terça-feira, 16 de abril de 2013

Festa de Aniversário_Fernando Sabino

Texto: Festa de Aniversário
Leonora chegou-se para mim, a carinha mais limpa deste mundo:
― Engoli uma tampa de Coca-Cola.
Levantei as mãos para o céu: mais esta agora! Era uma festa de aniversário, o aniversário dela própria, que completava seis anos de idade. Convoquei imediatamente a família:
―Disse que engoliu uma tampa de Coca-Cola.
A mãe, os tios, os avós, todos a cercavam, nervosos e inquietos. Abre a boca, minha filha. Agora não adianta: já engoliu. Deve ter arranhado. Mas engoliu como? Quem é que engole uma tampa de cerveja? De cerveja, não: de Coca-Cola. Pode ter ficado na garganta – urgia que tomássemos uma providência, não ficássemos ali, feito idiotas. Peguei-a no colo: vem cá, minha filhinha, conta só para mim: você engoliu coisa nenhuma, não é isso mesmo? – Engoli sim, papai – ela afirmava com decisão. Consultei o tio, baixinho: o que é que você acha? Ele foi buscar uma tampa de garrafa, separou a cortiça do metal:
― O que é que você engoliu: isto… ou isto?
― Cuidado que ela engole outra ― adverti.
― Isto ― e ela apontou com firmeza a parte de metal.
Não tinha dúvida: pronto-socorro. Dispus a carregá-la, mas alguém sugeriu que era melhor que ela fosse andando: auxiliava a digestão.
No hospital, o médico limitou-se a apalpar-lhe a barriguinha, cético:
― Dói aqui, minha filha?
Quando falamos em radiografia, revelou-nos que o aparelho estava com defeito; só no pronto-socorro da cidade.
Batemos para o pronto-socorro da cidade. Outro médico nos atendeu com solicitude:
― Vamos já ver isto.
Tirada a chapa, ficamos aguardando ansiosos a revelação. Em pouco o médico regressava:
― Engoliu foi a garrafa.
― A garrafa? Exclamei. Mas era uma gracinha dele, cujo espírito passava muito ao largo da minha aflição: eu não estava para graças. Uma tampa de garrafa! Certamente precisaria operar.
― Não haveria de sair por si mesma.
O médico pôs-se a rir de mim.
― Não engoliu coisa alguma. O senhor pode ir descansando.
― Engoli – afirmou a menininha.
Voltei-me para ela:
― Como é que você ainda insiste, minha filha?
― Que eu engoli, engoli.
― Pensa que engoliu – emendei.
― Isso acontece. – sorriu o médico. – Até com gente grande. Aqui já teve um guarda que pensou ter engolido o apito.
― Pois eu engoli mesmo – comentou ela, intransigente.
― Você não pode ter engolido ― arrematei, já impaciente: ― Quer saber mais do que o médico?
― Quero. Eu engoli, e depois desengoli ― esclareceu ela.
Nada mais havendo a fazer, engoli em seco, despedi-me do médico e bati em retirada com toda a comitiva.

Fonte: Editora Nova Aguiar - Rio de Janeiro, 1996

Glossário:

Emendei: Juntar.
Cético: Pertencente ou relativo ao cepticismo.
Solicitude: Afã de concluir ou de conseguir alguma coisa.
Aflição: Desassossego, indisposição, inquietação.
Cortiça: Casca espessa e leve do sobreiro e de outras árvores.
Adverti: Fazer advertência a; observar.
Arrematar: Concluir.
Dispus-me: Resolver; preparar. Pôr em ordem.
Emendar: Corrigir; mudar para bem ou para melhor; tirar defeitos a.


Ilustração:





Síntese do grupo: Leonora era uma menininha com a carinha mais limpa desse mundo. Em sua festa de aniversário, tinha engolido uma tampa de coca-cola, e isso gerou dúvida entre a família, se ela tinha ou não engolido a tampa de coca-cola. Seu pai, desesperado, resolveu levá-la ao pronto-socorro de carro, mas disseram que a pé, auxiliava na digestão. Chegando no pronto-socorro eles foram atendidos rapidamente, foi tirado uma chapa de raio-x da menina, para ver se ela tinha engolido a tampinha de coca-cola. Depois de ter a chapa de raio-x, o médico disse para o pai que ela tinha engolido uma garrafa. O pai ficou assustado, pensando que tinha engolido não a tampinha, e sim a garrafa, mas o médico disse brincando que ela tinha engolido a tampa de coca-cola, não tinha engolido nada, mas a menina afirmava que tinha engolido a tampa. O pai dela, impaciente com ela, perguntou para ela:
  - Você não pode ter engolido
E ela esclareceu que engoliu e desengoliu a tampinha. Como não tendo mais nada para fazer, se despediu do médico e bateu em retirada com toda comitiva.

Nomes: João Pedro N° 18
Ewerthon Fernando  34
Lucas da Silva  25
Flávio Cristiano  7
Gabriel Francisco  9
9°B
18/04/2013

2 comentários:

  1. ficou mt legal esse texto do fernando sabino tomara q a postagem esteja correta !!!

    ResponderExcluir
  2. gostei!!! fico mt bom !gostei.tpw gostei do texto achei mt loko

    ResponderExcluir