eles faziam um negro,jogar sal e deixa
  As fugas sempre aconteciam um ou outro escravo numa distração do feitor,fugia corriam pelos canaviais até encontra a floresta as vezes eles entravam e muitos não sobreviviam já que a floresta era cheira de feras e mistério 
 Mas houve uma noite especial quarenta escravos fugiram no sul de Pernambuco, eles foram com,foices cacetes e acabaram com os senhores de engenho e os feitores e depois massacraram a população da fazenda,os quarenta escravos sabiam que rapidamente seriam descobertos e então foram para as florestas ai eles foram numa floresta cheio de espinhos,onças e cobras das chuvas torrenciais,mais o caminho que sempre foi avistado pelos escravos quando trabalhavam nas lavouras:uma montanha azul,um local que eles chamavam de serra da barriga
   O Quilombo muitos negros fugiam não só na regiam de Pernambuco e Alagoas, como também em todo o Brasil eram chamados de Quilombos por causa das Palmeiras
 ou Mocambo,nesses lugares os negros eram livres podiam cultiva normalmente mais muitas vezes esses lugares erram encontrados pelos,senhores e assim voltavam a ser escravos.
O quilombo da SERRA DA BARRIGA que se iniciou com os quarenta negros fugitivos se chamou-se de Palmares
  O Zumbi foi um menino que a mãe negra deixo para um Padre o nome dele era Padre Mello  o nome do zumbi era Francisco então ele vive sua vida toda  na igreja  e sempre antes de dormi olha para o monte da SERRA  quando ele faz 16 anos.ele foge para a Serra e assim La ele ganha respeito e o seu nome se torna ZUMBI e depois de um longo tempo ele se torna o chefe de todas as tribos se tornando ZUMBI DOS PALMARES
CONCLUSÃO
O livro zumbi dos palmares  se fala muito bem de um escravo que batalha pela sua liberdade muitos não sabem,mais zumbi foi um Herói para os negros o livro se fala de uma criança que nasce e foi dada a um padre, que no final se tornou alguém muito importante para o nosso país.
Eu aprendi que se formos uma equipe podemos até nos chamar de imortais mais eles não sabem que em equipe você é um vencedor. Eu gosto muito no final quando mesmo ele fraco ele batalha até o final por seu povo. Eu não gostei quando o chefe ganga zumba se rende e foi tão fraco ao homem branco. Eu recomendo este livro ao todos por ele abri os olhos de muitas pessoas e mostrarem que com equipe você é um grande vencedor

Aluno: Lucas Barbosa




Livro:Bem do seu tamanho
Autora: Ana Maria Machado

Síntese

Eles estão foram embora para sua casa com a carona que Tipiti tinha arrumado, Helena estará voltando para casa feliz pois começou a entender as coisas e sentia que sua amizade com Tipiti iria ser pra sempre  isso a deixou muito feliz.

Foram embora para casa ai no caminho chegando a casa de Helena, ela convidou a Tipiti para ir a sua casa.

Helena disse; - Tipiti vamos para minha casa para apresentá-los aos meus pais tomar um café e depois você vai pra sua casa topa?
Tipiti meio sem graça responde: -Ai Helena tenho vergonha mais aceito sim,pois estou morrendo de fome.
Ai chegando a casa de Helena os pais de Helena ficaram curiosos para saber quem será que tinha chegado, saíram depressa a porta para pode visualizar quem era.
Helena,Tipiti,Bolão e o Burrico desceram  do caminhão e agradeceram ao dono daquele veículo e depois aquele dono seguiu a viagem. Os pais de Helena correu abraçá-la muito felizes com a volta de sua filha,pois havia tempo que não via ela.
Helena disse: - Pai,mãe esse é meu novo amigo tipiti!
-Tipiti esses são meus pais!
Pais de Helena disse: -Prazer em te conhecer Tipiti!
Tipi com muita vergonha responde: -Que isso o prazer é todo meu!
Então eles entrarão,ficaram conversando sobre a viagem,tomando café,e papo vai e papo vem,já estava escurecendo,Tipiti achou melhor ir embora,então disse: -Helena está ficando tarde melhor eu ir embora eu preciso ir.
Helena Responde: -Tudo bem Tipiti,mais espero velo em breve em!
Tipiti então partiu.
Helena ficou em sua casa descansando,pois a viagem tinha sido muito cansativo.
Então na hora do jantar em volta a mesa Helena viajava com seus pensamentos longes,ai passou algumas horas Helena foi se deitar,e ela ficou um bom tempo acordada pensando será que foi verdade ou um sonho.
No dia seguinte Helena Já fazia as coisas compreendendo como é.
Helena toda feliz por entender como são as coisas,por fazer novos amigos pretende dar uma festa,claro primeiro teria que falar com os pais dela.
Então Helena quando teve essa idéia,correu logo conversar com seus pais para ver se eles a autorizava ela fazer a festa,eles até gostaram da idéia,pois podia comemorar a chega de Helena.
Helena toda feliz pois tudo estava dando certo,Helena queria encontrar Flávia e Tipiti para convidá-los para festa dela,só que ela ficou desanimada pois não sabia se encontraria eles novamente.
Ai Helena já organizava a festa um pouco desanimada,sua mãe mandou Helena ir até um mercado comprar algumas coisas para festa,então Helena indo ao mercado,e pegando as coisas que tinha que comprar,sem perceber Flávia estava no mesmo supermecado,quando Helena percebeu que sua amiga nova estava ali também ela emocionada até chora de alegria,ai abraça Flávia e a convida para sua festa.
Flávia responde: - Vou sim amiga,só me passar o endereço. A Helena voltando para casa, decidiu dar uma passadinha em um riozinho que tinha perto da casa dela, e quem ela encontra tipiti, nem ela acreditou, e abraçou e convidou para festa dela ele respondeu:
-Nossa claro que vou só me passar o endereço.
No dia da festa Flávia e Tipiti se divertindo com Helena, ficaram a noite toda festejando, ai estava ficando tarde cada um foi para suas casas felizes, pois sempre estariam juntos... E assim foi Helena, Tipiti e Flávia amigos para sempre!

