domingo, 28 de outubro de 2012

O Pagador de Promessas_Esquilos do Oeste_9°b



 


LIVRO: O Pagador de Promessas
AUTOR: de Dias Gomes Por Eloar Quazzelli
EDITORA: Agir
ANO: 2009
SÍNTESE:

Zé do Burro era um homem simples e trabalhador que vivia com a mulher, Rosa, e com um burro de estimação a que tinha muito apego.
O burro machucara-se na cabeça e Zé, desesperado, prometera à Santa Bárbara que dividiria suas terras com os necessitados e carregaria uma cruz tão pesada quanto a de Jesus Cristo até o altar da igreja cuja santa era padroeira caso salvasse o animal. A promessa fora feito em um terreiro de candomblé por não haver tal igreja em sua cidade.
Zé saiu com a esposa, Rosa, do interior da Bahia em direção a Salvador para pagar a promessa. A viagem durou cerca de 24 horas e quando chegaram à igreja, Rosa insistiu que ele deixasse a cruz na porta, mas Zé recusou-se, alegando que a promessa era de levar até o altar.
Enquanto esperavam na escadaria presenciaram a discussão do cafetão, Bonitão, e a prostituta, Marli. Quando Marli foi embora, Bonitão se aproximou do casal indicando a Zé que tentasse a porta lateral e ficou se insinuando para Rosa.
Bonitão convidou os dois para pousar em sua casa, mas apenas Rosa aceitou o convite, pois Zé recusou-se a abandonar a cruz.
Quando o padre abriu as portas da igreja, ouviu a história do Zé do Burro e descobriu sobre o candomblé, proibiu a entrada dele. Muitos curiosos se juntaram em frente à igreja defendendo o pagador de promessa.
A imprensa apareceu, um guarda tentou convencê-lo a partir e depois mudou de idéia, a Rosa voltou arrependida, o superior do padre propôs que ele fosse embora, a Rosa foi embora novamente com o Bonitão, alguém atirou e feriu mortalmente o Zé, os policiais foram embora, o padre sofreu com a culpa e o corpo do Zé foi colocado sobre a cruz e levado para dentro da igreja.


Thales Constantini_9°B_32


4 comentários:

  1. como integrante do grupo esquilos do oeste ... esse trabalho está muito legal eo o livro pagador de promessas deve ser muito bom ... quando eu tiver a oportunidade eu vou ler esse livro ... valeu thales constantine

    ResponderExcluir
  2. Vale a pena manolo .-. Nao sou de ler livro nao,mas esse eu gostei. '-'

    ResponderExcluir
  3. É um grande livro. Fala de discriminação social e religiosa, temas recorrentes no cotidiano brasileiro. É uma obra muito indicada e nessa versão adaptada para quadrinhos, por Eloar Quazzelli, ficou bem mais acessível aos adolescentes e jovens.
    Quem quiser também pode assistir ao filme:
    http://www.youtube.com/watch?v=u7j0Jkq2eeg

    Abraços,

    ResponderExcluir