terça-feira, 16 de abril de 2013

AS ENCHENTES_LIMA BARRETO


As chuvaradas de verão, quase todos os anos, causam no nosso Rio de Janeiro, inundações desastrosas.
Além da suspensão total do tráfego, com uma prejudicial interrupção das comunicações entre os vários pontos da cidade, essas inundações causam desastres pessoais lamentáveis, muitas perdas de haveres e destruição de imóveis.
De há muito que a nossa engenharia municipal se devia ter compenetrado do dever de evitar tais acidentes urbanos.
Uma arte tão ousada e quase tão perfeita, como é a engenharia, não deve julgar irresolvível tão simples problema.
O Rio de Janeiro, da avenida, dos squares, dos freios elétricos, não pode estar à mercê de chuvaradas, mais ou menos violentas, para viver a sua vida integral.
Como está acontecendo atualmente, ele é função da chuva.Uma vergonha.
Não sei nada de engenharia, mas, pelo que me dizem os entendidos, o problema não é tão difícil de resolver como parecer fazerem constar os engenheiros municipais, procrastinando a solução da questão.
O Prefeito Passos, que tanto se interessou pelo embelezamento da cidade, descurou completamente de solucionar esse defeito do nosso Rio.
Cidade cercada de montanhas e entre montanhas, que recebe violentamente grandes precipitações atmosféricas, o seu principal defeito a vencer era esse acidente das inundações.
Infelizmente, porém, nos preocupamos muito com os aspectos externos, com as fachadas, e não com o que há de essencial nos problemas da nossa vida urbana, econômica, financeira e social.

                                                                                             Vida urbana, 19-1-1915.


           Fonte: Crônicas Escolhidas, Lima Barreto, 1995(Editora Ática- Coleção da Folha de São Paulo).

GLOSSÁRIO:

Suspensão: Interrupção, temporária ou não de atividade ou trabalho.

Tráfego: Movimentação ou fluxo de veículos

Compenetrado: 1. Muito concentrado 2. Intimamente convencido (de algo), convicto, persuadido 3. Sério, sisudo, circunspecto

Ousada: De modo ousado; com ousadia.

Mercê:  Favor ou benefício que se concede

Constar: 1. Ser composto de, consistir em, conter. 2. Estar presente ou incluído em...

Procrastinar: Deixar para depois; adiar, postergar.

Embelezar: Tornar belo, atra ente; aformosear

Descurar: Deixar de dar amparo ou cuidado a (algo, alguém ou si mesmo); Descuidar, Desleixar

Precipitar: Ação ou resultado de precipitar. Pressa, afobação

                                                 





Ilustração:




Síntese do grupo:


O texto ´´Ás enchentes ``, fala sobre os desastres causados pelas enchentes no Rio de Janeiro por causa das más construções dos engenheiros, públicos. Mas na verdade os desastres acontece devido as construções inapropriados dos próprios moradores, pois não tem como controlar as chuvas e sim as obras em lugares irregulares.
As pessoas devem ter consciência e respeitar os locais que não são adequados para construções, não morando ou construindo neles. Para que isso aconteça o governo deve aumentar a fiscalização e resolver o problema dessas pessoas que não têm onde morar.
Outro problema é o lixo nas ruas, que são causados pela própria população que não tem respeito ao meio ambiente. Tudo isso mais as chuvas contribui para as enchentes que causam grandes desastres.
Quando todos tiverem consciência de seus atos e cobrarem atitudes do governo esse problema tão grave que causa a morte de muitas pessoas pode solucionar-se.  


Grupo:

Fernanda Oliveira de Almeida
Nathália Nascimento Miranda.
Giovana da Silva Nascimento Frade.
Mariane de Oliveira Amancio.
Sthefanie Renata de Oliveira.

9º A

E.M.E.F Prof Juvenal da Costa e Silva.



5 comentários:

  1. O texto fala que as enchentes no Rio de Janeiro são provocadas pelas mas construções dos engenheiros público. Mas no meu ponto de vista as enchentes são provocadas pelas chuvas e os desastres acontece por causa das construções dos próprios moradores em lugares irregulares.

    ResponderExcluir
  2. Com essas enchentes que são causadas nas construções no Rio de Janeiro ,dos engenheiros público .Mas as pessoas devem ter contruçoes e respeitar os locais de construção não adequados, não morando ou neles.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião as pessoas devem ter consciência e respeitar os locais de construções não adequados não morando neles.

    ResponderExcluir
  4. Essa crônica de Lima Barreto, relata uma situação frequente, as enchentes. Esse tipo de problema, na minha opinião, é causada pela própria população, pois, as chuvas não podem ser controladas, mas a atitude das pessoas sim. As pessoas tem que ter mais consciência e construir suas moradias em lugares regularizados.

    ResponderExcluir
  5. O texto fala sobre uma das tragédias, que ocorre pela natureza e pelo homem. As pessoas acabam jogando lixos nas ruas sem pensar nas consequências, nos prejuízos e nas tragédias. Não joguem lixos nas ruas, pois você estará ajudando causar as enchentes.

    ResponderExcluir