CONCLUSÃO:
Eu aprendi que na vida descobrimos coisas novas e escolhas que devemos fazer que na vida tenhamos que amadurecer, pois virão dias que deveremos enfrentar.Então a parte que eu gostei for quando helena sai pelo mundo descobrindo coisa nova em forma de amadurecimento. Conhecendo pessoas novas fazendo amizades novas.O que eu não gostei foi que na história ficava falando de um bicho de duas pernas de gente e três de pau, eles cita esse bicho mais depois não fala mais só fica citando isso que eu não gostei.Eu recomendaria por que ensina a ter maturidade, leva a perceber que na vida é cheias de escolhas certas e erradas. Esse livro ensina muita coisa no mundo. Eu recomendaria a todos esse livros, pois é interessante.

Aluna: Ana Carolina



Livro: Contos em Quadros 

Conto: Pai contra Mãe 

Autor: Machado de Assis


SÍNTESE
Esse conto, traz a historia do angustiado Candido Neves, homem de muita instabilidade financeira pois não tinha um emprego ou oficio para se manter
Apos o casamento com Clara e a noticia de que um filho estaria por vir, Candinho percebe que se fazia necessário que arruma-se um trabalho,sendo assim o homem sujeita-se ao serviço de capturar escravos fugitivos.A tia de Clara não aceita muito bem a idéia de mais uma boca para alimentar, dizendo ao pai que leva-se o filho a doação.
Perturbado em seus pensamentos por uma ordem de despejo, contas a pagar, escassez de alimento, e a vinda do bebê, Candido Neves se faz capaz de tudo para presentear seu filho com a simples chance de viver.
Gostei bastante deste conto, pois nos surpreende a cada momento, Machado de Assis coloca seus personagens em situações como "sobrevivência do mais" onde se cobram a Ética e moral fazendo a nós mesmo se perguntar "O que faríamos ?"
este conto retrata um Brasil da época da escravidão, interessantes fatos como os trabalhos da época e problemas sociais mais que um conto...heis aqui um portal para viagem no tempo

CONCLUSÃO:
Aprendi que não importa quão grande é o problema nos sempre temos forças para resolve-lo, aprendi também q devemos valorizar ao Maximo o que temos pois muitos não tem.

Aluno: Vitor Verzano

19 comentários:

  1. Aí Carlos e toda equipe Atividade Conceitual. Parabéns pela participação. Lembrem-se que "todo esforço será recompensado". Continuem postando.
    Abçs,

    ResponderExcluir
  2. Lucas Barbosa , daora esse livro q vc leu da pra sabe bastante coisa da época da escravidão.

    ResponderExcluir
  3. Ana o livro seu é meio confuso , deve ter sido dificil de le o livro XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha carlos meio confuso é mesmo,dificil nen tanto viu basta voce prestar bem atenção no que voce ta lendo pra poder entender a história.

      Excluir
  4. Veio bem a calhar essa postagem com a foto do livro da Ana, "Contos em Quadros". Visto que a Ana tirou a foto do livro que ela leu, se vcs notarem no canto superior direito da capa do livro aparece a inscrição FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Quase todos os livros que os alunos leram chegaram à escola graças ao FNDE, embora essa inscrição não apareça nas outras capas q os alunos postaram, pois pegaram direto da internet ao invés de tirarem a foto da capa do livro, conforme fora sugerido pelo professor.
    Eu gostaria portanto, de destacar a EXTREMA importância desse fundo e da aquisição de livros de literatura e de literatura infantojuvenil. Esses livros são essenciais para a formação de leitores e a boa formação dos estudantes.

    Conheçam mais sobre o FNDE -

    www.fnde.gov.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc professor , livros são bons para poder formar o carater de uma pessoa e abrir a mente dela

      Excluir
    2. É a foto do meu livro professor!!

      Excluir
    3. Ok, Vitor é do seu livro, e não da Ana. Valeuu!

      Excluir
  5. obg tbm achei,ele fala muito sobre o passado do brasil sobre nosso país

    ResponderExcluir
  6. carlos junior, gostei muito do seu livro cara fala que todos não dependen so da herança de uma pessoa,mais sim do valor que a pessoa tem

    ResponderExcluir
  7. Vitor Verzano,gostei muito do seu livro cara pq muitas pessoas não veem que tem tudo mais acha que não tem nada e não da valor ao que tem

    ResponderExcluir
  8. carlos seu livro é bem interessante,pois quanto mais ta lendo quer ler pra saber como é que acaba a história...o final é muito legal gostei pra caramba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm adorei o final , n sabia se dava risada ou ficava bravo kkkkk

      Excluir
  9. Lucas Barbosa o livro Zumbi dos Palmares fala muitos dos escravos,das suas lutas e que tinha um dos escravos que representava...muito bom esse livro pois eles eram muito unidos..gostei XD

    ResponderExcluir
  10. Vitor Verzano,gosstei muito do seu livro pois ensina muito sobre da valores as coisas...

    ResponderExcluir
  11. Carlos, dahora seu livro mano. Ainda mais sendo algo importante pra nos neh, quando digo nos me refiro aos brasileiro, pois esse livro contem uma parte importante da nossa historia e cultura neh ^^

    ResponderExcluir
  12. Dinheiro caindo do céo...parece ensinar que na cooisas mais importantes que outras. se eh q vcs me entendem. rs.

    ResponderExcluir