Vocês já ouviram dizer por aí que o lugar da mulher é no fogão. Também já ouviram dizer que o lugar da mulher não é no fogão. Que diabo, onde é afinal o lugar da mulher? Antes de mais nada, o lugar da mulher, como o do homem, é na vida. E vida é uma porção de coisas. Ninguém é melhor do que ninguém porque faz isso ou aquilo. O importante é fazer bem o que se faz, ter prazer naquilo que se faz.
Em geral, atribui-se aos homens o desejo de reduzir as mulheres às condição de escravas domésticas. Muitos são assim e continuam assim. E há mulheres que gostam disso, encontram prazer em servir. E se o fazem com amor, tudo bem.
Outras preferem ir à luta. Enfrentam cara a cara a concorrência, a deslealdade, a puxação de tapete, a necessidade de crescer, crescer, crescer - até chegar a hora em que, cansada de tudo, olha para sua casa, talvez olhe para seu fogão, e pense consigo mesma: - "O que a vida está fazendo comigo? É isso mesmo que eu quero? "
O certo é o contrário. Fazer a própria vida, seja lá onde for. Seja lá como for. Seja lá com quem for.
Síntese do grupo:
Lugar de mulher , onde será que se encaixa? Na vida,simplesmente.Não é apenas cozinhar,cuidar dos filhos e da casa;mulher é uma heroína.Há as que fazem de tudo por seus filhos,sua família e sua honra.Depois de tantos anos,é algo,completamente,ultrapassado e preconceituoso dizer que o lugar de uma mulher é atrás de um fogão;
É extremamente machista dizer que lugar de mulher é na cozinha,ou, que a mulher é o sexo.Mulheres são, apenas, mais sentimentais que os homem; a maioria dos homens são mais fortes fisicamente do que algumas mulheres, mas isso não importa nada, o importante é ser forte psicologicamente, como a grande maioria das mulheres,que aguentam muitos problemas,obstáculos e preconceitos de cabeça erguida, com um sorriso no rosto.
Algumas pessoas,ainda hoje,dizem e reafirmam que lugar de mulher é na cozinha, limpando e passando,cuidando dos filhos, todavia,são,geralmente as pessoas mais antigas,ou aquelas que foram ''educadas'' assim desde pequenos, muitas vezes com pais violentos.
Mas, mulher não é o sexo frágil,pois há muitas que são mais fortes que muitos homens, mas são fortes de alma,conseguem trabalhar,cuida dos filhos e da casa, e mesmo com tantos desafios e empecilhos ainda mantém um sorriso no rosto.
Mini biografia:
Carlos Heitor Cony nasceu no Rio de Janeiro, em 1926. Fez humanidades e cursos de filosofia no Seminário de São José. Esteou na literatura ganhando por duas vezes consecutivas o Prêmio Manuel Antônio de Almeida (em 1957 e 1958) com os romances "A Verdade de Cada Dia" e "Tijolo de Segurança". Trabalha na imprensa desde 1952, inicialmente no Jornal do Brasil, mais tarde no Correio da Manhã. Depois varias prisões políticas durante a ditadura militar e de um período no exterior, entrou para o grupo Manchete, no qual lançou a revista Ele e Ela e dirigiu as revistas "Desfile" e Fatos&Fotos".
Atualmente, é colunista da Folha de S.Paulo, comentarista da rádio CBN. Como diretor da teledramaturgia da Rede Manchete, apresentou os projetos e as sinopses das novelas "A Marquesa de Santos", "Dona Beija" e "Kananga do Japão". Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em março de 2000.
Glossário:
- Porção: Parte de algo; Pedaço.
- Prazer: Estado afetivo agradável, por satisfação de um desejo ou tendência, ou pela realização de atividade fisiológica.
- Atribuir: 1- Designar tarefa ou responsabilidade à alguém .Conferir; 2- Distribuir; dar algo; 3- Considerar algo como de autoria ou de responsabilidade de alguém.
- Doméstico: Aquilo que pode ser ou já foi amansado, adaptado à vida da casa.
- Deslealdade: Traição, falta de amor e consideração ao próximo. Falta de princípios morais e de caráter. Pessoa amoral.
- Diminuir: Diminuir de tamanho, deixar pequeno.
- Concorrência: É a disputa entre produtores de um bem ou serviço que contenham as mesmas características com o objetivo de conquistar a maior parcela do mercado.
- Escrava: Criado, servo. Que trabalha em demasia. Propriedade de um Senhor.
- Condição: Ter condição de: poder fazer algo, realizar algo, emprestar algo.
- Enfrentar: Fazer lugar a alguma coisa. Ir para frente com os obstáculos.
Ilustração:
Bibliografia
http://www.comamor.com.br/mulher.asp
http://ww.carlosheitorcony.com.br/Biografia.aspx?imgFile=
http://www.dicionarioinformal.com.br
Mulher, pode sim, defender-se, ir a luta a procura de um lugar melhor, correr atrás do que quer, ser independente e fazer o que bem entende, arcando com as consequência, logicamente. O fato é, que a mulher, assim como qualquer ser humano, não tem lugar fixo, seu lugar é onde se sente bem, onde é reconfortante a ela, seu lugar é no mundo, primeiramente
ResponderExcluirAchei a escolha do texto bem sábia... pra mim essa é a melhor cronica dele!
ResponderExcluirHum...mas quantas vc leu? rsrs
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirmulher*
Excluirjefferson:eu gostei do texto porque fala que, o lugar da mulher não é só atraz do fogão é na vida...
ResponderExcluirMuito bem!
ResponderExcluirGostei da opinião d vcs!
Parabéns.
Continuem lendo!
Quando foi escrito o conto?
ResponderExcluir