domingo, 14 de abril de 2013

CARTA A UMA SENHORA - CARLOS_DRUMMOND_DE_ANDRADE


A garotinha fez esta redação no ginásio:
“Mammy, hoje é dia das Mães e eu desejo-lhe milhões de felicidades e tudo mais que a Sra. sabe. Sendo hoje o dia das Mães, data sublime conforme a professora explicou o sacrifício de ser Mãe que a gente não está na idade de entender mas um dia estaremos, resolvi lhe oferecer um presente bem bacaninha e fui ver as vitrinas e li as revistas. Pensei em dar à Sra. o radiofono Hi-Fi de som estereofônico e caixa acústica de 2 alto-falantes amplificador e transformador mas fiquei na dúvida se não era preferível uma TV legal de cinescópio multirreacionário som frontal, antena telescópica embutida, mas o nosso apartamento é um ovo de tico-tico, talvez a Sra. adorasse o transistor de 3 faixas de ondas e 4 pilhas de lanterna bem simplesinho, levava para a cozinha e se divertia enquanto faz comida. Mas a Sra. se queixa tanto de barulho e dor de cabeça, desisti desse projeto musical, é uma pena, enfim trata-se de um modesto sacrifício de sua filhinha em intenção da melhor Mãe do Brasil.


Falei de cozinha, estive quase te escolhendo o grill automático de 6 utilidades porta de vidro refratário e completo controle visual, só não comprei-o porque diz que esses negócios eletrodomésticos dão prazer uma semana, chateação o resto do mês, depois encosta-se eles no armário da copa. Como a gente não tem armário da copa nem copa, me lembrei de dar um, serve de copa, despensa e bar, chapeado de aço tecnicamente subdesenvolvido. Tinha também um conjunto para cozinha de pintura porcelanizada fecho magnético ultra-silencioso puxador de alumínio anodizado, um amoreco. Fiquei na dúvida e depois tem o refrigerador de 17 pés cúbicos integralmente utilizáveis, congelador cabendo um leitão ou peru inteiro, esse eu vi que não cabe lá em casa, sai dessa!

Me virei para a máquina de lavar roupa sistema de tambor rotativo mas a Sra. podia ficar ofendida deu querer acabar com a sua roupa lavada no tanque, alvinha que nem pomba branca, Mammy esfrega e bate com tanto capricho enquanto eu estou no cinema ou tomo sorvete com a turma. Quase entrei na loja para comprar o aparelho de ar condicionado de 3 capacidades, nosso apartamentinho de fundo embaixo do terraço é um forno, mas a Sra. vive espirrando, o melhor é não inventar moda.

Mammy, o braço dói de escrever e tinha um liquidificador de 3 velocidades, sempre quis que a Sra. não tomasse trabalho de espremer laranja, a máquina de tricô faz 500 pontos, a Sra. sozinha faz muito mais. Um secador de cabelo para Mammy! gritei, com capacete plástico mas passei adiante, a Sra. não é desses luxos, e a poltrona anatômica me tentou, é um estouro, mas eu sabia que a minha Mãezinha nunca tem tempo de sentar. Mais o quê? Ah sim, o colar de pérolas acetinadas, caixa de plástico perolado, par de meias, etc. Acabei achando tudo meio chato, tanta coisa para uma garotinha só comprar e uma pessoa só usar, mesmo sendo a Mãe mais bonita e merecedora do Universo. E depois, Mammy, eu não tinha nem 20 cruzeiros, eu pensava que na véspera deste Dia a gente recebesse não sei como uma carteira cheia de notas amarelas, não recebi nada e te ofereço este beijo bem beijado e carinhosão de tua filhinha Isabel.” 

Fonte: www.pensadoruol.com.br/autor/carlos_drummond_de_andrade/biografia - www.pensadoruol.com.br
Glossário : 
1.Sublime = que atingiu altíssimo grau na escala dos valores morais, quase perfeito etc.
2.Embutido = introduzido á força. 
3.Transistor = dispositivo que pode funcionar como amplificador de modo análogo a uma válvula eletrônica.
4.Refratário = que resiste a certas influências químicas ou físicas. Capaz de suportar calor elevado sem se alterar.
5.Cúbicos =  pequeno comprimento.
6.Auatômico =  anatomia humana.
7.Acetinada = tornar macio e lustroso como o cetim.
8.Perplexo = indeciso, hesitante.
9.Condicionado = depende de condição, aquilo que condiciona.
10.Terraço = plataforma.

