segunda-feira, 15 de abril de 2013

15 DE NOVEMBRO_LIMA BARRETO

 Escrevo esta no dia seguinte ao do aniversário da proclamação da República. Não fui à cidade e deixei-me ficar pelos arredores da casa em que moro, num subúrbio distante. Não ouvi nem sequer as salvas da pragmática; e, hoje, nem sequer li a notícia das festas comemorativas que se realizaram. Entretanto, li com tristeza a notícia da morte da princesa Isabel. Embora eu não a julgue com o entusiasmo de panegírico dos jornais, não posso deixar de confessar que simpatizo com essa eminente senhora.
 Veio, entretanto, vontade de lembrar-me o estado atual do Brasil, depois de trinta e dois anos de República. Isso me acudiu porque topei com as palavras de compaixão do Senhor Ciro de Azevedo pelo estado de miséria em que se acha o grosso da população do antigo Império Austríaco. Eu me comovi com a exposição do doutor Ciro, mas me lembrei ao mesmo tempo do aspecto da Favela, do Salgueiro e outras passagens pitorescas desta cidade.
 Em seguida,lembrei-me de que o eminente senhor prefeito quer cinco mil contos para reconstrução da avenida Beira-Mar,recentemente esborrachada pelo mar.
 Vi em tudo isso a República;e não sei por quê mas vi.
 Não será, pensei de mim para mim, que a República é o regime da fachada, da ostentação, do falso brilho e luxo de parvenu, tendo como repoussoir a miséria geral? Não posso provar e não seria capaz de fazê-lo.
 Saí pelas ruas do meu subúrbio longínquo a ler as folhas diárias. Lia-as, conforme o gosto antigo e roceiro, numa "venda" de que minha família é freguesa.
 Quase todas elas estavam cheias de artigos e tópicos, tratando das candidaturas presidenciais. Afora o capítulo descomposturas, o mais importante era o de falsidade.
 Não se discutia uma questão econômica ou política; mas um título do Código Penal.
 Pois é possível que, para a escolha do chefe de uma nação, o mais importante objeto de discussão seja esse?
 Voltei melancolicamente para almoçar, em casa, pensando, cá com os meus botões, como devia qualificar perfeitamente a República.
 Entretanto - eu o sei bem - o 15 de Novembro é uma data gloriosa, nos fastos da nossa história, marcando um grande passo na evolução política do país.

Fonte:Crônicas Escolhidas,Lima Barreto,1995.
(Editora Adica Coleção da folha de São Paulo)

GLOSSÁRIO:

Pragmática: Conjunto de normas de conduta adotado em ocasiões formais; ETIQUETA
Panegírico: Discurso de elogio e louvor a alguém.
Eminente:Que supera os demais; insigne (deputado eminente); EXCELENTE
Ostentação:Exibicionismo; demonstração excessiva de riqueza, luxo, suntuosidade vazia. [ antôn.: Antôn.: discrição; modéstia. ]
Longínquo:Que está muito longe no espaço ou no tempo (lugar longínquo; era longínqua)
Melancolicamente:De modo melancólico, triste: Olhava para o mar melancolicamente.
[F.: melancólica (fem. de melancólico) + -mente.]
Roceiro:Ref. a roça ou roçado.
Subúrbio:Região que fica em torno de uma cidade, relativamente afastada do seu centro; PERIFERIA [ antôn.: Antôn.: centro. ]
[F.: Do lat. suburbium, ii.]

Pavernu:novo-rico.

Repoussoir:contraste,contraposição.

 http://aulete.uol.com.br/pragmatica#ixzz2QYKd6P83 

                                                       ILUSTRAÇÃO


 

                                                 

                         Síntese do grupo:

 Com este texto concluímos, que a politica do Brasil, desde os séculos passados continua na mesma situação.
 A única mudança ocorrida foi a troca de Monarquia para República Democrática.
 Percebemos também, que os ideais dos políticos continuam os mesmos: São egoístas, ambiciosos, não se importam com a sociedade e só se importam em gozar dos bens que lhe são proporcionados.
 Na nossa opinião, as críticas feitas pelo autor do texto estão corretas, ou seja, concordamos com sua ideia, pois, todos nós estamos cientes da situação em que se encontra o nosso país e como os políticos lidam com essa situação.
 Por fim, este texto nos alertou de uma realidade que vivemos há muitos anos, a situação de pobreza vivida pela sociedade e a falta da ação dos políticos para mudar essa situação.

GRUPO:

Bianca Amancio
Ewerton dos Santos
Gabriel Souza
Paulo Augusto
Pedro Carrara
Raphaela Amancio

9°A Juvenal

9 comentários:

  1. Este texto é uma crítica sobre a politica do Brasil,pois me mostrou o quanto o Brasil não desenvolveu,e o pior de tudo é que os politicos não fazem nada,porque só se importam com o dinheiro.
    Tudo isso é verdade e concordo plenamente.

    ResponderExcluir
  2. Esse texto pode mostrar-me que mesmo com a imposição de novas políticas, a situação no nosso país continua na mesma situação vergonhosa. E o que é mais interessante é que estamos em pleno século XXI e ninguém faz nada para que haja melhoras.

    ResponderExcluir
  3. comclui com este texto , que a politica do Brasil é atrasada , a unica mudança foi o nome de Rupublica para Democracia . tanbem conclui que os politicos desde os tempos antigos eram egoistas como hoje

    ResponderExcluir
  4. Este texto fala da proclamação da República que era igual nos dias de hoje, pobre e atrasada sem desenvolvimento algum e os políticos como sempre ñ fazem nada.

    ResponderExcluir
  5. Esse texto fala sobre a proclamação da República e tenho a conclusão que de lá para cá não mudou em nada.

    ResponderExcluir
  6. Com base neste texto , eu conclui q desde antigamente até hje muitas coisas continuam iguais . no texto é dito a data 15 de novembro , e as condições ruins de vida q havia , e até hje existem pessimas condiões de vida , um exemplo são as favelas

    ResponderExcluir
  7. Gostei da forma q vcs inciaram a apresentação.

    E a pasta super organizada!

    Parabéns!

    "15 de novembro" continua atual e Lima Barreto também.
    Esse artista engajado - grande artista!

    Leiam a história de vida dele. Foi um lutador. Um vencedor com a sua literatura contestadora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado professor.
      E sim,pelo que o senhor nos contou,Lima Barreto foi um grande lutador,pelos problemas que enfrentou(loucura,alcool).

      Excluir
  8. Aaaaa,da saudade de ver esses trabalhos antigos.Foi muito legal fazer este.

    ResponderExcluir