Biografia de Carlos Drummond De Andrade 


Poeta, cronista, consista e tradutor brasileiro. Sua obra traduz a visão de um individualista comprometido com a realidade social.
  Na poética de Carlos Drummond De Andrade, a expressão pessoal evolui numa linha em que a originalidade e a unidade do projeto se confirmam a cada passo. Ao mesmo tempo, também se assiste á construção de uma obra fiel á tradição literária que reúne a paisagem brasileira á poesia culta ibérica e européia.
 Carlos Drummond De Andrade nasceu em Itabira MG, em 31 de Outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade natal, em Belo Horizonte e com os jesuítas  no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro.
  O modernismo não chega a ser dominante nem mesmo nos primeiros livros de Drummond, Alguma Poesia (1930) e Beijo das Almas (1934), em que o poema-piada e a descontração sintática pareciam revelar o contrário. A dominante é a individualidade do autor. Torturado pelo passado, assombrado com o futuro, ele se detém num presente dilacerado por este e por aquele, testemunha lúcida de si mesmo e do transcurso dos homens, de um ponto de vista melancólico e cético. Mas, enquanto ironiza os costumes e a sociedade, asperamente satírico em seu desencanto, entrega-se com empenho e requinte construtivo á comunicação estética desse modo de ser e estar.
  Vem daí o rigor, que beira a obsessão. O poeta trabalha sobretudo com o tempo, em sua cintilação e subjetiva, no que destila do corrosivo, no que desmonta, dispersa, do berço ao túmulo - do indivíduo ou de uma cultura.
   Em Sentimento do Mundo (1940), em José (1942) e sobretudo em A rosa do Povo (1945), Drummond lançou-se ao encontro da história comtemporânea  e da experiência  da experiência coletiva, participando,solidarizando-se  social e politicamente, descobrindo na luta a explicitação de sua mais íntima apreensão para com a vida como um todo. A surpriendente -sucessão de obras-primas, nesses livros,indica a plena maturidade do poeta,mantida sempre.
  Alvo de admiração irrestrita, Carlos Drummond De Andrade morreu no Rio de Janeiro RJ, no dia 17 de agosto de 1987, poucos dias após a morte de sua filha única, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade.

Síntese do grupo:
O texto conta sobre uma menina chamada Isabel que quer dar um presente de Dias das Mães para sua mãe, á altura, e saiu para olhar as vitrines e revistas, ela olhou aparelhos eletrônicos, como por exemplo "uma Tv legal de cinescópio sem frontal,antena telescópia embutida", mas o apartamento dela era muito pequeno, ela olhou várias outras coisas que a mãezinha dela poderia gostar, mas havia vários problemas que ela encontrava e acabava indo para outra opção.
  Foi muito bom ela escolher esses presentes ótimos, mas ela não tinha dinheiro para comprar nada disso. Ela tinha apenas 20 cruzeiros e isso não dava para comprar nada.
  O texto de Carlos Drummond De Andrade diz palavras exageradas e diminutivas para que a característica da menina seja carinhosa, mas ela planeja em comprar muitos presentes para sua mamãezinha e no final do texto da muitos beijos e o texto deixa claro que parece que a mãe gostou e muito.
  Nós achamos o texto interessante, mas nem todos do grupo. A intenção da menina Isabel foi boa, porém, a falta de dinheiro e outros não ajudou, mas o beijo que ela deu foi mais que o suficiente.
  Ela teria influência de comprar coisas que ela acha que isso é necessário, mas ela não tem condiçoes para tal. Isso se reflete na sociedade atual porque o povo consumista acha que os bens materiais fazem sempre a felicidade das pessoas.

Grupo:
Nomes: Nathaly Eschifany nº 21, Barbara nº 2, Marcelo do Prado nº 19, Taciane nº 28, Victor Gabriel nº 30 e Vitória nº 31.
Escola: E.M.I.E.F Emílio Simonetti.

5 comentários:

  1. O trabalho ficou bom na minha opinião, o desenho então...ficou perfeito. Nossa que história do Carlos Drummond hein.

    ResponderExcluir
  2. O trabalho ficou muito bom, o desenho também, eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Ficou muito bom este desenho, combinou com o texto e acho q o trabalho merece uma boa nota :D, gostaria muito de aprender a desenhar assim!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da apresentação, e principalmente do esforço/empenho do grupo para a realização da atividade.

    Linda ilustração do aluno
    PARABÉNS!

    (OBS. por favor, incluam o título SÍNTESE DO GRUPO na parte correspondente da postagem e os outros membros também podem comentar. Falta também as fontes do glossário e da biografia)

    ResponderExcluir